Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público NEGOCIAÇÃO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR PÚBLICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade
Advertisements

USO DA LEI MUNDIAL DA SAÚDE EM CAMPANHAS DE ADVOCACIA DA SAÚDE PÚBLICA
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Proposta de Reestruturação da Mesa Estadual de Negociação do SUS
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CAPITALISMO PAULO ROGÉRIO C. DE ARRUDA CURSO: HISTÓRIA PROFª: DEJALMA CREMONESSE.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PERSPECTIVAS DAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
Capacidade Qualidade.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
Gestão, crise fiscal e desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
RESPONSABILIDADE SOCIAL
SINP Sistema de Negociação Permanente
Novos Fundamentos e Velhos Problemas Presidência da República Casa Civil Amir Khair 3 de Junho de 2005.
Empresa Privada – Grandes empresas
Fundamentos de Economia
Médica Previdenciária
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SEUS PRINCIPAIS
Avenida do Imperador, 1649 – Benfica
Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Rio de Janeiro, agosto de 2010
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Fazenda
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Plano Nacional de Educação
SEMINÁRIO DO CONE SUL “ ECONOMIA INFORMAL, SINDICALISMO E TRABALHO DECENTE” Montevideo, Uruguay de junho e 01 de julho de 2004 CLAUDIO OLIVEIRA.
Políticas públicas e cidadania
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A negociação coletiva no setor público federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília,
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Planejamento Estratégico
O que é o conselho? O conselho é uma representação do povo, que tem a finalidade de participar, junto ao Poder Público, lutando pelos interesses das coletividade.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2009 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 27 de agosto de 2008.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2007 PROJETO DE LEI Abril de 2006.
APONTAMENTOS PARA O DEBATE SOBRE GUARULHOS. • A cidade ganha projeção nacional no momento em que o país passa a se industrializar de maneira planejada.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
A Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Prefeitura Municipal: um plano de carreira e remuneração.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Flávio Tonelli Vaz – junho de  O servidor do povo e o servidor do governo  Princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, proporcionalidade.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Noções gerais de Economia
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Cargos e Salários Material para avaliação
AÇÕES DE GOVERNO REGIÃO FUNCIONAL 3 GOVERNADORA YEDA CRUSIUS Janeiro/ VACARIA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GOVERNO.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Proposta de reajuste para os servidores públicos federais Ministério do Planejamento | Junho de 2015.
Governos populistas Ditadura Civil Militar.  Industrialização como forma de agir/pensar do governo;  Assistencialismo básico aos cidadãos, empregos.
As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre.
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Uma breve reflexão sobre a greve dos/as docentes da Ufac de 2015.
PROGRAMA MERITOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PROJETO GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS 30/11/2015.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
62º FONAC Salvador - BA. Situação Passada Descontrole Situação Passada Descontrole Falta de diálogo Descumprimento de acordos Greves constantes Resultados.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público NEGOCIAÇÃO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR PÚBLICO UMA VISÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO NO BRASIL

Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público VISÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO NO BRASIL 1. SITUAÇÕES E CONSEQÜÊNCIAS Sem negociação (autoritarismo, restrição orçamentária ou confronto deliberado) Negociação desregrada (governo sensível à opinião pública) Negociação sistematizada (a mão dupla, convênio X lei) Legislativo: a segunda rodada

Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público VISÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO NO BRASIL 2. A DISPUTA PELOS RECURSOS: ORÇAMENTO E LRF Carga tributária, nível de arrecadação, previsão orçamentária, erros de planejamento Investimento em pessoal X investimento direto para a população Negociadores e administração: relações

Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público VISÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO NO BRASIL 3. SOCIEDADE CIVIL E PUBLICIDADE A negociação como assunto privado Composição dos representantes da sociedade civil Divulgação das informações, calendários e agendas O papel da imprensa A batalha ideológica e cultural

Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público VISÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO NO BRASIL 4. SERVIDORES PÚBLICOS E SINDICATOS: A FORÇA DA TRADIÇÃO Participação na PEA e no mercado formal Níveis salariais. Distribuição salarial. Estrutura de cargos O conceito de carreiras essenciais Negociação centralizada X segmentada A composição da bancada sindical O peso da política partidária A inércia: data-base, lista de reivindicações, passivo trabalhista, reajuste linear, reposição de inflação

Curso Negociação para a Democratização das Relações de Trabalho no Setor Público VISÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO NO BRASIL 5. O ANDAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES Mapeamento do peso de cada reivindicação Planejamento: calendário, dosagem e composição das ofertas O papel dos bastidores Mandato como balizador A valorização das mudanças e conquistas A concepção da reestruturação do Estado