ESTERILIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Maintaining the Nuclear Option in Latin America
Processamento de Materiais
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Controle do processo, monitoramento e validação da limpeza
Professora e enfermeira : Carla gomes
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
Boas práticas em gerenciamento de resíduos sólidos
Era do controle estatístico
Sistemas de Gestão Integrada
Programa da qualidade Goiás
Qualidade e Produtividade
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
REALIZAÇÃO. REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS.
Embalagens para Esterilização
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Validação versus Verificação
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Bom dia pessoal, o pedido do Cláudio foi para que eu fizesse a apresentação do processo de normalização, então aproveitando o que a Milena fez no ONS -34.
Atualidades sobre a Terceirização da Gestão de Central de Material e Esterilização Mário.Cabral Gestor Hospitalar Cel
Roteiro de condução da reunião
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG
Limpeza, Desinfecção e Esterilização Bloco 11 LAC e PC
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
Administração da Qualidade
ISO Validação de Selagem como parte do Processo de Esterilização
Meta Internacional de Segurança 1 Corretamente
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Gestão da Qualidade.
CUIDADO E IMPORTÂNCIA DO UNIFORME DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – NR 32
Laboratório de Microbiologia Clínica
1 Comissão de Estudo 2Gerência do Processo de Normalização Criação da ABNT/CE-02: – Comissão de Estudo de Inspeção Predial,
O desenvolvimento de ações para a promoção da saúde bucal, bem como da saúde integral, no âmbito público e/ou privado, são relevantes para a maximização.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Especialização em Gestão de Pessoas
A B E E T O Associação Brasileira de Empresas de Esterilização a Óxido de Etileno. Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde.
Controle de Infecção Hospitalar
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
Disciplina: Informática Aplicada I Atividade 2 – Power Point
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
INSTRUMENTAL ENDOSCÓPICO. COMENTANDO ESTERILIZAÇÃO A preocupação com infecção hospitalar e o risco que a mesma apresenta para o indivíduo enquanto cliente.
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Antibioticoprofilaxia em cirurgias
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
ISO 9000.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Gestão da Produção e Logística
Spa`s e Centros de Estética. Quando pensamos em Spa`s ou Centros de Estética, temos a sensação de bem-estar, relaxamento e beleza. Mas, para que essa.
Qualidade e a ISO 9001.
Recursos Humanos em Odontologia
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Fundamentos e Gestão de Laboratórios
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
A SEVENGEL No mercado desde 1999, a Sevengel fabrica produtos para higiene e limpeza profissional, com soluções prontas para todos os segmentos de limpeza.
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA AS USINAS NO CENÁRIO MUNDIAL
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

ESTERILIZAÇÃO

ESTERILIZAÇÃO Conceito Processo Instalação Monitoração Normas Palestrante Esterilização / Validação / Qualificação

Conceito Conceito de Infecção Cruzada • PESSOAL: Baixo nível de higiene, Preparação, etc. • PACIENTE: Risco de mordedura, mucosa, exame clínico sistemático, ordenado e completo. • AMBIENTE: Boa Limpeza, Desinfecção e Localização • MATERIAIS: Limpeza, Desinfecção, Preparo, Esterilização, armazenamento

Conceito Infecção Cruzada O QUE É ISTO ?

Conceito Infecção Cruzada OU ISTO ?

Conceito Infecção Cruzada A RESPOSTA !!

PARTÍCULAS/APLICAÇÃO Conceito Infecção Cruzada Geração de partículas por pessoas !! Sombra para olhos 82 milhões Pó de arroz 270 milhões Blush 600 milhões Batom 1 bilhão Rímel (cílios) 3 bilhões COSMÉTICO PARTÍCULAS/APLICAÇÃO ( 0,3mícrons) Sombra para olhos 82 milhões Pó de arroz 270 milhões Blush 600 milhões Batom 1 bilhão Rímel (cílios) 3 bilhões Total diário 4 bilhões, 952 milhões Sombra p/ olhos 82 milhões Pó de arroz 270 milhões Blush 600 milhões Batom 1 bilhão Rímel (cílios) 3 bilhões

Conceito Infecção Cruzada

Conceito Esterilização O uso da esterilização visa a inativação de agentes infecciosos, reduzindo o potencial de transmissão de doenças para os profissionais e pacientes (CONNOR, 1991, HOVIUS, 1992). Especialistas dizem que é baixo o risco de transmissão do HIV nos tratamentos de beleza, mas este não é o caso para a transmissão de outras doenças infecciosas,

Processo Processo Limpeza Uso Desinfeção Esterilização

Processo Limpeza e Desinfecção Limpeza Manual

Processo Limpeza e Desinfecção

Biossegurança Processo “Se não está limpo, não pode ser esterilizado” Limpeza e Desinfecção Biossegurança “Se não está limpo, não pode ser esterilizado”

Processo Qualidade da água de limpeza As impurezas da água, principalmente os sais produzem muitas manchas no instrumental

Rolos de Papel Grau Cirúrgico Processo Embalagem Rolos de Papel Grau Cirúrgico Seladora Envelope de Papel Grau Cirúrgico

Processo Embalagem

Instalação Central de Limpeza, Desinfecção e Esterilização

Monitoração Indicadores de Esterilização Indicador Biológico Indicador Quimico

Normas Normas ABNT Nº. da Norma: NBR - 11817 Título: Esterilização - Esterilizador a vapor - Esterilizadores pequenos - Requisitos Data de Publicação: 08/2001 Nº. da Norma: NBR – ISO 13485 Título: Produtos para a saúde - Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos para fins regulamentares Data de Publicação: 07/2004 Nº. da Norma: NBR - 13851 Título: Instrumentais cirúrgico e odontológico - Resistência à esterilização em autoclave, à corrosão e à exposição técnica - Requisitos gerais Data de Publicação: 05/1997 Nº. da Norma: NBR – ISO 14971 Título: Produtos para saúde - Aplicação de gerenciamento de risco em produtos para a saúde Data de Publicação: 11/2004 Nº. da Norma: NBR ISO - 15223 Título: Produtos para saúde - Símbolos a serem usados em etiquetas, rotulagem e informações a serem fornecidas com os produtos para saúde Data de Publicação: 04/2004 Nº. da Norma: NBR - 14990-1 Título: Sistemas e materiais de embalagem para esterilização de produtos para saúde Data de Publicação: 04/2004 Nº. da Norma: NBR ISO - 13402 Título: Instrumentais cirúrgicos e odontológicos - Determinação da resistência à esterilização em autoclave, à corrosão e à exposição térmica Data de Publicação: 05/1997

Palestrante Qualificação ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS COMÍTE BRASILEIRO DE ESTERILIZAÇÃO - CB-26 PRESIDENTE ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION MEMBRO DO TC-198 ( COM DIREITO A VOTO ) M..S. - MINISTÉRIO DA SAÚDE - COMITE PARA ELABORAÇÃO DA PORTARIA N° 482 - ESTERILIZAÇÃO E.T.O. - MEMBRO DO COMÍTE I.V.T. - INSTITUTE OF VALIDATION TECHNOLOGY MEMBRO HONORÁRIO I.S.P.E. - IINTERNATIONAL SOCIETY FOR PHARMACEUTICAL ENGINEERING MEMBRO DO COMITÊ TÉCNICO

É um dever de todos e um direito do cliente. Demonstração de respeito Fim BIOSEGURANÇA É um dever de todos e um direito do cliente. Demonstração de respeito FIM