Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Parcerias operacionais:
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Cenários Macroeconômicos para o Brasil ( )
Aprendizado de Máquina
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
Por que Monitorar e Avaliar?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Rational Unified Process
Gestão e Governança de TI Parte 06
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Estatística Descritiva Aula 01
Metodologia Científica e Tecnológica
Metodologia da Pesquisa Social
Estrategia Jefferson Bueno.
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO
AUDIÊNCIA PÚBLICA TRE-MT TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO
Projeto INAF - População Carcerária
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
Sistemas de Informação Capítulo 6
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
Estatística Marco Antônio.
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
Qualificação da Saúde Suplementar Satisfação dos Beneficiários.
SEJAM BEM-VINDOS! PROFESSORES: LÚCIA HELENA ANASTÁCIO NOECI CARVALHO MESSIAS LUIZ GUSTAVO SANTANA.
Aprendizado de Máquina
A disciplina. A disciplina A disciplina Objetivos/perfil Atividades realizadas Métodos de avaliação.
Planejamento & Gestão de Performance Apresentação & Introdução
Estatística Descritiva (I)
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
DITEC – Diretoria Técnica
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS
Aulas 9,10 Fábio Nakano.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Técnicas de amostragem
Camadas da WS. Web semântica Evolução da web atual que visa dar significado semântico ao conteúdo da páginas da web, criando um ambiente onde agentes.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
EMPRESA JR 2013.
Inferência Estatística
Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Gestão pedagógica em EaD
NEPSO - AÇÃO SOCIAL IBOPE São Paulo, 10 de Maio de 2005.
Título de Eleitor.
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Estatística Aplicada Aula 8
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Alguns trabalhos. Contratante: Jardim Botânico do Rio de Janeiro “Um Jardim para todos” Responsabilidades: Planejamento da pesquisa Construção.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Entendendo a pesquisa eleitoral Método quantitativo Cálculo amostral Desenho amostral Inferência Construção do questionário Construção da base de dados Variáveis e índices Trabalho de campo Treinamento dos pesquisadores Supervisão do trabalho Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Usando a pesquisa eleitoral Objetivo da pesquisa Perfil do contratante: empresa jornalística Demanda do serviço Utilização dos resultados Perfil do contratante: políticos Perfil do usuário do serviço: eleitor/ leitor Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

A credibilidade da pesquisa eleitoral Veracidade da pesquisa Método científico Crítica metodológica Auditoria: fases da pesquisa (justiça eleitoral) Tendências e probabilidades Características do eleitorado Cenários prováveis Análise dos resultados Análise comparativa Apuração das urnas Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências BH, 16 a 18/06/2004 Neaspoc - UFOP Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências BH, 25 a 27/08/2004 Neaspoc - UFOP Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP