 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Proposta de elaboração simultânea de Plano de desenvolvimento Local e Plano de Desenvolvimento Regional associados à indicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
A Experiência da Admi-nistração Municipal de Franca-SP (Gestão )
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
La Experiencia de Desarrollo Social de Porto Alegre
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
Plano Municipal de Saneamento Básico
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução,
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Uma instancia de participação popular que delega à população a eleição das obras e ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura Municipal. A.
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Orçamento Participativo Osasco
Metodologia de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Conselho Comunitário.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Apresentação Diagnóstico Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Belo Horizonte, 10 a 12 de abril de 2006
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
30/07/2014 Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento 2014 Espaços Públicos e Igualdade para Cidadania.
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Proposta de elaboração simultânea de Plano de desenvolvimento Local e Plano de Desenvolvimento Regional associados à indicação de prioridades para o orçamento municipal

Orçamento Participativo É a prefeitura envolvendo a populac ̧ a ̃ o no debate e decisa ̃ o sobre os investimentos e servic ̧ os prioritarios, democratizando o planejamento da cidade e criando espac ̧ os para que os cidada ̃ os realmente exerc ̧ am o seu direito de participac ̧ a ̃ o. É um diálogo entre desejos da população e análise técnica de servidores da prefeitura para garantir melhores resultados na aplicação dos recursos.

Inversão das prioridades É a necessidade de se atender prioritariamente as demandas das regio ̃ es com menos infraestrutura. Historicamente os recursos públicos não foram aplicados nas áreas mais carentes, a PMS vai inverter essa lógica, priorizando os investimentos nas regiões que apresentam maiores necessidades de ação do poder publico. Em uma cidade menos desigual, vários problemas podem diminuir, como, por exemplo: a exclusão social, a falta de acesso aos serviços e equipamentos publicos, a viole ̂ ncia, o abandono, a mendica ̂ ncia, a delinqu ̈ e ̂ ncia, etc.

Estabelecendo Prioridades O OP será realizado por meio de dois ciclos de discussa ̃ o e deliberac ̧ a ̃ o sobre os investimentos municipais. Um deles é a discussa ̃ o de prioridades por regio ̃ es e o outro a discussa ̃ o de prioridades para a cidade. As prioridades da cidade foram estabelecidas no processo de planejamento estratégico realizado pela prefeitura a fim de resolver problemas estruturais e serão submetidos à consulta pública

Níveis do OP Planejamento Estratégico da Prefeitura – Orientador do OP Estratégico Prioridades locais Plano de Desenvolvimento Local Local Prioridades regionais Plano de desenvolvimento Regional Regional

Cronograma  16hs para capacitação do corpo técnico da prefeitura  10 Plenárias de sensibilização e capacitação de delegados  2 Semanas para realização das oficinas locais (1 escola com 1 bairro em cada sala) com uso de mapa impresso ou projeção Google Earth  2 Semanas para análise dos PDLs pela prefeitura  10 Plenárias regionais para escolha de prioridades e PDRs  2 Semanas para finalização do projeto de OP

 1 Sub-prefeito ou Coordenador por PDR  1 Técnico por secretaria/órgão por PDR  1 Secretário(a) por PDL  1 Apoio TI por PDR Recomenda-se o uso de sistema de edição colaborativa para ganho de tempo na elaboração dos PDLs e PDRs Equipe Técnica

Estratégias da Prefeitura  Plano em elaboração pela McKinsey  O PE deve ser apresentado antes de cada etapa do OP para evitar conflitos e para que a comunidade entenda o aspecto mais geral do processo de planejamento

Estratégias Locais  Apresentação dos limites e características de cada bairro  Identificação dos Pontos Críticos (Codesal, SEMPS, SMS, etc)  Identificação dos serviços existentes ou planejados (escola, saúde, CRAS etc)  Levantamento das prioridades para o bairro  Consideração das interações com bairros vizinhos

Mapeamento do Bairro CRAS Mercado PSF TeatroEncosta TrânsitoHabitação Creche Praça Quadra Equipamentos existentesPontos Críticos Equipamentos desejados

Plano de Desenvolvimento Local - PDL  Ao final do processo de identificaçao das necessidades e prioridades, elabora-se um rascunho de PDL  O rascunho segue para análise de técnicos da prefeitura para estudo de viabilidade prévia  Após revisado pelos técnicos o PDL segue para análise na etapa regional do OP

PDL EXISTENTES ESCOLA PSF CRAS CRÍTICOS ENCOSTA TRÂNSITO HABITAÇÃO DESEJOS PRAÇA QUADRA CRECHE INTERAÇÃO COM PDR E PE O BairroO Bairro A RegiãoA Região A CidadeA Cidade

Estratégias Regionais  Plenária Regional – Analisa os PDLs dos bairros integrantes de cada região  Extrai de cada PDL as prioridades para a região – Votos diretos  Ordena por meio de votação as prioridades regionais – Atribuição de pesos  Opina sobre as prioridades do Planejamento Estratégico da Cidade - Consultivo

Discussão