A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas

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Transcrição da apresentação:

A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas

A pesquisa Ponto de partida: Estado do conhecimento focalizado nas produções publicadas e/ou divulgadas por meios electrônicos (livros, capítulos de livros, artigos de revistas e outros documentos) nos temas da EJA Escasso número de produções mas um aumento das pesquisas publicadas a partir da década de 90 ainda maior nos anos 2000 Problematização das condições sócio-históricas da produção de pesquisas em temas da EJA na Argentina

Primeiras atividades de extensão universitária em EJA no fim dos anos 50 Processos de modernização do Estado Emergência da pesquisa na década do 60 Periodos democráticos: 1958-1962/1963-1966 - 1973-1976/1983 até atualidade

Década de 60 Ideário Desenvolvimentista Modernização das universidades e da estrutura burocrática do Estado no contexto da expansão mundial do Estado planejador de pós-guerra Extensão Universitária no fim da década do 50. Ações EJA Criação do Conselho Nacional de Educação (CONADE). 1961 Formação de especialistas em educação e em geral nas ciências sociais e institucionalização da pesquisa empírica na produção de conhecimento 1° Campanha Nacional de Alfabetização (1964) e criação de um organismo específico nacional

Ditadura (1966-1973) Interrupção das atividades de extensão universitária Criação da Direção Nacional de Educação de Adultos. DINEA (1968) Parceria e alinhamento aos Organismos Internacionais (UNESCO e OEA), convênios para a realização de pesquisas; formação e intercambio de pesquisadores Convênio DINEA/OEA: Centro Multinacional de EJA “Educação Permanente” nos parâmetros da tecnocracia educativa

Década de 70 Periodo democrático: 1973-1975/1976 1973-74: breve abertura democrática Relevância da DINEA e da política da EJA, distanciamento dos organismos internacionais da década anterior Ideário de um pensamento de libertação nacional com forte presença nas universidades e na DINEA: “descolonização cultural e socialização da Educação” Reorientação das pesquisas: participação dos sujeitos; agenda temática orientada aos problemas do cotidiano Campanha de Reactivação Educativa de Adultos para a Reconstrução. CREAR Contribuições nos debates da região (RIEDA a partir de 1978) Interrupção: política de extermínio da ditadura (1976-1983) e profundo declínio da EJA no sistema educativo

Década do 80 Abertura democrática 1983 Diagnósticos dos efeitos da ditadura no sistema educativo, análise, contribuições e propostas de democratização da educação que incluiam a EJA Temas centrais: democratização e participação, centralidade de produções referidas à Educação Popular e à Alfabetização Contexto Regional (Revista La Piragua) As produções da EJA refletiam o clima intelectual da época: catarse e acumulação de discussões silenciadas pela ditadura As universidades nacionais como principais espaços de pesquisa em temas da EJA Organismos internacionais: impulso das pesquisas em Educação e trabalho que se incrementaram na década do 90 a partir de circuitos de produção de pesquisas e de circulação diferenciados

Década do 90 Auge das políticas neoliberais: índices inéditos de desemprego, pobreza e exclusão Estado “mínimo” Tranformações no sistema educativo. A EJA considerada dentro dos “Regimes Especiais” junto com a Educação Especial e a Educação Artística Declínio geral da EJA Mudanças nos anos 2000: fortalecimento da EJA na Lei Nacional de Educação Reformas nas universidades nacionais. Sistemas de avaliação de instituições e professores com medições de produtividade (publicações) sem incrementar as dedicações integrais à atividade universitária

Pesquisas divulgadas em temas da EJA 1990-2009 Publicações: Livros completos: 6 Documentos: 15 Capítulos de livros: 12 Artigos de revista: 39 Focos temáticos: Educação Escolar de Jovens e Adultos – Educação Popular – Formação Profissional e Capacitação para o trabalho

Características das pesquisas analisadas Pesquisas históricas Pesquisas sócio-históricas com foco na Educação Escolar e diagnósticos gerais da EJA Pesquisas sócio-históricas com foco na Educação Popular e na emergência de experiências educativas nos movimentos sociais a partir da crise do 2001 (fábricas recuperadas) Pesquisas com foco em experiências educativas vinculadas à extensão universitária

Análise e Questões para o debate Pesquisa e políticas públicas de Educação Superior e de Ciência e Tecnologia Agendas de pesquisa em temas vinculados à EJA. Distinção entre a EJA como “objeto do discurso da política educativa” dos organismos internacionais e nacionais e a construção de problemas de pesquisa nos temas da EJA A divisão do trabalho no campo educacional: escassa articulação entre os saberes das experiências educativas e as pesquisas. Critérios de legitimidade e validação das produções