Educação a Distância: Um Estudo sobre os motivos da evasão no curso Aprender e Empreender Ivana Carneiro Almeida Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados.

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Transcrição da apresentação:

Educação a Distância: Um Estudo sobre os motivos da evasão no curso Aprender e Empreender Ivana Carneiro Almeida Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Introdução Investigar os motivos da evasão de alunos de um curso gratuito ofertado na modalidade de Educação a Distância“Aprender a Empreender pela Internet”-SEBRAE.  As pesquisas realizadas consideram a evasão como um fator freqüente em cursos a distância. Para Xenos et al. (2002), “a evasão principal preocupação de instituições de ensino a distância, é causada por múltiplos fatores endógenos e exógenos ao curso”. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Introdução Quais os motivos da desistência dos participantes que iniciavam e não concluíam o curso Aprender a Empreender pela Internet? Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Referencial Teórico Segundo Nunes [2005], a EAD é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos . Walter Perry (1987) afirma que a característica básica da EAD é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala . Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Referencial Teórico Woodley e Palett (2001), estudo sobre os fatores que contribuem para ou causam a evasão e o perfil dos que abandonam.   1 - Fatores relacionados ao curso a)   Planejamento - Unidades mal redigidas; b)   Excesso de tarefas c)   Nível - Curso excessivamente difícil ou pouco rigoroso; d)   Conteúdos e)  Tutoria - Problemas com tutores, difíceis de contatar f)  Outros fatores -freqüentes erratas nos materiais de estudo, etc. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

2 - Fatores ambientais para o estudo a) Pessoal/familiar - Enfermidade do aluno ou de familiar, troca de estado civil, nascimento de filho, cuidados com familiares, troca de residência, etc.; b) Trabalho - Aumento das horas de trabalho ou da responsabilidade, além de mais viagens, horário irregular de trabalho, troca de emprego, etc.; c) Outros - Perda de apoio econômico, falta de apoio do cônjuge ou empregador, falta de um lugar tranqüilo para o estudo. Referencial Teórico

Referencial Teórico 3 - Fatores motivacionais a) Meta alcançada - O aluno não necessita completar o curso quando seu objetivo original foi alcançado b)Meta encontrada melhor em outro curso; d)Falta de interesse ou de estímulos - O aluno precisa descansar ou dedicar tempo à família; e)Maus resultados - O aluno abandona porque é pouco provável que passe à unidade seguinte;

4 - Outros fatores a) Medo das avaliações; b) Excesso de trabalho por estar matriculado em numerosos cursos; c) Erros administrativos; d) Incidentes indesejados - Estar inscrito em um curso não desejado, apresentar-se para exame em data errada, etc. Referencial Teórico

O Curso Aprender a Empreender -AE É um curso que visa oferecer aos empreendedores, empresários formais e informais de pequenos negócios, atuante na área de comércio, indústria, serviços e agroindústria, a oportunidade para interagir com conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças.

