8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO Secretaria da Administração Penitenciária
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
(Volume I – Orientação a Professores)
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Nelma Cristina de Carvalho
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Ana Cristina Ghisleni
um desafio contemporâneo
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
SÃO PAULO.
Estudo de Viabilidade para Inserção Segura de PCD na Construção Civil
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Talentos para Inovação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
As atividades de Software e serviços de TI na NIBSS Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues Junior Departamento de Economia UFSCar.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Educación em Física em Brasil: Evaluación y Perspectivas Nelson Studart
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Laboratório de Ensino a Distância
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Política Educacional Brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PEP EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância PROJETO DE INOVAÇÃO SOCIAL PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS A DEMANDA DA INDÚSTRIA UMA EXPERÍÊNCIA DO SESI DEPARTAMENTO REGIONAL DA PARAÍBA .   Marinalda Adjuto Leite – Gerente de Educação Maria de Fátima Cunha de Carvalho - Gestora do Projeto Ingrid Régis Beserra da Costa – Bolsista CNPQ Herbert Costa do Rêgo – Bolsista CNPQ

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância O presente projeto busca implantar à Inovação Social para Inclusão de Pessoas com Deficiência à Demanda da Indústria, visando à implementação de ações concretas que irão contribuir para o desenvolvimento de competências e qualificação profissional das pessoas com deficiência na indústria parceira - Coteminas-CG - e nas ONGs que assistem PcD, em Campina Grande-PB.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância O Projeto tem como objetivo contribuir para inclusão social, escolarização e qualificação profissional de pessoas com deficiência, inseridas nas indústrias paraibanas. Outra proposição do projeto é oferecer cursos de qualificação profissional na modalidade à distância.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Para realização das ações projetadas, foram efetivadas as etapas em destaque: Técnicas de sensibilização através de material promocional que buscam refletir as práticas discriminatórias e preconceituosas arraigadas na sociedade; Realização dos cursos de LIBRAS, níveis I, II e III, sob consultoria e ministração da ASCG para colaboradores ouvintes e não ouvintes que fazem parte da empresa; Divulgação através dos meios eletrônicos e impressos sobre a realização das atividades;

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Realização de visitas técnicas na empresa para identificação dos postos de trabalhos, incluindo a elaboração da descrição funcional e perfil da função além da demanda selecionada nas ONGs que funcionam em Campina Grande, PB; Identificação de competências para elaboração dos cursos de qualificação profissional na modalidade presencial e para conversão dos conteúdos dos cursos na ferramenta à distância.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Identificou-se através do resultado do diagnóstico um cenário de diversidade geracional entre os colaboradores PcD da Coteminas. Na sua maioria, colaboradores de idade entre 33 a 42 anos (79,2%) masculino e (20,8%) feminino, de um universo de 74 trabalhadores, que aponta a uma diferença de gênero entre esta demanda.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Quanto aos resultados do diagnóstico realizado foram identificadas três tipos de deficiências. A deficiência física se apresentam com 44 pessoas representando a grande maioria com 90,9% (40) do sexo masculino e 9,1% (4) do sexo feminino, dos 26 deficientes auditivos, sendo 61,5% (16) masculino e 38,5% (10) feminino e em terceiro lugar, dos 4 colaboradores com deficiência visual, 75,0% (3) são do sexo masculino e 20,3% (1) do sexo feminino.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Analisando o grau de escolaridade observa-se que os colaboradores com: Ensino fundamental incompleto: deficientes físicos 58,1% (25), deficientes auditivos 39,5% (17), e deficientes visual 2,3% (1); Ensino fundamental completo: 81,8% (9) deficiente físico e 18,2% (2) deficiente auditivo; Ensino médio incompleto: 100% (1) deficiente físico Ensino médio completo: 38,5% (5)com deficiência auditiva, com deficiência física 23,1% (3); Ensino superior incompleto: 100% (1) com deficiência auditiva; Ensino superior completo, 100% (3) com deficiência física e Ensino técnico: com deficiência auditiva 50,0% (1) e com deficiência física 50,0% (1).

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Cursos de Qualificação Profissional identificados a partir da identificação das competências básicas, específicas e avançadas, dos colaboradores com deficiência da Coteminas e das ONGs: Qualidade no Atendimento; Relações Interpessoais; Informática Básica e Avançada; Introdução a Tecnologia Têxtil; Higienização de Ambientes; Libras (Língua Brasileira de Sinais) I, II e II; Assistente de Escritório; Secretariado e Administração do Tempo.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) inicia um modelo de ensino que prepara o educando para a vida, desenvolvendo as competências genéricas e flexíveis, no sentido de que as pessoas possam se adaptar facilmente as incertezas do mundo contemporâneo.

II Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade Neste sentido, a educação profissional deve ser desenvolvida dentro de uma proposta unificada, onde se desenvolverá relações entre o trabalho intelectual, assim como profissional, não só no espaço escolar, mas na vida social, fazendo com que seja desenvolvida uma forma de se pensar e compreender as determinações da vida social e produtiva, na perspectiva da emancipação humana.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância O SESI-PB vem oferecendo a Educação Básica e Educação Continuada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos aos colaboradores da indústria do Estado da Paraíba. Mesmo com esta oferta, identifica-se um distanciamento do referido público das salas de aula. Desperta a preocupação quanto aos dados tabulados que refletem o baixo nível de escolaridade dos pesquisados sugerindo desta forma, uma proposta de formação inicial e continuada que integre a educação básica e profissional específica para pessoas com deficiência.

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância REGISTRO FOTOGRÁFICO

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

II Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

II Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade

8º Seminário Nacional ABED de Eduçação a Distância

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza... Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos ... sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza... Declaração Universal dos Direitos do Homem - 1948 Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://nickmartins.com.br/atualidades/wp-content/uploads/2010/07/inclusao-social

EQUIPE OPERACIONAL – SESI/DR/PB E COTEMINAS-CG: Lúcia de Jesus Macedo Medeiros – Superintendente SESI/PB David de Araújo Anchieta – Diretor Operacional SESI/PB Marinalda Adjuto Leite – Gerente de Educação SESI/PB Maria de Fátima Cunha – Gestora do Projeto SESI/PB Maria Grinete Pinheiro de Melo – Gerente do CAT – João Rique Ferreira Carmen Sandra Andrade Barros – Coordenadora do CAT João Rique Ferreira Herbert Costa de Rego – Bolsista do CNPq \Colaborador do Projeto Ingrid Régis Bezerra - Bolsista do CNPq\Colaboradora do Projeto Evane da Silva – Gerente de Recursos Humanos da Coteminas/CG Cristina Tereza – Responsável pelo setor de Recursos Humanos na Coteminas Larissa Cartaxo – Assistente Administrativa na Coteminas/CG Catarina Maria Sphor de Oliveira – Assistente Técnica na Gerência de Qualidade da Coteminas/CG CONTATOS: SESI: (83) 2101-5473 / 2101-5355 COTEMINAS: (83) 2102 – 4734 inovasesipne@fiepb.org.br