EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Pernambuco, novembro 2014 Prof. Fernando Amorim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Curso de Docência Universitária
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Flexibilização Curricular
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Profa. Reane Franco Goulart
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Introdução à Educação à distância
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;

Política Educacional Brasileira
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
/ / Década de SAIR.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
O computador como Meio e como Fim...
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Pernambuco, novembro 2014 Prof. Fernando Amorim

Lembrando um pouco do histórico da EAD no Brasil 1923 - Edgar Roquete Pinto e Henry Morize fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro dando início aos programas radiofônicos educativos; 1937 - O Ministério da Educação e Saúde criou o Serviço de Radiodifusão Educativa;

Lembrando um pouco do histórico da EAD no Brasil 1939 - Fundação do Instituto Rádio Monitor que mantinha cursos por correspondência no campo da eletrônica. A instituição existe até hoje; 1941 - Instituto Universal Brasileiro, formação profissional de nível básico e médio.

Lembrando um pouco do histórico da EAD no Brasil 1943 - A Escola Rádio-Postal “A Voz da Profecia” oferecia, com apoio da Igreja Adventista, cursos bíblicos por correspondência; 1946 - O SENAC iniciou suas atividades e desenvolveu a Universidade do Ar em 1950; Projeto Minerva (1970); 2006 – MEC – Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB; 2007 – MEC – Programa e-Tec Brasil

Pode-se afirmar que a EAD no Brasil nasceu com a Educação Profissional a Distância

Evolução do número de matriculados Brasil 2004 a 2012 - Graduação Presencial e EAD 1.113.850 Alunos matriculados Graduação EAD

Categoria Administrativa Organização Acadêmica Número de Matrículas de Graduação por Modalidade de Ensino – Brasil 2012 Categoria Administrativa Organização Acadêmica Matrículas Total Presencial A Distância Total Geral 7.037.688 5.923.838 1.113.850 Universidades 3.812.491 3.009.846 802.645 Centros Universitários 1.085.576 829.790 255.786 Faculdades 2.027.982 1.986.263 41.719 IFs e Cefets 111.639 97.939 13.700 - Pública 1.897.376 1.715.752 181.624 1.637.489 1.469.565 167.924 Privada 5.140.312 4.208.086 932.226 2.175.002 1.540.281 634.721 1.063.704 807.918 1.901.606 1.859.887 Fonte: Censo da Educação Superior INEP/MEC 2012

Número de Matrículas em Cursos de Graduação a Distância por Categoria Administrativa e segundo o Grau Acadêmico – Brasil 2012 A distância Total Pública Privada Federal Estadual Municipal 2012 Total Bacharelado Licenciatura Tecnológico 1.113.850 181.624 102.211 64.778 14.635 932.226 359.663 53.634 19.752 29.364 4.518 306.029 449.966 108.820 71.539 35.285 1.996 341.146 304.221 19.170 10.920 129 8.121 285.051 Fonte: Censo da Educação Superior INEP/MEC 2012 Não há diferenças significativas nos resultados de avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (inclusive ENADE) estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) entre IES e estudantes da modalidade presencial e a distância. 

Relação Candidatos Inscritos/Vaga Número de Vagas Oferecidas, Candidatos Inscritos, Relação Candidatos Inscritos/ vagas e Ingressos nos Cursos de Graduação Presenciais e a Distância Vagas Oferecidas Candidatos Inscritos Relação Candidatos Inscritos/Vaga Ingressos Graduação Presencial Graduação a Distância 1.025.043 1.329.407 5.772.287 1.029.981 5,6 0,8 781.003 542.633 Fonte: Censo da Educação Superior INEP/MEC 2012

2011/2012 – crescimento 3,1% presencial 12,12% EAD

Crescimento da EAD 2011/2012

Número de Matrículas em Cursos de Graduação Presencial e a Distância, segundo as Áreas Gerais – Brasil 2012 Área Geral do Conhecimento Graduação a Distância % do Total de matriculados presencial + EAD Graduação Presencial Educação 448.587 32,93% 913.648 Ciências Sociais, Negócios e Direito 480.377 19,88% 2.416.486 Fonte: Censo da Educação Superior INEP/MEC 2012

