Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Bem-vindos!.
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Professores e Alunos das IES-Públicas
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
CEFET/RS – UNED Charqueadas
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Formação de Professores na UFMS:
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Limites e Possibilidades do PROEJA
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Políticas Públicas de Formação Profissional de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento Sustentável: a experiência do CEETEPS e do SENAC de 1976 a 2006.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Transcrição da apresentação:

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC - Experiências de educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos no Estado do Rio Grande do Sul

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC - EQUIPES PARTICIPANTES: UFRGS: FACED, ET e CA UFPEL UNISINOS UERGS CEFETs (Pelotas e Uneds Sapucaia e Charqueadas; São Vicente do Sul; Bento Gonçalves) Colégio Industrial Santa Maria

I SEMINÁRIO TEMÁTICO: CURRÍCULO: avanços e limites na sua implantação 19h30min – Apresentação do projeto CAPES / PROEJA - com a UFRGS, UFPEL, UNISINOS e CEFETs - coordenação: Naira Franzoi - UFRGS, Alvaro Hypolito - UFPEL e Maria Clara B. Fischer - UNISINOS; 19h45min – Apresentação dos bolsistas CAPES/PROEJA; 20h – Apresentações: Currículo: avanços e limites na sua implantação (CEFET/Pelotas; Uned Charqueadas; CEFET/Bento Gonçalves, Uned Sapucaia); 21:00 intervalo ; 21:15 – debate: CURRÍCULO. PROGRAMAÇÃO :

Objetivo Geral Contribuir na consolidação de um campo de estudos teórico-metodológicos e interdisciplinares, nascido da confluência da Educação Profissional (EP) com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), subsidiando assim a formulação de políticas públicas na área, através de estudos sobre diferentes aspectos envolvidos no campo.

Objetivos Específicos A) oferecer formação em nível de mestrado e doutorado para professores envolvidos nos projetos de PROEJA no estado e/ou pesquisadores envolvidos com a temática ; B) desenvolver ações de formação dos docentes responsáveis pelos cursos de PROEJA no estado; C) mapear as experiências de PROEJA recém implantadas no estado do RS, e seus impactos para as escolas, professores e alunos envolvidos, bem como para suas comunidades, em especial em termos de desenvolvimento da economia local;

D ) criar uma rede de pesquisa, intra e interinstituições, entre professores e alunos, para fortalecimento dos instrumentais teórico-analítico- metodológicos; E) socializar as práticas bem sucedidas e enfrentamento dos desafios na implementação da Política de Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos, entre os sujeitos envolvidos no PROEJA, no estado e nos demais estados contemplados pelo edital, para fortalecimento da política.

Metas estabelecidas: QUANTO À FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO DE DOCENTES E/OU PESQUISADORES: formação de três doutores e oito mestres. realização de 3 encontros/seminários anuais sobre o tema entre os pesquisadores.

Atividades e cronograma previstos 2007 Estruturação da equipe de pesquisa Elaboração de roteiro para mapeamento das ações de EJA no estado Encontro dos coordenadores de todas as instituições parceiras para discussão, reformulação e detalhamento do projeto Início da coleta de dados Seminário temático: currículo no PROEJA – 19 e 20 de julho (apresentação da experiência dos cursos em implantação).

Encontro de formação: 23 de agosto (manhã) com a presença do Prof. Rui Canário (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) – 4 horas Reunião de pesquisadores para planejamento: 23 de agosto (tarde). Encontro dos bolsistas de pesquisa do PROEJA. Aberto para outros estudantes de pós-graduação que têm como objeto o PROEJA – Outubro. Encontro de discussão dos primeiros resultados da coleta de dados relativos ao mapeamento dos cursos de PROEJA no estado – Novembro. Conclusão de uma dissertação de mestrado.

Para os anos seguintes – 2008 a 2010 – prevê-se: 2 seminários temáticos e um encontro de discussão dos dados de pesquisa anuais Tabulação dos dados de pesquisa Conclusão de 7 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado