Reconhecimento dos Profissionais do SUAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
“Entidades e organizações de assistência social”
Protocolo de Gestão Integrada
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
PROPOSTAS/DELIBERAÇÕES DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIAS / GEPAS Florianópolis 2013.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS No âmbito do MDS, a Gestão do Trabalho tem sido cada vez mais fortalecida,
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – 2015
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
Como fazer a análise do SUAS que temos
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Centro de Referência de Assistência Social
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
REUNIÕES REGIONAIS.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Organização da Área da Vigilância Socioassistencial no âmbito da Gestão Municipal 27 de Março de 2014.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS: (re)significado para o trabalho social no SUAS

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Ao instituir o SUAS como um sistema de gestão da Política de Assistência Social brasileira, a PNAS/2004, a NOB SUAS/2005 e a NOB-RH/SUAS/2006 inovam ao instituir um novo modo de gestão pública do trabalho. A NOB-RH/SUAS e a NOB SUAS/2012, reconhece a Gestão do Trabalho como área estratégica e de grande relevância e define suas diretrizes centrais, sinalizando para: Necessidade de regulação na perspectiva de: valorização do/a trabalhador/a; elaboração de política nacional de capacitação do SUAS e planos estaduais e municipais de capacitação, com base no princípio da educação permanente; priorizar concurso público, de forma a constituir quadros de trabalhadores qualificados para a gestão e operação da política nas três esferas de governo.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Priorizar os trabalhadores, na perspectiva da sua valorização, implica em garantir condições dignas no trabalho, superando a precarização, em suas diferentes nuances nas transformações do mundo do trabalho. Os conteúdos e normativas no âmbito do SUAS reafirmam a centralidade dos trabalhadores enquanto agentes públicos do Estado, tendo em vista que materializam o direito socioassistencial por meio da ação planejada, qualificada e continuada.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS As vulnerabilidades e riscos sociais e pessoais não são fatos homogêneos e simples, mas complexos e multifacetados, e exigem respostas complexas e diversas. Profissionalização e Qualificação do Trabalho Social Considera-se competência profissional um ato de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas, o que exige um conjunto de conhecimentos e habilidades profissionais, porém, mais do que isto, valores e atitudes éticas, pois impõe-se aos trabalhadores do SUAS que superem a atuação como simples executores de programas para a de viabilizadores de direitos.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS O processo de reconhecimento das categorias de nível superior, médio e fundamental permitiu, a partir de um processo participativo e democrático, o debate sobre os perfis profissionais e competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias ao SUAS para a configuração de um quadro de trabalhadores que efetivem o projeto político do SUAS: ampliação da proteção social brasileira; fortalecimento dos processos participativos e democráticos; acesso à renda e proteção socioassistencial; construção de autonomia e condições de protagonismo social.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Categorias Profissionais de nível superior – 2010/2011 Metodologia: Encontros Regionais, de 02 dias com trabalhadores com escolaridade de nível superior. Primeiro dia Mesas temáticas seguidas de debate; Segundo dia Oficina de Trabalho com 04 grupos: Grupo 1 – Proteção Social Básica Grupo 2 – Proteção Social Especial de Média Complexidade Grupo 3 – Proteção Social Especial de Alta Complexidade Grupo 4 – Gestão

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Convite e participação de Entidades Nacionais de Classe dos Trabalhadores nos encontros regionais e nacional: Associação Brasileira de Antropologia - ABA; Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais – ABRATO; Conselho Federal de Serviço Social – CFESS; Conselho Federal de Psicologia - CFP; Conselho Federal de Administração - CFA; Conselho Federal de Contabilidade - CFC; Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO; Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FENAS; Federação Nacional dos Psicólogos- FENAPSI; Federação Nacional dos Sociólogos; Grupo Pro-Organização Nacional dos Pedagogos; e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Reconhecimento A Resolução do CNAS nº 17, de 20 de junho de 2011, ratifica a equipe de referência definida na NOB-RH/SUAS e reconhece outras categorias profissionais de nível superior para atender as especificidades dos serviços socioassistenciais e das funções essenciais de gestão do SUAS. - O reconhecimento das diversas categorias profissionais, na compreensão de Equipes Multidisciplinares, parte do reconhecimento da complexidade das demandas sociais.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Trabalhadores com nível superior Gestão estadual e municipal – CensoSUAS 2013.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Ocupações e áreas de Ocupações de nível médio e fundamental – 2013/2014 Deliberações das Conferências: CNAS identifica 54 deliberações para Gestão do Trabalho nas conferências entre 2005 e 2011. Entre elas, temos a deliberação da Conferência de 2011, que trata dos trabalhadores do SUAS de nível médio: Subtema 1.12. Reconhecer os cargos e funções dos trabalhadores de nível médio que atuam no SUAS, nas funções de monitor, educador social e orientador social, entre outras, por meio de Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS, 2011).

