exemplos e aplicaçãoes da TRANSFORMADA EM ONDELETAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecânica Quântica: Função de Onda
Advertisements

Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
Amostragem/Reconstrução
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Capítulo 2 - Derivadas No final do capítulo 1, já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando.
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
por Fernando Luís Dotti
Sinais e Sistemas – Capítulo 2
Sinais e Sistemas – Capítulo 3
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 3
Sinais e Sistemas – Capítulo 3
Sinais e Sistemas – Capítulo 7
Transformada de Fourier (TF)
Temas de DSP Conceitos básicos de Sinais.
Prof. Eduardo Leivas Bastos
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
1.1. CONTROLE DIGITAL SISTEMAS DE CONTROLE DIGITAL podem executar duas funções: SUPERVISÃO (externa à malha de realimentação): sincronismo de tarefas,
£ { f(t) } = F (s) = 0+ f(t) e-st dt
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO DE MÁQUINAS Capítulo 3.3 – Avaliação de falhas com o uso de técnicas.
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Fundamentos de Análise de Sinais
Sinais e Sistemas Introdução 1. Definição 2. Classificação de Sinais
Estatística e Probabilidade
Prof. Roberto Cristóvão
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Prof. Roberto Cristóvão
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Sistemas e Sinais (LEIC) – Capítulo 10 – Transformadas de Fourier
Sistemas e Sinais (LEIC) – Análise em Frequência
Fundamentos de Análise de Sinais
Fundamentos de Telecomunicações
TRANSFORMADA DE FOURIER
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Ondaletas: Uma Necessidade?!
Curso de Processamento Digital de Sinais e Imagens
Transformada de fourier (ft)
1 - Equações Diferenciais Ordinárias
Processamento de Sinais
Instituto de Sistemas e Robótica - Instituto Superior Técnico
Forma de ondas & Taxa de amostragem
Mecânica Aplicada Vibrações Aula 1.
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Conteudo: Sistemas com resposta inversa
Aluno: Rómulo Marlon Ramos Avalos Gil Santos, Edmundo Hoyle.
Transformada de Fourier
Para um sinal determinístico x(t), o espectro é bem definido: Se
O áudio.
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
Prof. José Mauricio Neto
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Processamento de Imagens
Descrição Bivariada Comparando Duas Distribuições
TRANSFORMADA DE FOURIER
Princípios de Análise 1. O domínio de informação de um problema deve ser representado e compreendido. 2. Modelos que descrevam a informação, função e comportamento.
Análise Espectral Jean Baptiste J. Fourier ( )
Sistemas e Sinais Transformada de Fourier Discreta DEEC/ ISTIsabel Lourtie TRANSFORMADA DE FOURIER DISCRETA Transformada de Fourier de sinais discretos.
Ciclos Anuais Complexos Angie Topp Paredes Eduardo Marcos de Jesús Fernando J. Méndez Francisco das Chagas V. Júnior.
Fundamentos de Redes de Computadores
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Correlação de sinais  Correlação cruzada  Exemplo correlação  Autocorrelação  Propriedades da correlação  Exemplo.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução  Séries de Fourier  Potência de sinais periódicos  Espectro de sinais periódicos.
PC - Semana61 MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
DsPIC – Aula 3 Prof. Ricardo Teixeira Especialização em Sistemas Embarcados POLI – UPE.
Transcrição da apresentação:

exemplos e aplicaçãoes da TRANSFORMADA EM ONDELETAS Marcelo Schneider - meteorologista –

__________TRASNFORMADADA DE FOURIER Os analistas de séries temporais têm a sua disposição diversas ferramentas. Talvez a mais conhecida seja a análise de Fourier, que decompões um sinal em diferentes freqüências de harmônicos na forma de senos. Uma outra maneira pensar na análise de Fourier é como sendo uma técnica matemática para transformar nossa idéia do sinal que se baseia no tempo para uma relação baseada na freqüência

__________TRASNFORMADADA DE FOURIER Em muitas casos de séries temporais, a análise de Fourier é extremamente útil porque o conteúdo da freqüência do sinal é muito importante. No entanto a análise de Fourier tem um inconveniente sério. Na transformação ao domínio da freqüência, a informação do tempo é perdida. Ao olhar a transformada de Fourier de um sinal, é impossível dizer quando um evento particular ocorreu. Se as propriedades do sinal não mudarem muito com o tempo -- isto é, “sinais estacionários” -- este inconveniente não é muito importante. Entretanto, a maioria de sinais interessantes contêm características não estacionárias, com inúmeras transições: desvios, tendências, mudanças abruptas, e começos e fins dos eventos. Estas características são frequentemente a parte mais importante do sinal, e a análise de Fourier não é adequada para detectá-las.

