Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Advertisements

Desastres e desenvolvimento
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
ad – direção para, tendência para;
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Empreendedorismo & Informática
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
O Marxismo de Adam przeworski
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
I Congresso de Executivos das Associações do
- Um novo tempo de Competitividade -
Joseph Schumpeter: capitalismo, inovação e empreendedorismo
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
A estrutura do artigo de opinião
TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - faculdades e universidades em melhores condições para facilitar a transição. - instituições do saber além de instituições.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais
À BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS Princípios de Antony D’Souza no livro “Developing the Leader within you”\
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo.
Solidificando seus relacionamentos
Planear a mudança Tomar controle.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
Política Arquivística Prof. Dr. Josemar Henrique Aula 6.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Novembro de 2006 Orçamento e Reforma Política. 2 I - Crescimento, Investimentos e Situação Fiscal.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
(Notas João Filipe Matos, 2004)
DIREITO AMBIENTAL PROFA. CAMILA ILÁRIO.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Questões sobre quatro quadrados
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Segurança Internacional
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
Perguntas frequentes em uma entrevista
MARKETING PESSOAL MARKETING PESSOAL MARKETING PESSOAL Professor: Sandro Ergang.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
ACOLHIMENTO AOS NOVOS GESTORES - PARANÁ Curitiba, abril de 2013 OFICINA: INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O PLANEJAMENTO DO SUS “O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA.
Transcrição da apresentação:

Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília ENAP – Oficina de Políticas Públicas Como uma questão ganha precedência na agenda governamental? Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Como explicar deslocamentos de problemas na Agenda Governamental? Problemas: identificação, indicadores e soluções Acontecimentos, crises, experiência prévia e símbolos Feedback sobre programas existentes Orçamento (restrição ou propulsão) Comunidade de experts: pesquisadores, assessores, técnicos, acadêmicos, analistas de grupos de interesse. Empreendedores de poltícas

Como explicar deslocamentos dentro da Agenda Governamental? Direção do vento (politics): estado de espírito do país; campanhas de grupos de pressão; resultados eleitorais; distribuição partidária/ideológica do Congresso; mudanças na composição do governo

Janelas de Política “Quando se faz lobby por algo, o que se deve fazer é montar a sua coalizão, se preparar, alinhar as suas forças políticas e, então, sentar- se e esperar por um evento fortuito. (...) Da forma que vejo, aqueles que tentam defender alguma mudança são como surfistas esperando ‘a grande onda’. Eles vão lá, ficam em posição, prontos para remar. Se você não está preparado para remar quando ‘a grande onda’ vier, você não vai pegá-la” Definição de um lobbista de Washington

Quando abrem as Janelas? Mudanças na ‘direção do vento’ ou emergência de novos problemas Previsivelmente: quando se trata de uma decisão com prazo definido para ser tomada e/ou revista; por exemplo, renovação de um programa; definição do orçamento; definição da taxa de juros (no Brasil) Imprevisivelmente: decisão motivada por eventos não antecipáveis por exemplo, catástrofes naturais; choques econômicos; desastres ecológicos; revoltas sociais

Empreendedores de Políticas O que fazem? Provêem as condições básicas para a adoção, a mudança e/ou a sustentação de políticas São defensores e viabilizadores de soluções Condições: identificação de problemas, alternativas técnicas, apoio político Qualidades requeridas? Capacidade de compreender argumentos técnicos, defender e negociar Capacidade de formar equipes competentes Estabelecer redes de relações pessoais Criatividade

Transbordamentos Mudanças de políticas públicas tendem a ocorrer gradual e incrementalmente Mas quando novas janelas são abertas, mudanças mais radicais podem a ocorrer Essas mudanças – de princípios – podem transbordar para outras áreas de política Por que ocorrem transbordamentos? Cópia do que parece funcionar e outras áreas Atração da atenção do público Derrota dos mais resistentes dentro ou fora da coalizão governamental à generalização do novo princípio