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Ocupações e áreas de Ocupações de nível médio e fundamental – 2013/2014 Realização de 5 Encontros Regionais Plenárias temáticas; Oficinas de Trabalho organizadas para cada uma das Funções de Trabalho, conforme Censo SUAS e CADSUAS: Apoio às Funções de Gestão; Apoio às Funções do Provimento dos Serviços, Benefícios e Transferência de Renda; Apoio às Funções do Controle Social.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Ocupações e áreas de Ocupações de nível médio e fundamental – 2013/2014 Reconhecimento A Resolução do CNAS n° 09 de 2014, ratifica e reconhece as Ocupações e Áreas de Ocupações de ensino médio e fundamental do SUAS, em consonância à NOB-RH/SUAS. No âmbito do provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios, transferência de renda e ao CadÚnico, diretamente relacionadas às finalidades do SUAS, as ocupações de ensino médio e fundamental são: - Educador e, ou, Orientador Social (médio completo); - Cuidador Social (médio completo); - Auxiliar de Cuidador Social (fundamental completo).

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Nível Médio, Segundo a Função de Apoio às Atividades Técnicas Fonte: Gestão municipal CensoSUAS 2012.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Nível Médio, Segundo a Função de Apoio às Atividades Técnicas Fonte: Gestão municipal - CensoSUAS 2012.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Ocupações e áreas de Ocupações de nível médio e fundamental – 2013/2014 Reconhecimento No âmbito do apoio à gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios, transferência de renda e ao CadÚnico, foram reconhecidas áreas de ocupações, com ensino médio completo, nas seguintes funções: Administrativas; Gestão financeira e orçamentária; Gestão da informação, monitoramento, avaliação, vigilância socioassistencial, de benefícios, transferência de renda e CadÚnico.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Ocupações e áreas de Ocupações de nível médio e fundamental – 2013/2014 Reconhecimento No âmbito do apoio ao funcionamento operacional do SUAS foram reconhecidas áreas de ocupações, com ensino fundamental completo, nas seguintes funções: Limpeza; Lavanderia; Cozinha; Copeiragem; Transporte (terrestre, fluvial e marítima); Segurança.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Importância do processo e do Reconhecimento dos profissionais do SUAS Concretização das equipes de referência (NOB/RH); Valorização dos profissionais do SUAS; Regulamentação do trabalho na área; Profissionalização; Maior conhecimento sobre o trabalho social desenvolvido pelas equipes do SUAS e sobre as competências requeridas para o cumprimento das funções e finalidades da política de assistência social; (Re)conhecimento de categorias profissionais e ocupações que possuem formação e habilidades que atendem ao que o SUAS requer;

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS Importância do processo e do Reconhecimento dos profissionais do SUAS Contribui com o fortalecimento da identidade dos trabalhadores do SUAS; Possibilita a construção qualificada de processos formativos e de capacitação, e, assim, no aprimoramento da Gestão do SUAS e na qualificação de suas ofertas; Definição das atribuições e competências de cada profissional, contribuindo para articulação, integração e relação das equipes interdisciplinares.

Reconhecimento dos Profissionais do SUAS A efetivação do SUAS, com a qualidade e alcance almejados, passa pela reconfiguração do Trabalho Social nesta área, no sentido de sua valorização, desfragmentação, profissionalização e formação técnica, política e ética.