CASTRO, Alba Tereza Barroso de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Democracia A palavra democracia vem do grego.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
A Psicologia Sócio-Histórica
Direito da Economia Direito e Economia. Evolução das suas relações 29 de Setembro de 2010.
Direito da Economia – /13 Direito e Economia.
Saúde Bucal na esfera pública
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares Marlene Ribeiro.
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Ana Cristina Ghisleni
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Introdução ao conceito de Terceiro Setor
DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO
CIDADANIA.
Escola Superior de Guerra
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Nilva de oliveira brito dos santos
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Curso Direito à Memória e à Verdade
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
A sociologia de Florestan Fernandes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Marta Silva Campos Pós-doutorada em Serviço Social, professora associada e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família da PUC-SP; membro do.
Introdução a Questão Social
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
A Sociedade humana: generalidades
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Sociologia geral Introdução.
Introdução a Questão Social
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Política Educacional Brasileira
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Fonte principal: “A Inclusão do Outro” (1999)
REPRESENTAÇÕES DE INTERESSES, FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E HEGEMONIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Rejane de Oliveira Pozobon
As Concepções Pedagógicas.
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
Filosofia e Política.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Transcrição da apresentação:

Espaço público e cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt CASTRO, Alba Tereza Barroso de. Espaço Público e Cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt. In Revista Serviço Social e Sociedade, nº 59, São Paulo: Cortez Editora, 1999.

Nosso objetivo: discutir noções de esfera pública e cidadania.

A noção de espaço público em Hannah Arendt A partir do advento da modernidade Hannah discute o esvaziamento da esfera pública e o declínio do homem público, que têm implicações diretas com a perda de padrões tradicionais de análise. A história do mundo moderno é a história da dissolução do espaço público, fazendo emergir uma sociedade despolitizada e atomizada pela competição e por uma instrumentalização do mundo. (Telles,90) Fundamenta-se na tradição grega e romana, referenciando-se nas Revoluções americana e francesa na reconstrução da política por meio da constituição de uma esfera pública que, como a pólis, seja espaço do aparecimento e da visibilidade. O espaço público se constrói mediante manifestação livre e legítima dos indivíduos. *

A noção de espaço público em Hannah Arendt Na Antiguidade/Idade Média: => Fundamenta-se na tradição grega e romana, nas Revoluções Americana e Francesa, como referências autêntica na reconstrução de uma esfera pública que, como a pólis, seja espaço do aparecimento e da visibilidade. => Faz referência à pólis, situando-a em confronto com a família, diferenciando esfera pública e esfera privada: Esfera pública = espaço da liberdade para construção coletiva. (p.11; § 2) Esfera privada = espaço da atividades econômicas, necessárias à reprodução da vida – individualismo. (p. 11, último §)

A noção de espaço público em Hannah Arendt Refletir pág: 11 Esfera Pública na Modernidade => Inversão Histórica entre esfera pública e privada Esfera privada = Esfera da liberdade Esfera pública = Esfera da necessidade (perde sentido político) (p.12 §3º) O cidadão, autor da ação política, fica atomizado, privilegia os interesses privados => Retração dos princípios que caracterizam a Esfera Pública (ação, poder, política, liberdade e pluralidade) => Valorização dos princípios que caracterizam a Esfera Privada ( trabalho, violência, economia, necessidade e uniformidade. (p.13 § 5º)

A noção de espaço público em Hannah Arendt PONTOS DE ATENÇÃO: => O tipo de esfera pública defendido por Arendt distancia-se da configuração da esfera pública vinculada à formação da sociedade burguesa* (Habermas) p.14 2 e 3§ O Espaço público burguês ( criticas de Hannah Arendt ) => Espaço Público confundido com o Estado => A ordem burguesa privilegia o mercado , instrumentaliza as suas instâncias políticas e sociais para atender aos interesses econômicos => Na sociedade capitalista de mercado a esfera pública vai se modificando conforme evolui a ordem burguesa. :: Origem: manifesta-se através dos pequenos proprietários privados :: 2ª fase: emerge uma sociedade de classes (p. 14 último § ) => Esfera pública ampliada, assume o papel de intermediar relações de interesses entre estado e sociedade civil * Fundada a partir do século XVIII - Espaço aglutinador de interesses públicos dos sujeitos privados.

Concepções de esfera pública por Habermas => Esfera pública burguesa com função de mediar as necessidade da sociedade civil perante o poder estatal. A desagregação da esfera (espaço) pública burguesa ocorre quando na estrutura social emerge um público de pessoas privadas organizadas, substituindo o público composto por pessoas privadas individuais (p.. instaurada: Socialização do Estado e estatização da sociedade. (p.15; 6 §) Trata-se da emergência dos sujeitos coletivos que passam a assumir a tarefa de realizar mediação entre a sociedade civil e o Estado. Dialética instaurada: Socialização do Estado e estatização da sociedade. (p.15; último § )

Configuração do espaço público contemporâneo => Pressupõe um exercício de cidadania. => O entrecruzamento é a palavra definidora dos formatos atuais de relações entre o social, o econômico e o político. => A efetiva atuação dos sujeitos coletivos pode elevar o atual modelo de espaço público ao espaço de cidadania como sendo do aparecimento e da visibilidade.

O espaço público como espaço de cidadania => Requisitos para o espaço público contemporâneo: :: O resgate do político como valor ético e como espaço de aparecimento e da visibilidade é função legítima da democracia. :: A ideia de espaço público como um campo fértil para a cidadania vincula-se à visão de democracia, enquanto autonomia, colocando o indivíduo como o centro da história.

ESFERA PÚBLICA NO BRASIL: Antecedentes: => Década de 30, governo atuando como gestor centralizador da questão social, a esfera pública centrada no econômico. => Na década de 1980, surgem novos sujeitos sociais coletivos que organizam movimentos sociais em defesa de demandas locais,geralmente de caráter econômico. => Constituição de 1988, marco e aos mesmo tempo resultado do processo político na redefinição da esfera pública brasileira => Década de 1990 e 2000, intensifica-se a ação política de movimentos sociais em torno de questões e representações de interesse público.

ESFERA PÚBLICA NO BRASIL: Fatores redefinidores da esfera pública brasileira: => dificuldades relacionadas a padrões éticos na política e do Estado (ineficiência do aparelho estatal pós ditadura militar) => crise da sociabilidade cotidiana ( preocupação com a sobrevivência diante da recessão econômica). => processo de abertura e de evolução da democracia no Brasil

ESFERA PÚBLICA NO BRASIL: Novas feições da Esfera Pública Brasileira: => Ampliação do campo de discussão política pondo em julgamento a ação do poder e publicizando o negócio político; => Nova concepção de cidadania e de direitos, alargando o ambiente democrático; => Democracia como campo de ancoragem dos interesses múltiplos da sociedade, viabilizando o entrecruzamento do social, do político e do econômico;

ESFERA PÚBLICA NO BRASIL Cenário contemporâneo => Prática política vinculada ao exercício da cidadania e pulverizada por toda a sociedade => conscientização na sociedade de que mercado e Estado não são os únicos organizadores da vida social e que os movimentos organizados da sociedade são partes integrantes e peças fundamentais nessa tarefa. => A participação direta encontra expressão nos Conselhos (“ideais reguladores do funcionamento das democracias modernas) onde participam múltiplos atores sociais e políticos.

BIBLIOGRAFIA ARENDT, Hannah. As esferas pública e privada. In. A Condição Humana. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1997. CASTRO, Alba Tereza Barroso de. Espaço Público e Cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt. In Revista Serviço Social e Sociedade, nº 59, São Paulo: Cortez Editora, 1999.