RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Demonstração de Lucros ou Prejuízos
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Medida Provisória nº 2222/01 Art. 5º  Os optantes pelo regime especial de tributação poderão pagar ou parcelar, até o último dia útil do mês de janeiro.
CGPC / SPC / Colaboradores
Retirada da patrocínio Revisão normativa. PRINCÍPIOS GERAIS - ANAPAR Retirada de patrocínio é garantido pela LC 109/2001. A Resolução deve proteger os.
Seminário – Plano de Contas
Palestrante: Adv. Ricardo Só de Castro
Novo Plano Contas Resolução nº 28, de 26/01/2009 março 2009
Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC Audiência Pública nº 02/ de dezembro de 2010 Instrução que institui as demonstrações.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PETRÓPOLIS Julio Machado
REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Proposta para o Modelo de Previdência Complementar do Sistema Petrobras.
PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A Lei nº de 16/07/2008.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
A aplicabilidade das Leis Complementares 108 e 109
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
MUTUOPREV – ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Melhores Práticas de Gestão
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
O que significa repactuar o regulamento do Plano Petros?
Estrutura e Funcionamento da Previdência Complementar do Servidor público São Paulo, 15 de junho de 2012.
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
Assessoria Jurídica da Embrapa
As Atribuições do Conselho Fiscal
REGRA GERAL EM VIGOR (E.C. 41/03)
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Evenilson J.Balzer Fibra/ANCEP
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Reorganizações societárias e seus reflexos nos planos de previdência Rio de Janeiro, 30/8/2012.
Geraldo de Assis Souza Júnior
Processos de Migração entre Planos de Benefícios - Visão da Previc - Reunião da Comissão Nacional de Atuária
SOLIDARIEDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS NO CUSTEIO DE BENEFÍCIOS PROGRAMADOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: análise à luz da experiência dos servidores do.
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
Créditos Adicionais.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
02/08/2006. CONTEXTO PÚBLICO (Sistema PB) assistidos ativos BALANÇO 2005 Contribuições: R$ 840 milhões Contribuições: R$ 840 milhões Benefícios:
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Dividendo Obrigatório
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
Superintendência de Colegiados
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
FUNDOS DE PENSÃO Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Comemoração 25 anos A organização da Previdência Pública e Privada no país Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2008 Associação dos Aposentados e Pensionistas.
Previdência Complementar dos Servidores Públicos: um contraponto Palestrante: Adv. Ricardo Só de Castro.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
DIREITO CONSTITUCIONAL III
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
Créditos Adicionais.
RELACIONAMENTO BACEN x TN Antonio d’Ávila Carvalho Jr. Auditor Federal de Controle Externo.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Institui o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial - FUNREP.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC FUNPRESP-Exe Entidade e Plano de Benefícios Brasília, 25 de fevereiro de 2013.
FUNCEF : DÉFICIT, EQUACIONAMENTO E INICIATIVAS Representantes eleitos São Paulo/SP 02 MAI 2016.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
Retirada da patrocínio Revisão normativa. Pequeno histórico Mais antiga norma em vigor no sistema. CPC 06/88 regulamentava a Lei 6435, já revogada. Centenas.
Transcrição da apresentação:

RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR

RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 HISTÓRICO Aprovada em 2008 pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar – CGPC, hoje CNPC Os representantes da ANAPAR se retiraram da votação. A ANAPAR ajuizou ação ordinária ainda em tramitação A ANAPAR, em conjunto com a CONTRAF, questionou a constitucionalidade da Resolução por meio de ADIN O STF entendeu que não há inconstitucionalidade, mas pode haver ilegalidade. Primeiras vitórias em ações judiciais.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Art. 14. Deve ser integralmente destinado o valor apurado a título de reserva especial há mais de três exercícios ou, no caso de ter havido revisão voluntária, o seu remanescente. Art. 14. Deve ser integralmente destinado para revisão do plano de benefícios o valor apurado a título de reserva especial há mais de três exercícios ou, no caso de ter havido revisão voluntária, o seu remanescente Parágrafo único – O valor da reserva especial a ser destinado corresponde ao saldo positivo acumulado ao final dos três exercícios previstos no caput.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Art. 15. Para a destinação da reserva especial, deverão ser identificados quais os montantes atribuíveis aos participantes e assistidos, de um lado, e ao patrocinador, de outro,observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua constituição, a partir das contribuições normais vertidas nesse período. Art. 15. Para a destinação da reserva especial deverá ser observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua constituição, a partir das contribuições normais vertidas pelo patrocinador e pelos participantes e/ou assistidos nesse período.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Art. 17. Os valores atribuíveis aos participantes e assistidos e ao patrocinador, identificados na forma do caput do art. 15, serão alocados em fundos previdenciais segregados, constituídos especialmente para esta finalidade. Art. 17. Os valores atribuíveis aos participantes e assistidos, quando se tratar de revisão de benefícios ou redução de contribuições, e ao patrocinador, quando se tratar de redução de contribuições, serão alocados em fundos previdenciais segregados, constituídos especialmente para esta finalidade.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Art. 20. Cabe ao Conselho Deliberativo ou a outra instância competente para a decisão(...) deliberar, por maioria absoluta de seus membros, acerca das medidas, prazos, valores e condições para a utilização da reserva especial, admitindo-se, em relação aos participantes e assistidos e ao patrocinador(...) as seguintes formas, a serem sucessivamente adotadas: Art. 20. Cabe ao Conselho Deliberativo da EFPC deliberar, por maioria absoluta de seus membros, acerca das medidas, prazos, valores e condições para a utilização da reserva especial, admitindo-se as seguintes formas, a serem sucessivamente adotadas:

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR I - redução parcial de contribuições; I – em relação ao patrocinador e aos participantes e assistidos: a) redução parcial de contribuições; b)redução integral ou suspensão da cobrança de contribuições no montante equivalente a, pelo menos três exercícios;

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Art. 23. A destinação da reserva especial para melhoria dos benefícios dos participantes e assistidos está condicionada à sua previsão no regulamento e na nota técnica atuarial do plano de benefícios. Art. 23. A destinação da reserva especial para melhoria dos benefícios dos participantes e assistidos ou para criação do benefício temporário está condicionada à sua previsão no regulamento e na nota técnica atuarial do plano de benefícios.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Art. 25. A destinação da reserva especial por meio da reversão de valores de forma parcelada aos participantes e assistidos e ao patrocinador está condicionada à comprovação do excesso de recursos garantidores no plano de benefícios em extinção, mediante: Art. 25. A destinação da reserva especial, por meio da redução ou suspensão de contribuições de patrocinadores e participantes e assistidos, da melhoria de benefícios ou da criação de benefício temporário,está condicionada à comprovação do excesso de recursos garantidores no plano de benefícios, mediante a realização da auditoria prévia de que trata o artigo 27.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR I - a cobertura integral do valor presente dos benefícios do plano; e II - a realização da auditoria prévia de que trata o art. 27. EXCLUIR

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR § 1º A reversão de valores aos participantes e assistidos e ao patrocinador deverá ser previamente submetidas à SPC e somente deverão ser iniciadas após a aprovação de que trata o art. 26. § 1º A melhoria de benefícios ou a criação de benefício temporário deverão ser previamente submetidas ao órgão fiscalizador e somente deverão ser iniciadas após a aprovação de que trata o art. 26.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR DO EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT I - o déficit seja conjuntural, segundo o parecer atuarial; II - o valor da insuficiência seja inferior a 10% (dez por cento) do exigível atuarial; e III - haja estudos que concluam que o fluxo financeiro é suficiente para honrar os compromissos do exercício subseqüente DO EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT I - o déficit seja conjuntural, segundo o parecer atuarial; II - Excluir III - haja estudos que concluam que o fluxo financeiro é suficiente para honrar os compromissos do exercício subseqüente

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR FORMAS DE REVISÃO DO PLANO DE BENEFÍCIOS – Art. 30 I - aumento do valor das contribuições; II - instituição de contribuição adicional; III - redução do valor dos benefícios a conceder; ou IV - outras formas estipuladas no regulamento do plano de benefícios. FORMAS DE REVISÃO DO PLANO DE BENEFÍCIOS – ART 30 I - aumento do valor das contribuições; II - instituição de contribuição extraordinária a vigorar pelo período de até 10 (dez) anos; III - redução do valor dos benefícios a conceder na proporção da reserva individual ou do direito acumulado do participante; ou IV - outras formas estipuladas no regulamento do plano de benefícios.

RESOLUÇÃO CGPC 26/08 – PROPOSTAS DA ANAPAR RESOLUÇÃO ATUAL PROPOSTA DA ANAPAR Trata-se de inclusão § 2º A contribuição extraordinária dos assistidos prevista no parágrafo anterior será instituída de maneira proporcional à reserva individual do assistido e será instituída de maneira concomitante à redução dos benefícios a conceder, quando for o caso.