AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO
Advertisements

Integração de Sistemas e Inteligência em Informações de Governo
PLANO DE PRIORIZAÇÃO DO USO DO PREGÃO ELETRÔNICO
Otimização das Compras de Medicamentos
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens SCDP
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PROGRAMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DO APARELHO DO ESTADO EUROBRASIL 2000 Janeiro, 2005.
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Senarc: atribuições institucionais
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Programa de Qualidade do Gasto
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Portal dos Convênios – SICONV
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
2o Seminário Sistema de Custos no Setor Público
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
Relatório da Ação Governamental RAG
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças
CARTÃO DE PAGAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PAULO M. BUSS.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Dirad – IV Encontro de Gestão
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Excelência na Gestão Pública
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Introdução à Gestão Pública
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Gestão por competência
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
O PROGRAMA Secretaria de Administração e Reforma do Estado.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Transcrição da apresentação:

AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO Efetividade – é a medida do grau de atingimento dos objetivos que orientaram a constituição de um determinado programa, expressa pela sua contribuição à variação alcançada dos indicadores estabelecidos no plano Plurianual. Eficácia – é a medida do grau de atingimento das metas fixadas para um determinado projeto, atividade ou programa em relação ao previsto.  Eficiência – é a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta para um projeto, atividade ou programa frente a padrões estabelecidos.

MODELO DE INTEGRAÇÃO Decisão / Plano / Orçamento / Execução / Avaliação SOCIEDADE PODER LEGISLATIVO ÓRGÃOS CENTRAIS SETORIAIS GERENTES DE PROGRAMAS ORDENADORES DE DESPESAS DECISÕES POLÍTICAS / ESTRATÉGICAS OPERACIONAIS ADMINISTRATIVAS VISÃO / OBJETIVO IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS FEEDBACK PLANO PROGRAMAS OBJETIVOS E INDICADORES EFETIVIDADE PRODUTOS E METAS EFICÁCIA ORÇAMENTO AÇÕES PROJETOS / ATIVIDADES PRODUTOS / AÇÕES CUSTOS EFICIÊNCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO OBJETO DE MENSURAÇÃO EXECUÇÃO

EIXOS PRINCIPAIS Atuação sobre o ciclo de gestão pública - planejamento, execução, controle e avaliação- visando: A melhoria da qualidade do gasto público A qualidade e desburocratização dos serviços públicos prestados ao cidadão e a competitividade sistêmica do país.

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços adquiridos pela União. PANORAMA: R$ 13,9 bilhões em bens e serviços adquiridos pela União em 2004 3.076 unidades compradoras da Administração Federal Direta, Autárquica e Fundacional 214 mil fornecedores cadastrados 337 mil processos administrativos de contratações Fonte: SIASG 2004

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Fonte: SIASG 2004

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Dispensa (divisão por situações) Fonte: SIASG 2004

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços adquiridos pela União. FOCO - otimização dos processos licitatórios mediante intensificação do uso de meios eletrônicos. Especificação dos bens e serviços (relação custo x benefício) Aumento da competitividade Redução dos custos de comprar e estocar Redução do tempo do processo de contratação

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços adquiridos pela União. AÇÕES (normativas): Projeto de alteração da Lei 8.666/93; Atualização do Decreto de Cartão de Pagamento (corporativo) do Governo Federal; Atualização do Decreto do Pregão

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços adquiridos pela União. AÇÕES (operacionais): Plano de priorização do uso do pregão eletrônico Implantação do sistema de controle de passagens e diárias Otimização das compras de medicamentos Mapeamento e redesenho dos processos de contratações públicas com análise de custos.

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços produzidos pela União. FOCO: Otimização dos processos de trabalho; Melhoria e integração dos sistemas estruturadores (SIAFI, SIDOR, SIGPLAN, SIAPE, SIASG e SIORG); Capacitação dos Recursos humanos.

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços produzidos pela União. AÇÕES: INFOVIA - BRASÍLIA; Padrões de interoperabilidade do governo eletrônico (e-PING); Programa Modernização do Poder Executivo Federal PMPEF; Integração dos Sistemas Estruturadores

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Redução de custos dos bens e serviços produzidos pela União. AÇÕES: Programas de capacitação EUROBRASIL DGOS

MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO Estreitamento da articulação federativa e da cooperação técnica no âmbito da federação. Aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e de transparência no uso dos recursos públicos. AÇÕES: Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do DF- PNAGE Programa de Modernização dos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios Brasileiros-PROMOEX

QUALIDADE E DESBUROCRATIZAÇÃO FOCO: No aumento da capacidade de gestão das organizações públicas. Na redução da carga burocrática imposta ao cidadão e ao sistema competitivo do país. Na melhoria da qualidade do serviços prestados ao cidadão.

QUALIDADE E DESBUROCRATIZAÇÃO AÇÕES: Fusão dos Programas da Qualidade no Serviço Público e Nacional de Desburocratização; Avaliação continuada da gestão; Prêmio Nacional da Gestão Pública; Desburocratização; Gestão do atendimento; Implementação de Unidades Regionais de Serviço;