Matrículas da EAD

Matrículas por depedência administrativa

Público presencial (incluindo federal) MATRÍCULAS DO ENSINO TÉCNICO PÚBLICO - 2009 A 2011 Ano Público presencial (incluindo federal) Federal presencial Rede e-Tec Brasil 2009 537.651 147.947 19.142 2010 595.818 165.355 28.744 2011 669.761 189.988 75.364 2009/2010 10,82% 11,77% 50,16% 2010/2011 12,41% 14,90% 162,19% Fonte: SETEC/MEC

O tripé que ampara a EaD Educação Tecnologia Comunicação

As vantagens do ensino a distância Flexibilidade de tempo; Agilidade; Abrangência e alcance; Redução de custos; Acesso facilitado ao estudante; Flexibilidade de espaço; Desenvolvimento de autonomia.

Exigências da EaD ao estudante Requer um grau de maturidade, que permite ao estudante gerenciar seu tempo e fixar metas de estudo (auto gestão); O estudante deve saber utilizar as tecnologias empregadas no curso, sendo que nem todos os alunos tem acesso a tais tecnologias, sendo essa umas das causas de evasão da EaD.

O profissional formado na EaD apresenta: Maior autoconfiança no empreendimento de novas tarefas ou apresentação de novas ideias; Persistência e firmeza ao perseguir metas; Aumento da capacidade para solucionar problemas; Aprimoramento da capacidade de decisão; Abordagens criativas e soluções não convencionais; Sensibilização para as necessidades e pontos de vista dos outros; Maior autoconhecimento e maior motivação.

Princípios Didáticos da EaD Autonomia; Aprendizagem colaborativa e cooperativa; Interação e interatividade; Avaliação contínua e diagnóstica.

Autonomia É estimulada quando os estudantes compreendidos como seres autônomos, gestores de seu processo de aprendizagem, capazes de se autodirigir e autoregular. Interdependência Compartilhamento Responsabilidade Aprender a aprender

Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa É a relação compartilhada que se estabelece entre os participantes para realização de atividades de interesse comum. Integração Coletividade Compartilhamento Equipes Atividades interativas Diálogos

Interação e Interatividade Envolve a troca constante das experiências do grupo por meio de ferramentas e atividades organizadas. Participação Partilha INERENTE A APRENDIZAGEM

Interações entre: Professores Aluno Aluno Conteúdo Tecnologia

Avaliação continua e diagnóstica Avaliação presencial Avaliação a distância Avaliação mista Auto-avaliação

Avaliação em EaD Ambiente de Aprendizagem Aluno Avaliação Professor Fonte: Adaptado de Freitas (2001)

O ensino superior, notadamente a UAB tornou-se referência para implantação de projetos em EAD; Foco da legislação no ensino superior; Primeira legislação específica que trata da educação profissional a distância: Resolução CNE/CEB n. 06/2012 (um único artigo); A EaD ainda é fortemente inspirada pelos modelos presenciais o que constitu um erro.

Questões sobre a legalidade Educação brasileira: Níveis, Etapas e Modalidades; A LDB traz em seu bojo a necessidade de fomentar a EAD, entretanto, não a caracteriza como modalidade de ensino (Título V – Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino) LDB, texto discriminatório: “...dará preferência ao ensino presencial...” (Art. 62 - Parágrafo terceiro) Legislação induz que a EAD seja estruturada com base nas práticas da educação presencial (não atendendo as peculiaridades didático-pedagógicas) – Avaliaçao da EaD é com base em critérios do ensino presencial. Legislação é um obstáculo para integrar a EAD e a educação presencial - as tecnológias estão a frente das letras da lei. A Rede e-Tec Brasil e UAB também, impõe a adoção de profissionais sem observar as realidades institucionais.

A EaD e PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 10.3) Fomentar a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional, em cursos planejados de acordo com as características e especificidades do público da educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade de educação a distância.

A EaD e PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta. 11.3) Fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita.

