Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Entendendo a pesquisa eleitoral Método quantitativo Cálculo amostral Desenho amostral Inferência Construção do questionário Construção da base de dados Variáveis e índices Trabalho de campo Treinamento dos pesquisadores Supervisão do trabalho Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Usando a pesquisa eleitoral Objetivo da pesquisa Perfil do contratante: empresa jornalística Demanda do serviço Utilização dos resultados Perfil do contratante: políticos Perfil do usuário do serviço: eleitor/ leitor Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
A credibilidade da pesquisa eleitoral Veracidade da pesquisa Método científico Crítica metodológica Auditoria: fases da pesquisa (justiça eleitoral) Tendências e probabilidades Características do eleitorado Cenários prováveis Análise dos resultados Análise comparativa Apuração das urnas Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Exemplo: tendências BH, 16 a 18/06/2004 Neaspoc - UFOP Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Exemplo: tendências BH, 25 a 27/08/2004 Neaspoc - UFOP Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP
Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP