FÓRUM NACIONAL DE PRÓ- REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Palmas, 27 de março de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE CUSTEIO PARA AS IFES
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração 1 Niterói, 24 de setembro de 2009.
APRESENTAÇÃO DA UFRN, ADAPTADA PARA UNIFESP 19/Novembro/2008.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
F Ó RUM NACIONAL DE PR Ó - REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRA Ç ÃO Salvador, 18 de setembro de 2008.
1.
IFESIFES INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃOFORPLAD COMISSÃO DE FINANCIAMENTO E ORÇAMENTO.
Auditoria do TCU nas IFES
FOR PLAD Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração PLANO DE TRABALHO Coordenação Rio de Janeiro, 30 de março de 2012.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO - FORPLAD - Manaus, 20 a 22 de junho de 2011.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Orientações para encerramento do ano letivo
GRUPO 1. 1) DADOS FINANCEIROS UNIFICAR OS DADOS DE SERVIDORES; POR NÃO HAVER CLAREZA SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE DADO PELO CENSO E PELO FATO DE QUE AS IFES.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Coordenação Geral de Redes Públicas
Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
Encontro de Multiplicadores de Produtos e Serviços ABRIL 2012.
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Sede Inmetro - RS Porto Alegre
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
A Educação a Distância é possível?
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
Ministério da Educação
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
O ENSINO DE JORNALISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade Federal do Tocantins.
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
lll REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.
Produções Importadas da Plataforma Lattes Produção Institucional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB
Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde SESu/MEC
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
Censo da Educação Superior 2015
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região Escola Judicial da 24ª Região Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Pesquisadores Institucionais
Equipe técnica – MEC/SESU/CGPO PANORAMA RESUMO : IFES VISITADAS PARA MONITORAMENTO IFES PROGRAMADAS PARA VISITAR IFES NÃO VISITADAS IFES.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ- REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Palmas, 27 de março de 2009

Indicadores de Gestão – TCU 2009 – Ano Base 2008 Processo Coleta por meio de planilha eletrônica (definida em conjunto com a comissão PingIFES) devido a restrição de prazo do TCU (Contas do Governo) Dificuldades A não sincronização dos indicadores com outros processos de coletas de dados, impedindo no momento a geração dos mesmos pelo PingIFES. Resultados CEFET-BA e CEFET-RJ não forneceram indicadores

Indicadores de Gestão – TCU 2009 – Ano Base 2008 Série Histórica da Rede de Universidades Federais (55 Unidades) Média de Indicadores Selecionados

Indicadores de Gestão – TCU 2009 – Ano Base 2008

Projeto RNP – Acesso a Campi do Interior – FASE I A SESu em parceria com a RNP esta realizando um trabalho para contratação de conexão de internet para os novos campi do interior Foram selecionados para a Fase I, 77 unidades de 35 Universidades (UFABC, UFAC, UFAL, UFAM, UFBA, UFC, UFCG, UFES, UFF, UFG, UFMA, UFMS, UFMT, UFOP, UFPA, UFPB, UFPE, UFPI, UFPR, UFRB, UFRN, UFRPE, UFRRJ, UFS, UFSCAR, UFSJ, UFSM, UFT, UFV, UFVJM, UnB, UNIFAL, UNIFESP, UNIPAMPA, UNIVASF)

Projeto RNP – Acesso a Campi do Interior – FASE I Status atual: RNP finalizando levantamento de dados específicos e estudo de capacidade de atendimento (velocidade e disponibilidade de operadoras) Preparação de cronogramas e previsão de lançamento do Edital para o mês de Abril Temos previsão de trabalhar com os campi novos do REUNI, a serem criados, em fase(s) posterior(es )

PingIFES – Coletas 2008 Processo de Coleta Realizado em 3 Etapas Envolvendo dados Acadêmicos, Orçamentário e Pessoal (Docentes e Técnicos) Processo de Verificação in-loco Três analistas in-loco utilizando a ferramenta PingIFES Manager Correção direta na ferramenta

PingIFES – Coletas 2008 Dificuldades Compreensão e absorção do modelo de dados e seus domínios Preenchimento da tabela de cursos Duplicações e qualidade da informação bruta (dados básicos) Comunicação entre SESu/IFES Atualização dos usuários do sistema Pouco acesso das IFES ao PingIFES Indicadores

