INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM CIÊNCIAS HUMANAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Advertisements

YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
Que valores você atribuiria a estes objetos?
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Para refletir... e mudar!!!.
Santiago Alves de Siqueira
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
De: Silvia Schmidt. De: Silvia Schmidt Pai, Toma minhas mãos, que são parte da obra que Tu assinaste: eu mesmo. Olha as linhas que são os traços do.
AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O ESTRANHO.
Os níveis básicos da leitura
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
DIA DA POESIA.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
O GUARDADOR DE REBANHOS
Redação de sínteses Rodney Caetano.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Clique para passagem de slides
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
APRENDIZ DA VIDA!.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Prof. Carlos Eduardo Lara
1º Encontro de Núcleo do Projeto Pratigi pela Educação
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Sujeitos escolares, mas, certamente, contribuem para a riqueza do trabalho que estar por vir. Até o momento, consegui perceber as transformações no mundo.
A carta do leitor.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PRONOME RELATIVO.
Universidade Federal do Amapá
Forma Canônica e Definições
O carro.
A Tábua.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Pão Com Manteiga.
RESUMO.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
As intervenções verbais do terapeuta
O que é, formas de praticar, porque se deve evitar e como é punível.
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Uma Resposta Inteligente.
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Plantador de vidas. Soélis Sanches De família humilde, trabalhadora e lutadora, a vida não me proporcionou condições favoráveis para que pudesse estudar.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
E mais versos para crianças
APRENDIZ DA VIDA!.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
A leitura: uma prática cultural
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Justiça Quando criança eu tinha a mania de me sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não me tinham feito justiça, sem perceber que, para.
Transcrição da apresentação:

INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM CIÊNCIAS HUMANAS Redação da Investigação APPI/ 2012 -Doutorado em Educação Ana Elisa Prates

Como escrever um trabalho científico de modo a manter as exigências normativas e, ao mesmo tempo, cativar o leitor?

“... deve-se evitar toda prolixidade e todo entrelaçamento de observações que não valem o esforço da leitura. É preciso ser econômico com o tempo, a dedicação e a paciência do leitor, de modo a receber dele o crédito de considerar o que foi escrito digno de uma leitura atenta e capaz de recompensar o esforço empregado nela.” Shopenhauer; Arthur. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2005. Pg.93

“Quando eu era criança, minha família mudou-se para o Rio de Janeiro “Quando eu era criança, minha família mudou-se para o Rio de Janeiro. Em nossa casa, circulavam jornais e revistas, mas não havia um grande acervo de livros; acho que foram sendo deixados para trás por causa de nossa vida cigana. Meu pai tinha (e ainda tem) o hábito de dar muitas coisas e, cada vez que, em conseqüência de seu trabalho, éramos destinados a uma nova cidade, muitos objetos ficavam pelo caminho, para a alegria dos porteiros e zeladores dos prédios onde, até então, morávamos, e para surpresa de minha mãe, na hora em que percebia a falta dos pertences. Nessa época, meus avós residiam em Porto Alegre, e eu relato isso porque minha relação com meu avô materno faz parte da minha história de leitura e de minhas primeiras aventuras na escrita, mesmo antes de saber escrever.” Zancani; Cristine Lima. Um Clic para perpetuar a felicidade clandestina: reflexões sobre mediação de leitura.2008

“A tese que ora apresento tem em vista satisfazer a necessidade de comprovar algumas questões já levantadas por mim na Dissertação de Mestrado, em que o tema principal se desenvolvia a partir da análise de uma edição ilustrada do texto integral Peter Pan e Wendy, traduzido por Ana Maria Machado a partir do original em inglês de James Matthew Barrie. A partir daquela análise, eu vislumbrei um tipo de leitor não limitado ao verbal, mas cuja consciência integraria o próprio objeto-livro em sua memória afetiva, influenciando na sua compreensão do texto literário e no grau de prazer proporcionado por sua leitura. No trabalho que lhe dá continuidade, prossigo ao redor desse tema e dessa obra fascinantes; sua originalidade consiste justamente na passagem de uma suposição teórica à prática, ou seja, é preciso nesse momento verificar empiricamente se tal vislumbre se confirma.” Mastoberti; Paula. Poéticas verbais e visuais em Peter Pan e Wendy: o encontro empírico entre o livro e o leitor na cultura das mídias, 2012.

“O presente trabalho tem como enfoque a criação de uma proposta para a formação do mediador de leitura literária, fundada nos resultados de uma experiência empírica de pesquisa, tendo como amostra as professoras responsáveis pelas bibliotecas escolares municipais de São Leopoldo.” Lourenço, Katiane Crescente. Biblioteca escolar: da mediação à prática de leitura, 2010.

Plágio: consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes. Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor, ou assemelhado. (CNPq) Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores. (CNPq) ÉTICA E INTEGRIDADE NA PRÁTICA CIENTÍFICA CNPq (http://www.leituracritica.com.br/rev11/julga/julga11.htm)   CARTILHA SOBRE O PLÁGIO Universidade Federal Fluminense Como questão institucional (http://www.leituracritica.com.br/rev11/decis/decis8.htm)

DEU BLOQUEIO. NÃO SABE COMO COMEÇAR A ESCREVER DEU BLOQUEIO? NÃO SABE COMO COMEÇAR A ESCREVER? TUDO QUE ESCREVE PARECE BOBAGEM? VOCÊ NÃO É ÚNICA...