Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DA TUTORIA VIRTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VOZES DOS TUTORES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Waine Teixeira Júnior waine.jr@gmail.com

A Tutoria Virtual Surgiu no século XV na universidade utilizada como orientação de caráter religioso aos estudantes; no século XX, o tutor assumiu o papel de orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, sendo esse sentido incorporado aos atuais programas de Educação a Distância.

Condições de trabalho na virtualidade O tempo de trabalho no século XXI é o tempo mais logo da história, mesmo com os avanços tecnológicos da modernidade e dos ganhos de produtividade (FÉLIX, 2007). No Brasil, uma pesquisa recente aponta que 50% dos brasileiros desempenham mais de uma atividade ou fazem horas extras para compensar baixos salários. Teletrabalho ou telecomutação: a execução de atividades estruturadas em uma nova forma de organização, sobretudo em tempos e espaços diversificados com suporte das TICs O trabalho docente na tutoria virtual está incluído dentro dessa nova categoria: o teletrabalhador

A pesquisa e os procedimentos metodológicos Objetivo geral: Revelar as condições do trabalho docente realizado na tutoria virtual em Instituições de Ensino Superior na região de São Carlos (SP). Objetivos específicos: Caracterizar o tutor virtual quanto à formação inicial, trajetória acadêmica e profissional no Ensino a Distância; Conhecer as dificuldades encontradas na execução de suas atividades de tutoria virtual.

O perfil do tutor virtual e suas condições de trabalho 08 professores 02 do sexo masculino e 06 do sexo feminino. Idades: entre 26 a 40 anos. Formação: 04 bacharelados e 04 licenciados. Pedagogia, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica, Ciência da Computação e Licenciatura em Educação Musical. Titulação: 02 especialistas, 04 mestres e 02 doutores.

O perfil do tutor virtual e suas condições de trabalho

O perfil do tutor virtual e suas condições de trabalho

O perfil do tutor virtual e suas condições de trabalho Como você avalia a qualidade do seu tempo livre/lazer antes de atuar como tutor e durante o período em que tutora? Possuía muito mais tempo livre e principalmente não me dedicava diretamente à tutoria nos finais de semana. Aumentou a qualidade em termos de conhecimentos e busca pelo saber, no entanto diminuiu em relação a convivência familiar e entre amigos.

O perfil do tutor virtual e suas condições de trabalho O que você acha que poderia ser feito para que o trabalho de tutoria não interferisse no tempo livre/lazer do profissional? Se o tempo de tutoria fosse suficiente para a correção das atividades, sem que precisasse utilizar o tempo livre para essa tarefa, ou seja, acabou a tutoria, acabou o trabalho. Precisaria adequar as demandas acadêmicas à realidade de trabalho do professor, entretanto não é o que acontece hoje

O Teletrabalho O teletrabalho apresenta a falsa ideia de um tempo virtual, visto que não ele não está em uma empresa que interrompe o turno de trabalho para descanso. o teletrabalhador, assim como as demais categorias, pode trabalhar mais de 10 ou 12 horas por dia, de noite, de madrugada, estendendo seu turno, para compensar remunerações baixas. as possibilidades de tempo livre e lazer desaparecem.

Hoje em dia quais dificuldades você encontra em seu trabalho como tutor?

O que lhe causa incômodo ou sofrimento no trabalho da tutoria?

Que tipo de atividade você considera mais trabalhosa para correção/avaliação dos alunos?

Você ouviu falar em doenças profissionais dos professores Você ouviu falar em doenças profissionais dos professores? A que você atribui essas doenças? Os tipos de sintomas são relacionados com o desencanto do professor com a prática docente em geral. São diversos, fadiga, estresse, melancolia. Atribuo a causa da doença com o descaso da sociedade brasileira com a educação em geral. Não, mas os desestímulos são muitos: má remuneração, baixo reconhecimento profissional.

Qual a sua perspectiva sobre o seu futuro como tutor (ou o futuro da universidade e da docência em Educação a Distância)? Não sei se volto a ser tutora, no momento não gostaria. Muito positiva. Penso que o formato misto (EaD + presencial) será a tendência de muitas instituições para valorizar o que é melhor fazer em cada formato. Mas uns anos e não precisaremos falar em ensino presencial e EaD separadamente. Pretendo atualizar-me e dedicar mais tempo a tutoria. No entanto, preciso me afastar de atividades administrativas.

Considerações Finais Embora sua produtividade seja reconhecida, o teletrabalho ainda é tratado com precariedade e com baixo reconhecimento profissional. As especificidades apresentadas na modalidade de ensino virtual demandam do profissional docente uma série de novas aprendizagens e atividades, muitas das quais ele não foi preparado, novos desafios, desde a formação profissional até as condições nas quais o trabalho deve ser executado.

Considerações Finais Os dados: A pesquisa refletiu a voz dos tutores, os problemas que constituem causa de angústia, esgotamento e desistência do trabalho da tutoria virtual. A pesquisa refletiu a voz dos tutores, motivando reflexões para possíveis caminhos de melhoria, iniciando pelo apoio do professor responsável pela disciplina, no caso da UAB, e o melhor dimensionamento do tempo das atividades no planejamento instrucional, entre outras. Melhorar as condições de trabalho desse profissional é um processo que contribui para atingirmos a educação de qualidade e que possa estar aliada à satisfação pessoal do tutor virtual.