MARIA NÉLIDA GONZÁLEZ DE GÓMEZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Crítica do Discurso
Advertisements

23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - XIII ENANCIB 2012 GT 5 OS AMBIENTES WIKI: INTERAÇÃO, DISCURSO E GENEROSIDADE NAS REDES SOCIAIS.
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
Dimensões da Globalização
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Pacto do Ensino Médio e o REM
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Educação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Gestão do Conhecimento em Saúde no Brasil – Avanços e Perspectivas
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Conversando sobre Formação Integral.
SUJEITO HISTÓRICO.
Introdução a Questão Social
Para uma visão marxista das relações internacionais
A Sociedade humana: generalidades
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
Metodologia Científica
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Rejane de Oliveira Pozobon
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
Histórico Alguns Autores:
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
A Política Nacional de Humanização
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação.
ADELAIDE MARIA COELHO BAETA Inovação e sustentabilidade.
Somos todos seres sociais
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Organização de informação e fronteiras tecnológicas Nair Y. Kobashi ECA-USP.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Estudos Avançados em Ciência da Informação Módulo 2 CI como ciência social.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

MARIA NÉLIDA GONZÁLEZ DE GÓMEZ Regimes de informação: Entre a mudança e a reprodução MARIA NÉLIDA GONZÁLEZ DE GÓMEZ

ENTRE A REPRODUÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO Áreas do Conhecimento Ciência da Informação (excedente conceitual, excedente informacional) Epistemologia (Social, política; pós-epistemologia; reflexividade) Abordagens pragmáticas (usos sociais da linguagem + ação) Wittgenstein, Habermas, Latour Teoria Crítica Metodologias qualitativas Grupo de Pesquisa: Epistemologia, Teoria, Interdisciplinaridade em Ciência da Informação Projeto de Pesquisa VINCULAÇÕES INTERSUBJETIVAS E INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA DAS AÇÕES DE INFORMAÇÃO: ENTRE A REPRODUÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO

Áreas de Interesse e autores Ciência da Informação (excedente conceitual, excedente informacional) Epistemologia Social (Shera, Klein, Flusser); Política (Latour); Estudos Sociais da Ciência (Latour, Callon, Law)); Abordagens pragmáticas Teoria dos jogos de linguagem, Wittgenstein; Teoria da ação Comunicativa- Habermas.; A questão do significado: Putnam; Na Ciência da informação: Blair, Frohmann, Star, Bowker, Hjorland; Teoria Crítica Foucault-abordagem genealógica, Ronald Day- Teoria Crítica; Mosco; Mattelart. Metodologias qualitativas AUTORES: Wittgenstein, Habermas, Latour.

Qual é a intervenção das TICs nesses processos? Família de Questões O que muda ou se reproduz, hoje, no modo de juntar e separar conhecimentos? Que muda ou se reproduz, nos regimes vigentes de informação? Qual é a intervenção das TICs nesses processos?

O COLETIVO DOS CONHECIMENTOS: A Metáfora da Árvore Fig. 1 “Arvore do Conhecimento” : unidade (a raiz), a totalidade, ou pluralidade ordenada (hierarquia)

Idade Media: Arbor scientae, de R. Lullio

A árvore Enciclopédica: o problema de relacionar e discernir F. G. Roth: Explication détaillée du systeme des Connoissances Humaines tirée du Discours Préliminaire du Tome I. de l’Encyclopédie Publiée par Mr. Diderot et Mr. d’Alembert à Paris pour Servir à l’Usage de l’Arbre Encyclopédique. Jena 1772

Diderot: Systême figuré des connaissances humaines, Encyclopédie, 1851 Diderot: Systême figuré des connaissances humaines, Encyclopédie, 1851. In: Encyclopédie ou Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers (1751). Classificações, taxonomias- representações sincrônicas

A árvore genealógica: a linha do tempo Genealogical tree of the Dubois family, 1883, in: Pierre Nora (Hg.): Les Lieux de Mémoires

RANGANATHAN: COLETIVO INTELECTUAL Meios e Intermediação: Serviços de referencia; Documentação

Convergência digital Das tecnologias analógicas (tecnologias culturais, tecnologias de reprodução) às tecnologias digitais

Componente de RI: Cascadas de interações Marcia Bates, 2005

Diferenciação social: Divisão social do trabalho intelectual e lingüístico: Castells, num de seus grandes quadros classificatórios, diferencia: a sociedade industrial, aquela onde usamos os bens produzidos por outros; a sociedade pós-industrial, onde usamos os serviços produzidos por outros; e a sociedade da informação, onde usamos a informação produzida por outros.

Agambem: a linguagem, zona de experimentação “... a era em que vivemos é tal que pela primeira vez é possível para os homens a experiência de seu próprio ser lingüístico –não de este ou aquele conteúdo da linguagem, mas da linguagem nele mesmo, não de uma ou outra proposição verdadeira, mas do próprio fato de falar. “A política contemporânea é um tal devastador experimentum linguae que todo sobre o planeta desestabiliza e esvazia tradições e crenças, ideologias e religiões, identidades e comunidades”. (1991)

Proposição: Informação, associada à: a) transmissão cultural b) socialização Agora, também: c) integração social (aumenta a dependência e interdependência entre diferentes atores e contextos sociais). mudança dos paradigmas societários - das “formas sociais”-; comunicação: constitutiva da definição de uma forma social.

Construção do Objeto: Interseções e transversalidades Imbricação entre a linguagem, as formas sociais de informar e ser informado e as tecnologias; e suas manifestações em algum dos contextos expressivos da atividade social atual e local.

