Curso de formação continuada – PNAIC – 2014

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Transcrição da apresentação:

Curso de formação continuada – PNAIC – 2014 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis Orientadora de estudo: Daniela Guse Weber

O PROFESSOR PRECISA SABER... GEO METRIA TERRA MEDIDA A geometria surgiu no Egito por uma necessidade humana de medir a superfície terrestre, numa relação com a posse de terras.

Por que ensinar geometria na alfabetização? NO PNAIC E PCNs CADERNO 5 ESPAÇO E FORMA CADERNO 6 GRANDEZAS E MEDIDAS Por que ensinar geometria na alfabetização? A geometria desenvolve a percepção espacial, num movimento cognitivo de abstração do espaço vivenciado para o espaço pensado. Espaço vivenciado CONCRETO - REAL Espaço pensado ABSTRATO - SIMBÓLICO

Como ensinamos geometria? TRADICIONALMENTE Como ensinamos geometria? Como a criança percebe as formas geométricas no mundo real? Figuras PLANAS Figuras ESPACIAIS Figuras ESPACIAIS Figuras PLANAS

Formas geométricas espaciais planas NÃO POLIEDROS POLÍGONOS NÃO POLÍGONOS POLIEDROS PELO MENOS UMA DAS FACES NÃO É POLIGONAL, OU SEJA, ROLAM FORMADOS EXCLUSIVAMENTE POR LINHAS RETAS POSSUEM LINHAS CURVAS TODAS AS FACES SÃO POLIGONAIS

POLÍ GONOS POLI EDROS MUITOS ÂNGULOS MUITOS FACES - LADOS Todos os poliedros são PRISMAS, com exceção das pirâmides. POR QUE? As pirâmides não são prismas porque apresentam um ponto de convergência de suas faces.

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS SÃO DIFERENTES DE FIGURAS ESPACIAIS São objetos maciços, com seu interior preenchido. São figuras ocas, com seu interior “vazio”.

O QUE É PRECISO APRENDER NA FASE DA ALFABETIZAÇÃO...

Construir conceitos a partir da manipulação de objetos e representação das formas; Reconhecer corpos redondos e não redondos; Observar e estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos; Planificar modelos de sólidos geométricos; Construir sólidos geométricos a partir de superfícies planificadas; Reconhecer e descrever características das figuras como: número de lados, vértices e arestas; Representar figuras geométricas planas e perceber semelhanças e diferenças entre: cubos e quadrados, pirâmides e triângulos, paralelepípedos e retângulos, esferas e cubos; Comparar e classificar figuras planas e espaciais por características comuns, mesmo que apresentadas em posições diferentes; Identificar as figuras mais usuais pelo nome; Utilizar régua para traçar e representar figuras geométricas e desenhos.

Sensibilização pessoal... 1. Construir conceitos a partir da manipulação de objetos e representação das formas; Vamos revisitar nosso aprendizado em geometria, participando de uma dinâmica para representação real de conceitos que aprendemos de forma abstrata. Nosso exemplo: O teorema de Pitágoras.

2. Reconhecer corpos redondos e não redondos; 3. Observar e estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos; Clique aqui para abrir imagens dos objetos. 2ª etapa da SD anexada ao final da apresentação.

Representar figuras geométricas planas e perceber semelhanças e diferenças entre: cubos e quadrados, pirâmides e triângulos, paralelepípedos e retângulos, esferas e cubos; 3ª etapa da SD anexada ao final da apresentação.

Comparar e classificar figuras planas e espaciais por características comuns, mesmo que apresentadas em posições diferentes; Identificar as figuras mais usuais pelo nome; 4ª e 5ª etapas da SD anexada ao final da apresentação.

Planificar modelos de sólidos geométricos; Construir sólidos geométricos a partir de superfícies planificadas; Reconhecer e descrever características das figuras como: número de lados, vértices e arestas; 6ª e 7ª etapas da SD anexada ao final da apresentação.

Utilizar régua para traçar e representar figuras geométricas e desenhos. GEOPLANO Anexo: Sequência Didática sobre figuras geométricas.

FORMAS GEOMÉTRICAS NA VIDA REAL Curso de formação continuada PNAIC 2014 – RME Florianópolis

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Clique aqui para retornar ao trabalho de origem. CILINDRO DE OXIGÊNIO CILINDRO DE MASSA CILINDRO Clique aqui para retornar ao trabalho de origem.