__________TRASNFORMADADA DE FOURIER Em um esforço corrigir esta deficiência, Dennis Gabor (1946) adaptou a transformada de Fourier para analisar somente uma pequena seção do sinal em um dado momento -- uma técnica chamada “janelamento” do sinal. A adaptação de Gabor, chamada de transformada de Fourier de curto tempo, traça um sinal em uma função bidimensional do tempo e da freqüência.

__________TRASNFORMADADA DE FOURIER A STFT representa um certo compromisso entre a visão baseada no tempo e na freqüência de um sinal. Fornece alguma informação sobre ambos quando e em que freqüências um evento do sinal ocorre. Entretanto, pode-se somente obter esta informação com precisão limitada, e essa precisão é determinada pelo tamanho da janela. Quando o compromisso da STFT entre o tempo e a informação da freqüência puder ser útil, o inconveniente é que uma vez que você escolhe um tamanho particular para a janela de tempo, a janela é a mesma para todas as freqüências. Muitos sinais requerem uma aproximação mais flexível -- onde podemos variar o tamanho da janela para determinar mais exatamente o tempo ou a freqüência.

Análise de Ondeletas A análise de Wavelets, ou análise de ondeletas (“ ondinhas” ) representa uma etapa lógica seguinte: uma técnica de janelamento com regiões de tamanho variáveis. A análise de Ondeletas permite o uso dos intervalos longos do tempo onde nós queremos uma informação que possui frequencia mais baixa, e regiões de intervalo mais curto onde queremos informação com alta freqüência.

__________________Análise de Ondeletas fixo Tamanho variável Observa-se que a análise de Ondeletas não usa uma região de tempo-freqüência, mas sim uma região em tempo-escala.

__________________Análise de Ondeletas Escala x freqüência: Onde: a é uma escala. é o período de amostragem. Fc é a freqüência center de um wavelet no hertz. O Fa é a pseudo-freqüência que corresponde à escala a, em hertz.

__________________Análise de Ondeletas Uma das principais vantagens osbtidas pela Ondeleta é a habilidade de executar a análise local -- isto é, para analisar uma área localizada de um sinal mais estenso. - Considere um sinal senoidal com uma descontinuidade pequena – pouco visível. Tal sinal facilmente podia ser gerado no mundo real, talvez por uma flutuação de energia ou por um ruído.

__________________Análise de Ondeletas A plotagem dos coeficientes de Fourier deste sinal não mostra nada que interesse particularmente: um espectro liso com os dois picos que representam uma única freqüência. Entretanto, o plot dos coeficientes da Ondeleta mostra claramente a posição exata e o tempo da descontinuidade.

__________________Análise de Ondeletas análise de Ondeletas é capaz de revelar aspectos como: tendências; pontos de “quebra”; descontinuidades em derivadas mais elevados; Auto similaridades. Assim possibilita uma diferente visão dos dados em relação à técnicas tradicionais. A TO pode frequentemente comprimir ou tirar ruídos de sinais sem degradação apreciável.

__________________Análise de Ondeletas Uma wavelet tem um forma de onda com duração efetivamente limitada que tem um valor médio de zero. Compare wavelets com ondas seno, que são a base da análise de Fourier: - Senoidais não têm duração limite-- estendem de menos a mais infinito. - onde senoidais são lisas e previsíveis, wavelets tendem a ser irregulares e asimétricas.

TRANSFORMADA DE ONDELETA CONTÍNUA Matematicamente, o processo da análise de Fourier é representado pela transformada de Fourier: Que é a soma sobre todo tempo, do sinal f (t) multiplicado por um exponencial complexo (Recorde-se que um exponencial complexo pode ser decomposto em componentes senoidais reais e imaginários). Os resultados da transformada são os coeficientes de Fourier , que quando multiplicado por uma senóide de freqüência , produz os componentes senoidais constituentes do sinal original.

TRANSFORMADA DE ONDELETA CONTÍNUA Similarmente, a transformada contínua de ondeleta é definida como a soma sobre toda o tempo do sinal multiplicado por versões escalonadas e transladadas da função wavelet. Os resultados CWT são muitos coeficientes C da ondeleta, que são função da escala e posicão. Multiplicando-se cada coeficiente pela apropriadamente escalonada e transladada ondeleta obtém-se as onedeletas constituentes do sinal original:

Função Morlet