PingIFES – Coletas 2008 Resultados Participação na coleta de 100% das IFES da matriz SESu (59 instituições) Melhora na qualidade dos dados, refletindo um trabalho interno de gestão de dados das IFES, mas ainda longe de um ideal, Vários relatórios de análise foram encaminhados as IFES. Cálculo do NFTE 2007 (Algumas inconsistências nos dados das IFES precisam ainda ser avaliados e tratados para o efetivo cálculo)

PingIFES – Coletas 2008 Resultados – Duplicações Absolutas (Registros exatamente iguais) e Sobras

PingIFES – Coletas 2008 Resultados – Duplicações Absolutas (Registros exatamente iguais) e Sobras na tabela pessoa

PingIFES – Coletas 2008 Avaliação – Tipo de Documento Pessoa

PingIFES – Coletas 2008 Avaliação – Tipo de Documento Pessoa

PingIFES – Coletas 2009 Modelo de Dados Disponibilização do modelo até 02/04/2009 Mudanças: Tabela CAMPUS, troca de Município e UF por CodMunicipio e inclusão da respectiva tabela de domínio TDM_MUNICIPIO, com todos os municípios (código IBGE, Nome e UF) Tabela PESSOA, troca de OrigemEstrangeiro por PaisOrigem e inclusão da respectiva tabela de domínio TDM_PAIS_ISO3166_1, com códigos de países segundo o padrão ISO Tabela DOCENCIA, inclusão de tabela de relacionamento entre VINCULO e TURMA, para associação do professor as respectivas turmas, e sua carga horária nesta turma.

PingIFES – Coletas 2009 Ferramentas – 2009 Pcollecta – Nova ferramenta que implementa o protocolo de comunicação do WebService PingIFES. Sistema de disponibilização e coleta de dados (inclusive permitindo operar com outros bancos referenciais além do modelo PingIFES), aprovações e ferramenta de ETL. Esta ferramenta está mais genérica, permitindo funcionar simultaneamente como coletora e coletada. PingIFES Manager - Utilizado para verificação/ajuste de dados e verificações in-loco Disponibilização das novas versões das ferramentas que compõe a Plataforma PingIFES até 02/04/2009

PingIFES – Coletas 2009 Workshops Realização de workshops regionais com a participação por IFES de um Técnico em Informática e uma pessoa da gestão da informação, que conheça bem os dados da Instituição e seu funcionamento. Foco dos workshops: - Qualidade e Integridade da informação. - Nova ferramenta pCollecta e processos de carga com conciliação de dados.

PingIFES – Coletas 2009 Workshops 2 e 3 de abril: Regiões Norte e Centro-Oeste UFG (Goiânia/GO) 7 e 8 de abril: Região Sudeste (menos o estado do RJ) UNIFESP (São Paulo/SP) 13 e 14 de abril: Região Nordeste UFRN (Natal/RN) 16 e 17 de abril: Região Sul (mais o estado do RJ) UFCSPA (Porto Alegre/RS)

PingIFES – Coletas 2009 Workshops Inscrições em 26/03/2009

PingIFES – Coletas 2009 Coleta de dados anos base 2008/2009 Coleta de dados envolvendo todas as informações do modelo de dados PingIFES para o ano base 2008 e oferta e ingresso para o ano base 2009 a ser realizada em maio de 2009 Objetivos da coleta: Coleta completa de dados do ano base 2008 e preliminares de 2009 Coleta para orçamento OCC, estudos de indicadores de gestão, estudos para ações afirmativas, acompanhamento REUNI entre outros

PingIFES – Coletas 2009 Verificação in-loco de dados do ano base 2008 Verificação de dados 2008 in-loco nas IFES, com a participação de analistas de própria instituição e 2 analistas externos (2 outras instituições) Todos os ajustes de dados necessários deveram ser obrigatoriamente feitos na base de dados PingIFES (no ato da verificação ou em prazo estabelecido pela SESu) O processo de verificação deve fazer uso da ferramenta PingIFES Manager local da instituição

PingIFES – Coletas 2009 Coleta de Ofertas de Vagas 2010 Coleta de dados envolvendo somente informações relacionadas a campi, cursos e ofertas de vagas a ser realizada no final do ano de 2009 (Previsão Out./Nov.) Objetivos da coleta: Consolidar a informação de campi/curso e sua consistência com os cadastros oficiais (INEP e CAPES) Verificar consistência no preenchimento da tabela cursos Obter dados de oferta 2010 para acompanhamento da execução do REUNI