PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Elementos do Jornalismo On-line
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Vera Lúcia M. de O. e Paiva (UFMG) Apresentacao por Milena Mendes.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Contexto de Educação a Distância
E-Learning 2.0 Que caminhos possíveis?. Web 2.0 colaboração programação amigável redes de relacionamento banco de dados compartilhado mash-ups navegação.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Fundamentação Teórica
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Comunidade de aprendizagem
Arquitetando a Educação a Distância
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Experiências do Grupo NUTED
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
1º ano – Comunicação Social Unidade Curricular: Tecnologias e Comunicação Docente: Luís Varela Discente: Andreia Almeida 1º ano – Comunicação Social Unidade.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Componentes do Jornalismo Online
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? WEB 2.0, E-LEARNING 2.0, EAD 2.0 PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Ponto de partida Crescimento contínuo da EaD Predomínio do material escrito: 86% E-learning: 56% Crescimento de domicílios e pessoas conectadas à internet. Internet na EaD veio para ficar e a web 2.0 está aí, batendo à porta.

O que é web 2.0 Conferência web 2.0 - 2004 Tim O’Reilly - 2005 Definições e limitações não são consensuais

Desenvolvimentos tecnológicos O que é web 2.0 Desenvolvimentos tecnológicos + Nova atitude = web 2.0 (participação, efeito-rede, utilização da inteligência coletiva, remixagem)

Diferentes dispositivos O que é web 2.0 Serviços variados + Diferentes dispositivos = Internet ubíqua

Características Web 2.0 Usuário x autor. Usuário deixa de ser recipiente e passa a ser autor. Local x remoto. Fronteiras entre processamento/armazenamento local e remoto de dados deixam de existir Privado x público. O privado torna-se cada vez mais público (Michael Kerres)

Implicações da Web 2.0 Software. Aplicativos não são produtos, mas serviço (“versão beta permanente”, “quanto mais usuários, melhor o serviço”). Dados. São disponibilizados e podem ser reutilizados Conteúdos. Criados e mantidos por usuários individuais e comunidades (matéria-prima para remixagem, taxonomia x folksonomia). Software social. Interação, feedback e trabalho em rede.

Tendências e possibilidades para a EaD

Blogs: Espaço para debate, construção de conhecimentos e criação de redes sociais. Anotações de aula, produção de textos, apresentação e discussão de projetos, divulgação e cobertura de eventos, análise de obras literárias, reflexão sobre temas específicos.

Wiki: criação e edição conjunta de conteúdos. Desenvolvimento da reflexão e da autonomia, Trabalho cooperativo e desenvolvimento de redes sociais. Aplicações: Elaboração conjunta de textos, documentação e realização de trabalhos e projetos, relatórios, preparação de materiais didáticos.

Podcast: Programa personalizado de rádio Possibilidade de download e uso em mp3-player Aplicações: Docente: disponibilizar partes de aula, explicações teóricas, comentários, mensagens. Estudante: criação de forma individual ou conjunta

O predomínio do Moodle Interface agradável e intuitiva. Fácil adição e edição de recursos Comunidade de desenvolvedores Comunidade de usuários e tradutores “Quanto mais usuários, melhor o serviço?”

Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE) Importância do indivíduo na organização do aprendizado. Aprendizado acontece em diferentes contextos e situações Aprendizado não é proporcionado por um único provedor. PLE é um conceito, e não um sistema: aluno configura seu próprio ambiente de estudo. Problemas: conhecimento e configurações, questões curriculares

Questões para a EaD EaD e Tecnologias sempre andaram juntas Considerar web 2.0 e “nativos digitais” Tecnologia = ferramenta Planejamento dos cenários pedagógicos Conteúdo e apoio Sincronia x assincronia Socialização e participação coletiva precisam ser motivadas É preciso criar redes de aprendizagem Estudante como produtor de material didático.

Questões para a EaD Como selecionar serviços e conteúdos relevantes? “Elite bem-informada” x “multidão que é a última a saber”. Qualidade na produção de material x participação de estudantes Como harmonizar materiais institucionais com construção conjunta? Como combinar aprendizado informal com exigências curriculares? Remixagem = versão tolerada do copiar e colar?