A EaD e PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. 14.4) Expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu utilizando metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância, inclusive por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Como cumprir as metas do PNE? Como capilarizar o ensino técnico EaD? Case: Reestruturação da EaD do IFPR Como cumprir as metas do PNE? Como capilarizar o ensino técnico EaD? Instituição Multicampi Cada Câmpus uma realidade Otimizar a oferta de cursos técnicos a distância Gestão Semi-centralizada da EaD Maior integração das modalidades de ensino Maior possibilidade de institucionalização da EaD

Dois momentos que marcam a história da EaD no Brasil 1 – Pesquisa e desenvolvimento da área de informação e telecomunicação, robótica, comunicação, psicologia cognitiva, neurociências, que imputaram a EAD as novas possibilidades que extrapolam a rigidez espaço temporal próprias da docência convencional . 2 – Novo tempo e espaço: nascimento e desenvolvimento de outras formas de ensinar e aprender incentivadas pelos movimentos sociais e econômicos (universalização, democratização do acesso etc) que carregam as insígnias das políticas públicas educacionais locais, regionais e mundiais.

A EaD e a tecnologias Um mundo do trabalho altamente conectado

Uma nova geração de aprendentes A Educação reconhecida como um dos principais componentes para o desenvolvimento sustentável

“o peixe não vê a água e a ave não distingue o ar à sua volta, porque somos cegos para o que uniformemente nos cerca” (Santos, 1985). Como integrantes da sociedade conectada, não nos damos conta que a tecnologia já é parte da nossas vidas (nossa memória não nos pertence mais)

Educação em diferentes possibilidades, mas sempre Educação Educação a Distância Sala de aula híbrida Educação tradicional Síncrono Assíncrono Mesmo Local Outro Local

A Unesco recomenda aos governos e aos poderes legislativos de seus países membros que formulem políticas públicas que permitam aproveitar o potencial das tecnologias de informação e comunicação  – TIC no campo educacional, conforme a declaração final da Conferência Mundial da Educação Superior realizada em Paris, no ano de 2009

Tecnologias Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso também é tecnologia. O giz que escreve na louça é tecnologia de comunicação e, uma boa organização da escrita, facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também é tecnologia.

Tendência tecnológica

Influência da tecnologia Na sociedade: Mudanças aceleradas; Eliminação de barreiras físicas e temporais; Troca de informações, idéias e negócios fazendo emergir o fenômeno da globalização.

Influência da tecnologia No trabalho: Muda o perfil do trabalhador: “raciocínio lógico, habilidade para aprender novas qualificações; conhecimento técnico geral; responsabilidade com o processo de produção; iniciativa de resolução de problemas”.

Influência da tecnologia Na educação: Desmistificar a linguagem tecnológica; Reorganização curricular; Formar cidadãos com visão crítica e sólida, formação geral, domínio das tecnologias e capacidade de atuação consciente; Promover o acesso. “Sem estar bem informado é impossível participar; portanto, é impossível ser cidadão”.

Convergência entre as modalidades Ensino a Distância Educação Flexível Misto Ensino presencial A Distância (100%)‏ Salas de aula Laboratórios 80% Presencial + 20% a Distância Internet Tele-conferência Vídeo-aulas Videoconferência M-learning Formas diversificadas de ensinar e de aprender O aluno pode migrar entre as modalidades EaD e Presencial se confundem

Mediação pedagógica por tecnologia Liberdade Espacial Liberdade Temporal Liberdade Rítmica de progresso Liberdade dos meios de comunicação Liberdade de acesso Liberdade Curricular A Teoria da Liberdade Cooperativa (Paulsen) ANDERSON, Terry. Social software to support distance educational learners. In The theory and practice of online learning, 2nd. Ed. Athabaska University, 2008

Laboratório ou Sala de Aula?

Processos: Evolução Histórica do Paradigma Educacional Transição

O primeiro grande desafio... Preparar o professor para atender a três grandes dimensões: Pedagógica – domínio dos conhecimentos relativos ao campo específico da pedagogia; Tecnológica – abrange as relações entre tecnologia e educação em todos os aspectos; Didática – diz respeito à formação específica do professor em determinado campo.

Preparar professores para o uso do computador Domínio de técnicas ligadas ao audiovisual e informática (cultura técnica); Qualificar sua comunicação interpessoal (competências da comunicação); Sistematização e formalização de procedimentos e métodos (capacidade de trabalhar com método); Expressar saberes e experiências de forma proveitosa (capacidade de capitalizar).

