Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Curso a Distância Disseminadores de Educação Fiscal.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
1 ABED MESA REDONDA: Capacitação Profissional com EAD Prof a. Dr a. Andrea Versuti UNICOC.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
EAD em alimentos – curso teórico prático
Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos.
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
A Educação a Distância na perspectiva
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
MOOC – Massive Open Online Course
Censo ABED 2012.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
II Fórum ABAMES Da Auto-avaliação à Avaliação Externa
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
1 Profª. Elisa M. R. Sharland. 2 QUALIDADE EM SERVIÇOS: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA EM REDE.
FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Novos Modelos de Empresa
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Questionário do Estudante Enade
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009

Introdução Saber agir  Acadêmico Poder agir Administrativo Querer agir Tecnologia de Informação

Metodologia e Amostra - ABED Estudo quantitativo Questionário estruturado Entrevistas de auto-preenchimento Acadêmicos (139) Administrativos (142) Tecnologia de Informação (130)

Qualificação de docentes em EAD

Número de profissionais de apoio na elaboração dos cursos EAD Quantidade de profissionais % Funções de Apoio Professores conteudistas 71 Designer Instrucional 8 Produtores de vídeo 4 Designer Ilustrador Programadores de WEB 5 Administradores de suporte tecnológico 6 OUTROS 1

Quantidade de profissionais Número de profissionais da área técnica e administrativa nos cursos EAD Quantidade de profissionais % Funções Administrativas Administração geral 24 Atendimento Acadêmico 19 Direção 13 Central de atendimento e telemarketing 12 Administração de Suporte Tecnológico 10 Biblioteca 9 Call-center 8 Help desk 4 Outros 1 Os cursos de EAD mobilizaram cerca de 3.209 profissionais distribuídos em diversas áreas as quais destacam-se a administração geral (24%) e atendimento acadêmico (19%).

Elaboração de conteúdo em EAD - 2009 Responsável pela elaboração Forma de elaboração

Tipos de vagas ofertadas – 2009 - Pólos Total % Tipo de vagas oferecidas - 2009 a) Nº total de vagas nos cursos próprios da Instituição oferecidos sem convênios/ parcerias/ acordos (vagas oferecidas diretamente na instituição em 2009) 71 b) Nº total de vagas nos cursos próprios da Instituição oferecidos por meio de convênios/ parcerias/ acordos 29 8

Avaliação dos indicadores de desempenho Entre os atributos avaliados pelas instituições, destaca-se a satisfação do discente com 63% de importância. Em segundo lugar encontra-se a preocupação com a conclusão do curso pelos alunos com 53% e, com 51%, o controle da evasão. A satisfação do docente aparece na quarta colocação com 49% de importância. Base: 128 Fonte: Total da Amostra

Evasão EAD - 2009 Total % Evasão EAD 14,37 5,39 2,67 2,15 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no primeiro ano do curso? 14,37 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no segundo ano do curso? 5,39 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no terceiro ano do curso? 2,67 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 a partir do quarto ano do curso? 2,15 10

Mídias utilizadas em EAD Média Ponderada Informação dispensável, redundante com a P2 – Slide 4 11

Discussão ≠ Número de credenciadas pelo MEC Número de respondentes (correspondem a mais de 50% da oferta real de cursos) Extensível cenário atual brasileiro

Processo de Desenvolvimento e Qualidade Educacional em EAD Digo o que faço Faço o que digo Provo Melhoro PDCA P - Plan (planejar) D – Do (executar) C – Check (conferir) A – Act (agir)

Profa. Dra. Angela Maria Pizzo Muito obrigada ! Profa. Dra. Angela Maria Pizzo apizzo@uol.com.br