65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007.

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Transcrição da apresentação:

65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007

A Contribuição da Ed. Popular para o Trabalho Social e para a EJA 1ª Parte Sociedade Contemporânea: suas repercussões no Trabalho Social e na EJA 2ª Parte Atualidade da Educação Popular: Contribuições para a superação dos desafios contemporâneos no Trabalho Social e na EJA

Introdução 1 -Origem do tema proposto: Abordagem reflexiva, crítica e propositiva 2 –Ed. Popular / Trabalho Social e EJA (conceituação)

Educação Popular Ação Reflexão Práticas Sociais Trab. Social EJA

Educação Popular Reflexão Teoria Práxis Trab. Social EJA Reflexão Prática Práxis Trab. Social EJA

Educação Mundo Homem Sociedade

Educação Popular M Movimento S Conflitos H Sujeito

Educação Popular Reflexão Teoria Ação Intervenção Prát. Sociais Experiência Ação Intervenção Prát. Sociais Educativas

1ª Parte Sociedade Contemporânea: suas repercussões no Trabalho Social e na EJA Dimensão Econômica Dimensão Política Dimensão Social Dimensão Cultural

1ª Parte Sociedade Contemporânea: Conjuntura brasileira Dimensão Econômica (agravamento da concentração de renda) Dimensão Política (Instabilidade,incertezas) Dimensão Social (agravamento da desigualdade social)

Sociedade Contemporânea: 1ª Parte Sociedade Contemporânea: Mentalidade ocidental Dimensão Cultural: Valores estruturantes de um “modo de vida”

Individualismo Contemporâneo Consumista Hedonista Narcisista

Consumismo a) Bens e Serviços. b) Apelo ao Novo. c) Processo de Sedução.

Hedonismo a) Ênfase no prazer b) Lazer Individual.

Narcisismo a) Centramento em Si Mesmo. b) Culto ao Corpo.

Individualismo Contemporâneo Isolamento Insatisfação Stress

Desafios contemporâneos no Trabalho Social e na EJA (Dim. Econ.) Capitalismo Pobreza (Dim.Social) Desig. Social Inferioridade (Dim. Pol.) Neoliberalismo Descrença

“ A introjeção da inferioridade naturalizada está entre os danos mais graves da desigualdade social Acreditar – se menos”. Cynthia Sarti

Individualismo Contemporâneo Isolamento Insatisfação Stress

Atualidade da Educação Popular: 2ª Parte Atualidade da Educação Popular: Contribuições para a superação dos desafios contemporâneos no Trabalho Social e na EJA

Educação Popular Conceituação FONTE: BRANDÃO, Carlos Rodrigues “A EDUCAÇÃO POPULAR 40 ANOS DEPOIS” IN A EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA CIDADÃ PETRÓPOLIS – VOZES – ANO 2002

O Legado da Educação Popular. Fundamentação Teórica Contribuição de Paulo Freire FONTE: GADOTTI, Moacir “O PLANTADOR DO FUTURO” In VIVER MENTE&CÉREBRO COLEÇÃO MEMÓRIA DA PEDAGOGIA, EDIÇÃO ESPECIAL Nº 4 “PAULO FREIRE” – ANO 2005

“O Plantador do Futuro” M. GADOTI Lições de vida e história Fronteiras cruzadas Luta de esperança Continuar lendo Freire

Lições de vida e história Virtudes necessárias à pratica educativa transformadora: Coerência Simplicidade Esperança Solidariedade Autonomia

Tema que perseguiu a vida toda “A educação como prática da liberdade”

II. Fronteiras cruzadas Intuições originais (C. A.Torres) Educação como ato dialógico A noção de ciência aberta às necessidades populares e necessidades planetárias Planejamento comunitário participativo

“ O diálogo autêntico repousa, de início, sobre o movimento de ‘ voltar –se em direção ao outro’. (...) O movimento de ‘voltar – se em direção ao outro’ implica uma aceitação do outro como parceiro, uma confirmação e um reconhecimento de sua existência”. M. Buber

“ O homem necessita da palavra para clarear acerca de si mesma e de seu pensar, pois a palavra é a luz de sua vida.” (F. EBNER)

Diálogo Ao discutir o dialógico, não estou me referindo ao discurso, mas sim a uma atitude, (...) abertura de se preocupar com a outra pessoa, única, e a nossa conexão inter-humana com essa pessoa.” (R. HYCNER)

Comunicação “ O outro não é percebido e compreendido por um ato de simpatia; ele o é pela compreensão daquilo que ele diz, pensa e sente e pela capacidade de conversar com ele.” “ A violência explode e destrói a instituição onde não funciona como uma rede de comunicações”. (A. TOURAINE)

III. Luta de esperança Indignação diante da injustiça “Fazer hoje o possível de hoje, para amanhã, fazer o impossível de hoje”

IV. Continuar lendo Freire Não repetí-lo, mas reinventá-lo. Ótica básica: A perspectiva do oprimido Papel da escola: Espaço organizador dos múltiplos espaços de formação.

... Como legado nos deixou a utopia.” Mensagem Final Paulo Freire despertava nas pessoas “a capacidade de sonhar com uma realidade mais humana, menos feia e mais justa... ... Como legado nos deixou a utopia.”