Metodologia de Pesquisa Antes da coleta de dados, foi realizada uma etapa de validação do instrumento de pesquisa. A carta de sondagem encaminhada em dezembro de 2004 a todos os alunos, que não concluíram o curso no período de agosto a dezembro. Após análise das respostas dos alunos, foi elaborado o questionário de pesquisa. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Resultados e discussão Perfil do Grupo Sexo Discriminação Nº (%) Masculino 183 52,8 Feminino 177 47,2 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Perfil do Grupo Escolaridade (agrupada) Discriminação Nº (%) Médio completo 80 22,22 Superior incompleto 140 38,88 Superior completo 97 26,90 Pós-graduação 40 11,11 outros 3 0,89 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Perfil do Grupo Faixa Etária Discriminação Nº (%) Entre 16 e 25 anos 118 32,78 Entre 26 e 35 anos 125 34,72 Entre 36 e 45 anos 80 22,22 Acima de 46 37 10,28 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Perfil do Grupo É empresário Discriminação Nº (%) Sim 90 25,0 Não 67 18,61 Ainda não sou empresário, mas desejo ser. 203 56,39 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Perfil do Grupo Até que módulo cursou o AE Discriminação Nº (%) 1 Empreendedorismo 223 61,95 2 Mercado 99 27,50 3 Finanças 38 10,55 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Perfil do Grupo Já participou de outros cursos de educação a distância Discriminação Nº (%) Sim 180 50 Não Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Motivos para não concluir o curso Marque a razão principal de sua não conclusão do curso Discriminação Nº (%) Problemas pessoais 289 80,28 Problemas com o curso 52 14,44 Problemas de tutoria 19 5,28 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Motivos para não concluir o curso Problemas pessoais que levaram a não concluir o curso ( agrupada) Discriminação Nº (%) Falta de disponibilidade de tempo 167 46,39 Problemas com o computador 91 25,28 Viagens 25 6,94 Não houve nenhum problema 39 10,83 Outros 31 8,61 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Motivos para não concluir o curso Problemas relacionados ao curso ( agrupada) Discriminação Nº (%) Dificuldade na navegação 112 31,11 Não houve nenhum problema 190 52,78 Outros 58 16,11 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Motivos para não concluir o curso Problemas relacionados à tutoria (agrupada) Discriminação Nº (%) Excesso de mensagens enviadas pelo tutor 17 4,72 Não houve nenhum problema 318 88,83 Outros 25 6,94 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Motivos para não concluir o curso Gostaria de ter nova chance para concluir o Aprender a Empreender Discriminação Nº (%) No momento não teria interesse 42 11,67 Talvez concluísse 63 17,50 Sim, com certeza concluiria o curso. 255 70,83 Total 360 100,0 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Resultados e discussão Principal causa da desistência: problemas pessoais, talvez, um dos únicos fatores desmotivadores claramente apontado por 289 alunos.   Percepção de que os primeiros módulos são melhores do que o modulo finanças, pois há uma quebra de expectativa ou a avaliação de que é “superficial”. Alegaram falta de tempo para não concluir o Curso.Não se trata exatamente de desmotivação, no sentido de haver perdido o interesse pelo Curso, mas de impedimentos causados por outros compromissos. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Resultados e discussão Foram registrados constrangimentos pessoais como: a perda de emprego e problemas familiares (saúde e viagens).   Muitas indicações como a “falta de disponibilidade de tempo” refletiu uma atitude de vida dos participantes, que possuíam uma rotina exaustiva e com tempo integralmente preenchido, que acabaram se inscrevendo no curso na expectativa de “arranjar” algum tempo para realizá-lo. Ficou refletida com evidência a desorganização e a dificuldade de racionalizar do tempo , agravado pela “solidão” da iniciativa de acesso ao Curso.

Conclusões Características: curso superior incompleto; equilíbrio quanto ao sexo;16 a 35 anos; renda 4 a 8 salários; trabalhavam; 205 ainda não eram empresários, mas com o desejo de ser. Motivos da evasão: dificuldades pessoais, principalmente as enfrentadas com a disponibilidade de tempo;o desenho do curso e a forma de disponibilizar material.   Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

Referências Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão ALONSO, Katia M.. A educação a distância no Brasil: a busca de identidade. In: PRETI, Oreste (org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, 1996. ALVES, João Roberto Moreira. A educação a distância no Brasil: síntese histórica e perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1994. BELLONI, Maria L.Educação a Distância. Campinas, SP : Autores Associados, 1999. BUSSAB, W. O ; MORETTIN, P. A Estatística Básica. Editora Saraiva. 5.a edição. 2002. CHERMAN M.; BONINI, L. M.2000. Educação a distância. Mogi das Cruzes: Universidade Braz Cubas. CHAVES, Eduardo. Ensino a Distância: conceitos básicos. [online]. Disponível em: www.edutecnet.com.br . Acesso em: 17 fev. 2001, p.107 COELHO, M. L. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância Via Internet - Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. FREIRE, Paulo.(2001). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 17ª edição. São Paulo, Paz e Terra. GARCIA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia hoy. In: LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro : Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira Ladim, 1997. KEEGAN, S . D; HOLMBERG B.; MOORE, M,; PETERS, O.; DOHMEM, G. Distance Education International Perspectives. London: Routllege, 1991. KELLER, F. (1943). Estudos sobre o Código Morse Internacional: um novo método para ensinar a recepção do código. In: KERBAURY, Rachel R.(org). Keller. São Paulo : Atica, 1983, p. 59-68. LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro : Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira Landim, 1997. LUCKESI,Cipriano Carlos.Democratização de Educação-Ensino a Distância como alternativa.In. Revista Teconologica Educacional.V 18.Jul/dez,1989 MCISAAC, Marina, RALSTON, Kelvin (1996). Third generation distance learning. Educational Media and Computer Program at Arizona State University. URL: http://seamonkey.ed.asu.edu/~mcsiaac/disted/week1/2focuslt.html. Acesso em 06 mar.2006 MOORE, Michel G., KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont (USA) : Wadsworth Publishing Company, 1996. 290 p. NISKIER, Arnaldo. Ensino à distância: a tecnologia da esperança. 2ª edição. São Paulo: Loyola,2000. NUNES, Ivônio Barros. Pequena Introdução a Educação a Distância. Educação a Distância. n.1, jun./92, Brasília : INED, 1992b. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências