MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
CONCEITOS PRELIMINARES
Análise Microeconômica FACCAT
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
MERCADO CATARINA E FABIANY
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
Mercado Introdução MERCADO
Fundamentos de Economia
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Gestão de Projetos.
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Decisões de Localização
Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Análise de Projetos Determinação do Tamanho ou da Escala do Projeto.
P4 Ao preço p4 > p3 qual a quantidade que os consumidores domésticos estariam dispostos a comprar? E que quantidade seria produzida no país? Em uma economia.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
Repensando a Logística
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Conceitos Básicos de Estoques
MARSHALL( ) Escola de Cambridge
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
Professor Fernando Castro Vieira Filho
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
MATRIZ BCG.
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Técnico Contabilidade
Curso: Engenharia de Produção
PREÇO.
Avaliação Econômica de Projetos - TAMANHO
Assuntos preliminares
CONTABILIDADE SOCIAL Mensurar a atividade econômica e social em seus múltiplos aspectos. Sistematizar regras para a produção e a organização contínua de.
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Determinantes das estruturas
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
INFLAÇÃO.  INFLAÇÃO – aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços;  DEFLAÇÃO – o conceito inverso ao de inflação.
Oferta de Mercado Aula 5.
BOA NOITE.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Logística Empresarial
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
Transcrição da apresentação:

MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.

MERCADO Conceitos básicos Procura e oferta Procura e renda Elasticidade Preço Renda

MERCADO Estrutura mercadológica Concorrência perfeita Monopólio Concorrência monopolista Oligopólio Monopsônio Oligopsônio Concorrência monopsonística

ESTUDO DE MERCADO DEFINIÇÃO: É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de distribuição de venda, comercialização e preços de venda.

Didaticamente dividi-se o estudo de mercado em duas partes: Levantamento estatístico e identificação do produto Estudo de mercado (propriamente dito)

Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto): Produção (mercado interno e externo); Importação, Exportação e Variação de Estoque; Preço do produto, da Matéria-Prima (mercado interno e externo), se importado: preço FOB e CIF; Produto Interno Bruto, renda Per-capta, Renda Regional;

Fase I (levantamento estatístico e identificação do produto): População, distribuição por regiões, faixa etária, sexo e nível cultural; Consumo Per-capta; e Capacidade nominal instalada e efetiva atual e futura (empresas já instaladas e aquelas que pretendem se instalar).

Fase II (estudo de mercado): Identificar seus concorrentes; Tipo de concorrência; Verificar a demanda aparente e efetiva (esta quando for possível) do produto a ser comercializado; Analisar o produto do ponto de vista local;

Fase II (estudo de mercado): Fornecimento de matérias-primas, condições de suprimento e preço; e Sempre implantar uma unidade produtiva compatível com a adequação do mercado consumidor.

Evolução do Consumo Consumo Aparente (Ca) Ca = P + M – X Onde: Ca = Consumo Aparente P = Produção M = Importação X = Exportação

Evolução do Consumo Consumo Efetivo (Ce) Ce = P + M – X +Ve Onde: Ce = Consumo Efetivo P = Produção M = Importação X = Exportação Ve = Variação de Estoque

MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS: Média Aritmética (juros simples) VF = VP (1 + i.n) Logo: VF -1 VP i = n

MÉTODO DE MODELOS MATEMÁTICOS: Média Geométrica (juros compostos) VF = VP (1 +i) Logo: n VF i = -1 VP

TAMANHO OU ESCALA

TAMANHO É definido pela capacidade de produção, assim como, em termos das unidades ou do valor produzido.

TAMANHO Capacidade de produção Conceito técnico: Identifica a capacidade com o máximo de produção obtenível de determinados equipamentos. Conceito econômico: a capacidade é definida com o nível de produção que reduz ao mínimo os custos unitários, ou seja eleva ao máximo os lucros.

TAMANHO O TAMANHO ÓTIMO A mais alta rentabilidade, ou a maior diferença entre os custos e benefíçios privados do ponto de vista do empresário privado.

TAMANHO Tamanho e mercado LIMITAÇÕES PRÁTICAS DO ESTUDO A magnitude do mercado estabelece o limite máximo para o tamanho do projeto.

TAMANHO Tamanho mínimo da fábrica seja maior que o mercado (o projeto não pode ser executado) Igual ao mercado (possível executar, mas pouco seguro) Menor que o mercado (o mercado não é fator limitante).

TAMANHO Tamanho e tecnologia A tecnologia estabelece escalas mínimas de produção, abaixo dos quais os custos seriam excessivamente altos.

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO A localização ótima é aquela que dá maior diferença entre receitas e custos, ou seja , que dá maior lucro possível para a empresa num prazo de tempo compatível com a vida útil do empreendimento no local.

LOCALIZAÇÃO O método dos orçamentos comparados Fatores locacionais Quantitativos Qualitativos

LOCALIZAÇÃO Fatores quantitativos mais relevantes Tornam a localização dependentes das entradas Tornam a localização dependentes das saídas Tornam a localizaçào dependentes do processo Impostos, fatores legais e incentivos

LOCALIZAÇÃO Fatores qualitativos Dizem respeitos as preferências pessoais.

LOCALIZAÇÃO Aplicação do método dos orçamentos comparados Seleção dos fatores locacionais mais importantes Escolha das zonas Pesquisas locais nas zonas pré-qualificadas Atribuição de pesos Comparação final.

LOCALIZAÇÃO Localização e expansão A localização de um processo de produção envolve um horizonte de planejamento relativamente longo (em geral, de 10 a 30 anos), é necessário que a empresa tenha em mente este caráter de permanência.

Exercício