Universidade Federal de São Carlos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Fred Sizenando Rossiter Pinheiro
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Faculdade Estudos Sociais do
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Versão nov/2006 – COEPP/COUNI.
FACULDADE METROPOLITANA
Universidade Federal de São Carlos
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
PUCSP Redesenho Institucional
Redesenho Institucional CORI
SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS COMPLETAS DE REDESENHO INSTITUCIONAL
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Reitorias A, B e C e Campus X, Y e Z
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
2009.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Etapas da construção do PDI IFTO
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
Complexo Hospitalar Universidade Federal do Rio de Janeiro Relatório Grupo Estrutura Operacional Dias 17 e 18 de março de 2009.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Composição da Comissão de Sistematização do Campus Natal-Central
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
PDI: Hora de planejar.
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
1 UFES – Gestão Participação na ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) UFES.
Universidade de Brasília Matriz de Alocação de CD’s e FG’s FORPLAD Forum Nacional de Pro Reitores de Planejamento e de Administracao Prof. Eduardo Tadeu.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de São Carlos SPDI Processo de Elaboração do PDI na UFSCar

Objetivo SPDI Definir as diretrizes orientadoras para o desenvolvimento da UFSCar no tocante aos aspectos Acadêmico, Físico, Ambiental e Organizacional, por meio de amplo processo participativo.

Aspectos Organizacionais Abrangência SPDI Aspectos Acadêmicos Aspectos Organizacionais Aspectos Ambientais Aspectos Físicos

Diagnósticos, Problemas, Questões, Soluções. Estrutura de trabalho SPDI Acadêmicos Físicos Organizacionais Ambientais Diagnósticos, Problemas, Questões, Soluções. Diretrizes para o PDI Equipe Reitoria e Grupo Âncora C O R P O S O C I A L

Objetivo SPDI Aperfeiçoar a estrutura organizacional visando ao desenvolvimento de processos decisórios e administrativos democráticos e eficazes. Aspectos Organizacionais

Realização de oficina para o processamento dos problemas levantados. Procedimentos SPDI Levantamento de problemas por meio de entrevistas, questionários e pesquisas junto à comunidade. Realização de oficina para o processamento dos problemas levantados. Elaboração e discussão de alternativas. Consolidação e debate de pré-proposta. Aspectos Organizacionais

Campus de São Carlos 28 Deptos. Acadêmicos Cursos de Graduação 29 SPDI 28 Deptos. Acadêmicos Cursos de Graduação 29 Mestrados 20 Doutorados

Campus de Araras 3 2 Deptos. Acadêmicos Cursos de Graduação 1 Mestrado SPDI 3 2 Deptos. Acadêmicos Cursos de Graduação 1 Mestrado

Campus de Sorocaba (será inaugurado em março/08) SPDI 7 Cursos de Graduação Não estruturado em deptos.

Resumo Histórico SPDI Até 1989 a estrutura foi baseada em Centros, Departamentos e Coordena-ções de Curso de Graduação e Pós-Graduação; Em 1989 foram criadas as Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa, Extensão e Administração, vinculadas à Reitoria;

Resumo Histórico SPDI As Pró-Reitorias assumiram a elaboração das políticas de suas áreas Haviam Câmaras Assessoras do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (ConsUni) O CEPE deliberava sobre assuntos acadêmicos e o ConsUni (instância máxima) sobre os relativos a Administração e Finanças.

Conselho Universitário Estrutura pré-PDI SPDI Conselho Universitário CEPE CaG CANOA REITORIA CaEx CaPGP SOC Assessorias ProPGP ProAd ProEx ProGrad PU PJ SAC SIn SPDI SRH BCo CCS CEMA EDF EdUFSCar CCA CCBS CCET CECH Deptos. Acadêmicos Cursos Deptos. Acadêmicos Cursos Grad. e Pós-Grad. Deptos. Acadêmicos Cursos Grad. e Pós-Grad. Deptos. Acadêmicos Cursos Grad. e Pós-Grad.

Principais Debates ocorridos SPDI A atuação das Coordenações de Curso e suas relações com os Departamentos; Papéis dos Centros, Pró-Reitorias e suas relações Os papéis dos órgão e suas composições Integração do campus de Araras ao de São Carlos.

Estrutura atual SPDI

Conselho Universitário atual SPDI Reitor e Vice-Reitor Pró-Reitores (5) 1 representante de cada Conselho (5) Diretores de Centro (4) 1 representante de cada Conselho de Centro (4) Representantes de Docentes (11) Representantes de Alunos (8) Representantes de Técnico-Administrativos (4) 1 representante da comunidade externa

ConsUni: Composição anterior SPDI Reitor e Vice-Reitor Pró-Reitor de Administração Diretores e Vice-Diretores de Centro Representantes de Chefes de Deptos. (2 por Centro) Representantes Categoria docente (2 por categoria) Representantes Técnico-Administrativo (3) Representantes Discentes (6) Representantes Comunidade Externa (2)

CEPE: composição anterior SPDI Reitor e Vice-Reitor Diretores de Centro (4) Representantes docentes por Centro (2) Representantes Técnico-Administrativos (4) Representantes Discentes (8)

Estrutura do Campus de Sorocaba SPDI