GERANDO OPORTUNIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Prof. Ms. Vagner Custódio
Expedições fora de estrada
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Tipos de Processos Produtivos
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
Ações do GTESC (Grupo Técnico de Estudos de Segurança de Contratadas)
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Espaços de Restauração
CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE PROFISSIONAL NO SETOR DE TURISMO
Desenvolvimento do Turismo em Pirenópolis Pesquisa T Zero - Agosto de 2005 GEOR – PROJETO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM PIRENÓPOLIS PESQUISA T ZERO.
Endereço: Rua Tatuapé, 149 – Chácara Marco – Barueri – SP Fone/Fax: (11) | |
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
Regulamentação Profissional em Turismo
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Apresentação I INSTITUTO ECOTURÍSTICO BRASILEIRO Alessandro Ferst Walter Luciana Antunes de Carvalho.
Julho de 2007.
Turismo: planejamento, diálogo e futuro 10º Fórum Panrotas 13 de março de 2012.
DINHEIRO EM CAIXA, CRESCIMENTO À VISTA!
SEGURANÇA ALIMENTAR: É HORA DE IMPLEMENTAR!
Cristian de Souza Freitas, MSc
“Qualificação Profissional: construindo
RDC 302 Laboratório Clínico Recursos Humanos Célio Luiz Banaszeski    
2º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS´s da ABIPEM
CEDS-LN - 18 de Outubro de 2011 Msc. Paul Dale
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
1 Comissão de Estudo 2Gerência do Processo de Normalização Criação da ABNT/CE-02: – Comissão de Estudo de Inspeção Predial,
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas que trabalham com turismo de aventura, rural e ecoturismo, sem limitar idade, com cobertura.
FACHADA. FACHADA TODOS COM VISTA PARA O MAR PLANTA BAIXA 04 APTO. POR ANDAR APARTAMENTO COM 55M² 02 QUARTOS SENDO UMA SUÍTE SALA, VARANDA, COZINHA.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Tópicos Profa. Viviane Salazar
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Gestão da Produção e Logística
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Sistema de Gestão da Qualidade
Apresentação MI OMEGA Engenharia w w w . m i o m e g a . c o m . b r.
Turismo como fonte de trabalho e renda.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Normalização em Turismo de Aventura Secretaria Técnica – ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Delegação Brasileira – ISO International.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
PROGRAMA PROGRAMA Educação Profissional Senac na Copa 2014.
O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga.
Nosso negócio é proporcionar soluções em: 2 Capacitação de mão de obra com base nas técnicas de Cozinha Clássica, no conceito do negócio e de acordo.
Regulamentação em Medicina Nuclear no Brasil
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

GERANDO OPORTUNIDADES DE TRABALHO / RENDA

Contribuições do turismo aos negócios Percentual de renda advinda do turismo Hotéis/motéis 94,5% Restaurantes 49,4% Bares/lojas de bebidas 34,8% Entretenimento 33,1% Postos de Gasolina 31,5% Mercadorias em geral 18,6% Agencias de Automóveis 15,8% Alimentação ( varejo) 13,8% Vestimentas e assessórios 13,6% Ferramentas/material de construção 13,1% Móveis/instalações domésticas 12,1% Outros tipo de varejo 12,2% Drogarias 11,4% Suprimentos agrícolas 8,5% outras empresas de serviço 4,5% Fonte : Camera Comércio - USA

Força de trabalho/população economicamente ativa 11,1% Força de trabalho/população economicamente ativa 6,1% Mundo - 260 milhões (11,1% da força de trabalho) Brasil - 6,4 milhões (6,1% da força de trabalho) 6 – 8 % dos empregos no mundo dependem das atividades do setor de turismo *Fontes: OMT / EMBRATUR / WTTC / IH

ESCOPO Normalização no campo do turismo (hotelaria,restaurantes e refeições coletivas, agenciamento e operação e demais funções do setor de turismo), compreendendo a normalização de serviços específicos do setor de turismo e de ocupações e competências de pessoal, no que concerne a terminologia, requisitos e generalidades CB 54

Estrutura do Comitê Brasileiro De Turismo Secretaria COE Técnica Sub-Comitês Competên cias Turismo de Aventura Turismo Sustentável Ocupações A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho. CE Terminologia Comissão de Estudos Comissão de Estudos Comissão de Estudos Comissão de Estudos

Ocupações COMPETÊNCIA Capacidade de aplicar e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas para gerar resultados.