Mudança de Regimes de informação Carta de navegação Seleção e validação Modos de subjetivação Novas relações narração, experiência e linguagens formais e matemáticas Ampliação matrizes epistêmicas Interseção TICs Linguagem Informação Interseção TICs Informação Sociedade Atores Novas formas de socialidade Infra-estrutura Socialização MODOS DE INTEGRAÇÂO Transmissão cultural

Encaminhamento da Questão TICs :Mudança ou Reprodução Regime de informação? Definição e extensão; Área de Aplicação; Zonas de interseção Efeitos

Conceitos Principais Novas Tecnologias Regime de Informação Integração arquivo tecnológico Regime de Informação Ação de Informação Integração Interseção TICs, linguagem, informação e sociedade; Redes sociais, redes de conhecimento e redes digitais.

Regime de Informação Construção do conceito Poster Braman Frohmann Sassen Habermas

POSTER Modo de Informação Refere-se à: ...“novas experiências da linguagem do século XX, originadas em sua maior parte pelos avanços na eletrônica e as tecnologias que lhe são relacionadas” (POSTER, 1991, p.10). As mudanças nos cenários contemporâneos tem um caráter eminentemente cultural, afetando principalmente a constituição da subjetividade e os modos de formação de identidades. As bases de dados geram mecanismos de construção de sujeitos. “Como forma da linguagem, as Bases de Dados têm efeitos sociais apropriados à linguagem, ainda que também tenham, certamente, relações diversas como formas de ação” (POSTER, 1995, p. 94 apud FIDALGO, 2001, p.7 ).

BRAMAN Regime Político de Informação Para Sandra Braman, a junção semântica entre “regime” e “informação” é da ordem da política internacional. A adoção da teoria do regime para análise e descrição da infra-estrutura de informação e os conteúdos que ela movimenta, dever-se-ia ao novo status que adquire a questão da informação, passando a um nível da maior extensão e hierarquia (ver BRAMAN, 2004, pág. 12). É nessa dimensão que questões políticas referentes aos fluxos de informação, à comunicação e à cultura, vão a compor um único regime de informação, global (por envolver atores estatais e não estatais) e emergente (por estar em formação).

FROHMANN Regime de Informação “Chamaremos ‘regime de informação’ a um sistema ou rede mais ou menos estável na qual a informação flui através de canais determináveis - de produtores específicos, via estruturas organizacionais específicas, a consumidores ou usuários específicos”[1]. (FROHMANN, 1995, p.5-6). Para Frohmann, as políticas de informação fariam parte da genealogia instauradora do regime.

SASSEN Formações Digitais TRAÇO DISTINTIVO: Contribuir a formação de relações sociais que de outro modo não ficariam constituídas. São exemplos: comunidades de software livre (open source software communities); conversações em grande escala baseadas em meio digital (digitally based large-scale conversations), mercado financeiro eletrônico, entre outras. DIMENSÕES: ORGANIZAÇÃO: INTERAÇÃO: ESPAÇO: CONFIGURAÇÕES: A conjugação das dimensões de espaço, organização e interação podem dar lugar assim à constituição de uma rede, caracterizada por nós e conexões, ou de uma comunidade, quando as configurações organizacionais, do espaço e das interações sustentam uma identidade comum em torno de objetivos compartilhados e relações de reciprocidade entre os participantes.

Hibridismo

HABERMAS integração social x Comunicação Modos de integração social: O sistema: integração funcional; O mundo de vida: integração social. A diferencia estaria fundamentalmente nas modalidades de coordenação da ação, constituídas por diferentes formas de comunicação; As estruturas de comunicação são consideradas como princípios de integração social em sociedades convencionais e pós-convencionais (não tradicionais). Estabelecem modalizações da intersubjetividade.

Os meios simbólicos generalizados em HABERMAS Dinâmica de coordenação das ações Orientação dos atores Relação com a linguagem natural Relação com a reprodução social Dinheiro Poder Estratégica. Funcional-instrumental. Sucesso Substituição Reprodução material dos sistemas Influencia; Compromisso (Fonte, com modificações : Chernilo, 2002) Comunicativa. Orientada ao entendimento. Entendimento Condensação Reprodução simbólica do mundo da vida; Integração social.

A Integração social e epistêmica dos conhecimentos e o “locus” das ações de informação Primeira linha de reconstrução:Transversalidade. Disciplinas, especialidades, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade Abordagens: estratégico, internalista, economicista, ético-político. A razão transversal: Condições epistêmicas (“formação”, conceitos, significados, métodos, validação e justificação), sociais (instituições, normas, documentação) e materiais (tecnologias (tecnologias genéricas e aplicações), mercado, modo de produção). Segunda linha de reconstrução: Distribuição. Mudanças na Seleção e Validação de fontes externas de informação . “Sócio-digitação”. Repositórios e fluxos de informação. Jogos de linguagem, formas de vida e “culturas de evidência”; Da autoridade do conhecimento especializada à autoridade epistêmica distribuída. Terceira linha de reconstrução: intersubjetividade, alteridade e ampliação matrizes gnosiológicas. Comunicação, modos de subjetivação e atores sociais. Comunidades e redes : Ênfase na comunicação, ênfases nos meios.

EPISTEMOLOGIA SOCIAL: SHERA [ . . .] will provide a framework for the effective investigation of the entire complex of problem of the intellectual processes of society– a study by which society as a whole seeks a perceptive relation to its total environment. It should lift the study of intellectual life from that of a scrutiny of the individual to an inquiry into the means by which society, nation, or culture achieves understanding of the totality of stimuli which act upon it. The focus of this new discipline will be upon the production, flow, integration, and consumption of all forms of communicated thought throughout the entire social pattern. From such a discipline should emerge a new body of knowledge about, and a new synthesis of, the interaction between knowledge and social activity. (Shera, 1961, pp. 15–16)