Três décadas de caminhadas na EJA/AJA: da curiosidade ingênua a busca epistemológica em Freire

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONSTRUINDO ADERÊNCIA COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007.
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Educação Online e suas Diversidades
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Pedagogia da Pesquisa-Ação
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: entrevista estruturada
Perfil do Profissional
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Plano de Trabalho Docente
MÉTODO PAULO FREIRE.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
O Papel Social do Professor
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Professor(es)-Pesquisador(es):
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Projeto de pesquisa apresentado
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
Docência universitária: repensando a aula
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Tendências Pedagógicas
Por que alfabetização tecnológica do professor?
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Estágio Supervisionado II
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

XII ENEJA Paulo Freire na EJA: 90 anos entre os discursos e as práticas

Três décadas de caminhadas na EJA/AJA: da curiosidade ingênua a busca epistemológica em Freire [...] a fundamentação teórica da minha prática [...] se explica ao mesmo tempo nela, não como algo acabado, mas como um movimento dinâmico em que ambas, prática e teoria, se fazem e se refazem. Desta forma, muita coisa que hoje ainda me parece válido, não só na prática realizada e realizando-se, mas na interpretação teórica que fiz dela, poderá vir a ser superada amanhã, não só por mim, mas por outros (FREIRE, 1976, p. 17).

Em busca de inspiração para a escrita/fala nessa mesa Sentimentos de alegria/prazer : encontrar os companheiros e dialogar X Tenções: responsabilidade; participar do encontro como “visita”; escasso tempo para pensar e produzir; polissemia do tema.

Escutando sobre Freire e escutando Freire: Primeira escuta sobre ele: “curiosidade ingênua”. Escutando Freire: estimulo a curiosidade epistemológica.

Procurando/buscando por Freire e em Freire Freire presente nas ações de ensino, formação, extensão e pesquisa Distanciamentos entre discursos e práticas alfabetizadoras Aglutinando educadores em busca de Freire

Convivência com Freire: curiosidade epistemológica aguçada Inserção no doutorado: projeto de pesquisa Redimensionamento a partir do olhar de Freire Explicitação das categorias a partir de Ireland e Freire Em Freire, Vygotsky e Ferreiro as contribuições teórico-metodológica às práticas

Freire, “a pedra angular” na EJA e AJA Concepção de AJA Método como pesquisa ação Caracterização dos sujeitos alunos e educadores Papel dos educadores

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Suas contribuições se dão tanto em nível de reflexões, como em nível de ação: definiu políticas, fez propostas, executou ações, criou um sistema para alfabetizar adultos que possibilitasse a estes a conscientização e a conseqüente intervenção para mudar a si mesmo e o mundo.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Oferece referências para compreendermos as condições particulares de formação e desenvolvimento do Estado brasileiro. Mostra-se como um pensamento sempre aberto à universalidade dos temas de seu tempo.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Alerta-nos sobre os efeitos positivos e ao mesmo tempo excludentes do avanço da tecnologia - provocando o desemprego e a marginalização - a falta de ética reinante no mundo “moderno” e consumista e nos ilumina com uma concepção de educação e de escola problematizadora e transformadora.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Propõe uma série de “saberes” necessários para que o educador possa “ensinar certo”: um saber geral, que parta da consciência de que “mudar é difícil mas é possível”. A partir deste saber geral, saberes específicos que incluam conhecimentos precisos sobre as diferentes áreas do conhecimento; e, conhecimentos sobre as manhas com que os grupos humanos produzem a sua própria sobrevivência.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Mostra o papel do alfabetizador no sentido de levar o alfabetizando à compreensão de si mesmo enquanto sujeito cultural e, conseqüentemente, capaz de transformar a si mesmo e o mundo. Com ele nos instrumentalizamos no sentido de fazer da avaliação uma constante auto-avaliação, de forma que educadores/alfabetizadores e alfabetizandos possam se pôr como constantes refazedores de suas práticas e, conseqüentemente, aprendizes.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele As idéias e experiências de Freire, ao longo dos seus mais de 50 anos de produção, se tornaram formulações escritas concretas que passaram a ser socializadas ao mundo. No entanto, mesmo as suas idéias e o método de alfabetização conseqüente consolidando-se na área da educação popular e tomando a dimensão nacional e internacional que teve e tem até hoje, eles nunca se tornaram hegemônicos, nem devidamente estudados e compreendidos.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele A complexidade e amplitude da concepção de alfabetização que Freire defende, ancorada numa postura política bastante definida, requerem por parte dos educadores uma formação teórica sólida envolvendo estudos multidisciplinares, além de um profundo conhecimento do seu pensamento e da sua teoria educacional.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Como esse estudo e compreensão nem sempre ocorrem, acreditamos que as leituras mal feitas ou as dificuldades de interpretação de Freire, têm levado muitos a tomarem as suas explicações e concepções de forma equivocada, defendendo a alfabetização como uma prática política que deve levar os sujeitos à transformação da realidade, assumindo atitudes ufanistas e messiânicas de que a alfabetização tudo pode.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Do ponto de vista institucional, ainda se ressente no pais de políticas públicas que garantam a institucionalização efetiva da EDA e da EJA; políticas de formação continuada para os educadores que possibilitem uma solida formação teórico-metodológica garantidora de práticas pedagógicas de qualidade; condições

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele materiais adequadas ao processo de ensinagem. Essas ausências e carências impediram e impedem que o arcabouço teórico-metodológico de Freire possam se tornar hegemônicos e se efetivar na prática.

Sempre em busca de Freire, nunca sem ele Concluímos nossas reflexões sempre alerta ao que nos diz Torres C. A: “[...] é possível concluir que há boas razões pelas quais na pedagogia da atualidade, podemos ficar com Freire ou contra Freire, mas não sem Freire” (In: GADOTTI E TORRES, 1994, p. 147).

Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. - (Coleção Leituras). _______. “Alfabetização Como Elemento de Formação da Cidadania”. São Paulo/Brasília, maio de 1987, p. 31-58. In: Política e Educação: ensaios. Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 1993. (Coleção questões da nossa época; v. 23). _______. Educação Como Prática de Liberdade. 2a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto (Orgs.). Educação Popular: Utopia Latino Americana. São Paulo: Cortez; Editora Universidade de São Paulo, 1994. GIROUX, Henry A. Pedagogia Radical: Subsídios. Tradução de Dagmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1983 (Coleção educação contemporânea).

Referências GIROUX, Henry A. “Alfabetização e a pedagogia do empowerment político” (Introdução). In: Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Paulo Freire e Donaldo Macedo; tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 1-27. MOURA, Tânia Maria de Melo. A Prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: Contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. 1ª ed. Maceió: EDUFAL, 1999. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1983.

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!