Alimentos e Bebidas Garçom polivalente/especializado Garçom especializado Maitre Cozinheiro polivalente/ especializada Cozinheiro que atua em Brigada completa Barman Chefe Executivo ou Gerente de Cozinha Caixa Sommelier Churrasqueiro Pizzaiolo Confeiteiro / Padeiro Commis A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

Meios de Hospedagem Recepcionista Gerente de gonvernança Gerente de Meios de Hospedagem Conciérge Camareira ou Arrumador Atendente de Reservas Gerente de Recepção Reparador Polivalente Chefe de Reservas Porteiro Auditor Noturno Mensageiro Gerente de camping A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

Agenciamento e Operações de turismo Gerente de Agencia de Viagens Agente de Viagens A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

Outras ocupações Motorista de Táxi Condutores de Turismo de Aventura A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

Competência - Segurança de Alimentos Segurança de Alimentos para manipuladores Segurança de Alimentos para supervisores A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

Competência Hospitalidade Hospitalidade para Profissionais Operacionais Hospitalidade para Supervisores e Gerentes A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

NBRs - CONTRIBUIÇÕES: utilizadas como referência pelo meio educacional Integradas aos projetos de capacitação apoiados pelo Ministério do Turismo Certificação- Segurança de Alimentos – aceita como evidência de capacitação - RDC 216 – ANVISA

CONTRIBUIÇÕES: Profissionais certificados = redução de custos em até 20%

TURISMO DE AVENTURA

OPERAÇÃO RESPONSÁVEL E SEGURA Sistema de Gestão da Segurança QUALIFICAÇÃO CERTIFICAÇÃO TERMINOLOGIA OPERAÇÃO RESPONSÁVEL E SEGURA Competências Montanhismo Fora de Estrada Técnicas Verticais Rafting Canionismo/cachoeirismo espeleoturismo Condutores – Req. Minimos Requisitos Diretrizes Auditores D C A P Sistema de Gestão da Segurança Informações Mínimas Req. Para serviços Especificação de Produtos Procedimen tos Classific. percursos

Programa Aventura Segura Capacitação e certificação de condutores Implementação da NBR-SGS e certificação - empresas

NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da sustentabilidade - Requisitos

TURISMO - TURISMO SUSTENTÁVEL - ECOTURISMO VISÃO CLÁSSICA DO TURISMO TURISMO DE NATUREZA TURISMO SUSTENTÁVEL ATENDE AOS PRINCÍPIOS DO TURISMO SUSTENTÁVEL E DO ECOTURISMO ATENDE AOS PRINCÍPIOS DO ECOTURISMO TURISMO URBANO TURISMO DE PRAIA

Princípios do Turismo Sustentável - CBTS NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da sustentabilidade - Requisitos Princípios do Turismo Sustentável - CBTS Respeitar a Legislação Vigente Garantir os Direitos das Populações Locais Conservar o Ambiente Natural e sua Biodiversidade Considerar o Patrimônio Cultural e Valores Locais Estimular o Desenvolvimento Social e Econômico dos Destinos Turísticos Garantir a Qualidade dos Produtos, Processos e Atitudes Estabelecer o Planejamento e a Gestão Responsáveis A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

Conceito da Norma Sistema de Gestão da sustentabilidade AMBIENTAIS ECONOMICOS SOCIO-CULTURAIS NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da sustentabilidade - Requisitos A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.

NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da sustentabilidade - Requisitos Programa de Certificação em Turismo Sustentável - PCTS parceria apoio

MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA Destinos Empreendimentos Pessoas NBR Serviços de qualidade Políticas públicas Mais e melhores turistas Boas práticas Meio educacional Trabalho e renda Sist. Certificação MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA

Muito obrigado ! José Wagner Fernandes 71 – 3324 4446 cb54@abnt.org.br wagner@hospitalidade.org.br A competência do profissional é formada ao longo da sua vida e tem uma relação estreita com a empregabilidade ou sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Dentro desse conceito existem conceitos mais amplos, como as habilidades e a capacidade do indivíduo de aprender e atuar com autonomia. Parece haver uma indicação de que o desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e de gestão concorrem para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo, da sua capacidade para aprender e consequentemente para atuar com autonomia o que pode leva-lo a uma maior empregabilidade. Como parece que o emprego é um artigo em extinção, esse desenvolvimento é também vital para que o indivíduo mantenha-se no mundo do trabalho.