COMITÊ DE BIOETICA DO HOSPITAL MUNICIPAL DR. CARMINO CARICCHIO-TATUAPÉ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
SIMPÓSIO DE BIOÉTICA HOSPITALAR
1.
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
Enfª Eliane Velame Santos
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
O Professor de Educação Física e os
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
GRUPOS DE TRABALHO.
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Terminalidade: aspectos frente à assistência
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
Habilidades em Comunicação V
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Relatório de Atividades da Ouvidoria do INPI 2013
ÁLBUM SERIADO: HANSENÍASE 2004/2006 RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Ética Prof. Enfº Roger Torres
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Contexto de atuação do CME
Relatório de Atividades da Ouvidoria do INPI 2013
PORTIFÓLIO FISIOTERAPIA
Silvana Regina Greco Facio -Expositora 1. INTRODUÇÃO NGA Santa Cruz –PAM Santa Cruz (Inamps) –Call Center (Estado) –Atenção Básica criança, gestante,
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Carlos Fernando M. Francesconi José Roberto Goldim Marcia Mocellin Raymundo Moacir Assein Arus Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
Realidade, Desenvolvimento e Desafio na Enfermagem Sul-Mato-grossense: Uma Visão ao Futuro.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Biotecnologia Módulo 2 Profª. Chayane C. de Souza
SERVIÇO DE AUDITORIA EM SAÚDE Prof.ª DENIELLE CUCOLLO
Organização de brinquedoteca hospitalar e o papel do brinquedista
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
PRESTAÇÃO DE CONTAS AGOSTO/15
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Revisita ao PPP.
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

COMITÊ DE BIOETICA DO HOSPITAL MUNICIPAL DR. CARMINO CARICCHIO-TATUAPÉ

COMITÊ DE BIOÉTICA DO HMCC-TATUAPÉ Aprovado em Portaria Expedida 031/2007 HMCC/AHMRN pelo Diretor Técnico, conforme publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo do dia 4/12/07 Regimento apreciado e aprovado em Reunião (junho/2008) Órgão interdisciplinar, de natureza técnico-científica, consultiva e educativa

MISSÃO Ter responsabilidade primária pelas decisões éticas pertinentes a serem desenvolvidas na Instituição, promovendo a integração entre os profissionais da saúde e a comunidade Ser evidenciada como um espaço não normativo, mas de auxílio na avaliação da complexidade gerada pelas demandas, tanto éticas quanto morais, abrangendo aspectos religiosos e culturais

OBJETIVOS Ampliar, junto à comunidade interna (médicos, estudantes, administradores, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, entre outros), a reflexão frente aos conflitos éticos e morais inerentes ao exercício das profissões ligadas à área da saúde Oferecer consultoria a todos os profissionais e pacientes, ou seus representantes legais, frente a um conflito de natureza moral e ética

ESTRUTURA & FUNCIONAMENTO Composição multiprofissional e multidisciplinar Representantes da Comunidade Enfermeiros Médicos Assistente Social Psicólogo Auxiliares de Enfermagem Representantes da Capelania Representante da Área de Direito

FUNCIONAMENTO Reunião ordinária mensal Reunião extraordinária quando necessária, convocada pela Presidente Datas agendadas antecipadamente (1ª quarta feira do mês) Local acessível à todos (salas de aulas, anfiteatro)

Conceição A. Peres Munhoz Maria de Lourdes Santos Antonio Silvio F. Procópio Rosangela Rocha Djalma Silva Júnior Eduardo Mariani Hélio Liberatti Joana Lourdes da Silva Sergio Tadeu Gorios Walter Perez Scaranto Conceição A. Peres Munhoz Daniel Lopes da Silva Gerson Tadeu Conti Juang Horng Jyh Lindsay Mol de Souza Nicolau Caruso Filho Sandra Mara Zagovalle Selma Regina C. Dotti Toni Loraine Martins Diamente Maria de Lourdes Santos

N.° de Pacientes que desistiram do tratamento médico HMCC – Tatuapé abril/08 – julho/08 pacientes

Ausência de normatização sobre como agir na desistência do tratamento manifestado pelo paciente e família Toda saída hospitalar do paciente  quando informada ao profissional  EVASÃO Ausência de registro no prontuário sobre a desistência do tratamento

SUGESTÕES * Conscientizar a comunidade interna com respeito à dimensão moral de exercício das profissões *Auxiliar a administração do hospital na Redação e Apreciação de normas e diretrizes que visem à proteção das pessoas (pacientes, profissionais da saúde e membros da comunidade) *Conscientizar a equipe de saúde sobre a necessidade de comunicação/diálogo com o paciente/família  REGISTRAR EM PRONTUÁRIO Elaboração de documento impresso específico para a desistência do tratamento

REALIZAÇÕES “1º Encontro de Bioética - HMCC – Tatuapé- 3/9/2008 Considerações Bioéticas sobre "Desistência do Tratamento Prescrito” (Dr. José Henrique Andrade Vila, Psicóloga Marineiva de Sena Jorge, Dr. Fábio Carvalho) Parecer- 001/09 sobre a assistência à criança com malformação congênita (UTI-NEO) Parecer – 002/09 sobre atendimento no PSI de criança com anencefalia (PSI) Parecer- 003/10 sobre a não autorização da família para amputação (UTIA-discussão de caso com o cirurgião vascular)

REALIZAÇÕES Parecer 004/10 sobre a interrupção da gravidez- Feto anencefálico (rede de Assistência à Vítimas de Violência) Exibição do filme: La dama y la muerte ( Antonio Banderas) Leitura de Textos

“ O HOMEM QUANDO ÉTICO, É O MELHOR DOS ANIMAIS; MAS, SEPARADO DA LEI E DA JUSTIÇA, É O PIOR DE TODOS.” Aristóteles

MUITO OBRIGADA!