Mais desafios... Vencer resistências; Capacitação continuada da rede de formação; Superar os problemas técnicos e de conexão; Desenvolver atividades interativas, colaborativas e motivadoras.

E mais desafios... Promover atividades que tenham implicações no processo educativo; O ensino da tecnologia para contribuir no pedagógico; Possibilitar a reflexão-ação-reflexão.

Perfil do futuro professor Dinamizador da inteligência coletiva; Arquiteto cognitivo; Transgressor da linearidade; Trabalha a ecologia cognitiva; Professor-pesquisador.

O que é ser dinamizador da inteligência coletiva? É responsável pelo gerenciamento de processos de construção cooperativa do saber, transformando grupos escolares heterogêneos em comunidades inteligentes, flexíveis e autônomas, integrando as múltiplas competências dos estudantes com base em diagnósticos permanentes.

O que é ser arquiteto cognitivo? É um profissional capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitem ao aluno empreender, de forma autônoma e integrada, os próprios caminhos de construção do conhecimento em rede, assumindo, para isso, uma postura consciente de reflexão-na-ação e fazendo o uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem.

Aluno digital, dinâmico, autônomo digital Novas formas de aprender requer novas formas de “ensinar” (mediar a aprendizagem). Necessidade de superar os paradigmas das fórmulas prontas, das teorias absolutas e determinantes.

Das TICs as TACD As novas formas de comunicação geradas pela TACD ‚ Tecnologia Avançada de Comunicação Digital, nas modalidades de WWW, videoconferência e software não só rompem com os modelos anteriores de informação como colocam um novo modo do saber um novo processo de construção do conhecimento, seja na forma científica mais avançada, seja no senso comum.

Comunidades conectadas estão mudando! Centrada em Lugares para Centrada em Pessoas Think about when somebody was late to your meeting. You can call them and it becomes alright. Analogy of FREEZER & REFRIGERATION shifting time for labor of purchasing & preparing food Salas de bate-papo & mundos virtuais são lugares de encontro Redes sociais & listas de amigos são coletivos de pessoas

Do e-Learning ao u-Learning Centrada em PC para Centrada comunicação móvel M-Learning Think about when somebody was late to your meeting. You can call them and it becomes alright. Analogy of FREEZER & REFRIGERATION shifting time for labor of purchasing & preparing food

Comunidades conectadas estão mudando! Olhando o futuro Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs / LMS e a integração pelas PLE Localização & Presença Grupos que se auto-organizam Estudantes que criam conteúdo

Uso das tecnologias: mundanças visíveis Estudantes engajados

Laboratório Virtual de Acidentes – 3D Uso das tecnologias: mundanças visíveis Laboratório Virtual de Acidentes – 3D

Prt scr tela de game atual... Uso das tecnologias: mundanças visíveis Prt scr tela de game atual...

Uso das tecnologias: mundanças visíveis Demonstração da teoria de Pitágoras através de reordenamento Fonte: http://www.taringa.net

Uso das tecnologias: mundanças visíveis Fucionamento de um motor radial Fonte: http://www.taringa.net

Uso das tecnologias: mundanças visíveis Como o coração trabalha Fonte: http://www.taringa.net

Uso das tecnologias: mundanças visíveis Hexafluoreto de enxofre – um gás cinco vezes mais denso que o ar Fonte: http://www.megacurioso.combr

10 tendência que já influenciam a EAD

A UNESCO aposta sete componentes como fatores críticos para ter sucesso com a aplicação da tecnologia para promover a mudança pedagógica: Promover a aprendizagem ativa, interativa e cooperativa Oferecer uma maior personalização da aprendizagem Reformar o currículo para que tenha um enfoque competencial Avaliar a aprendizagem de forma consistente com os objetivos Adotar uma aproximação sistêmica à gestão da mudança pedagógica Desenvolver uma liderança pedagógica potente Apoiar os professores

15 passos par que os professores utilizem as tecnologias na sala de aula (Guia Crescer em Rede) 1. Acredite que as tecnologias digitais podem colaborar para promover novas práticas pedagógicas; 2. Entenda como estes recursos podem ser incorporados à rotina escolar; 3. Conheça algumas possibilidades que fazem sentido dentro da sua área de trabalho e se aproprie de algumas ferramentas tecnológicas; 4. Planeje novas estratégias de ensino que tenham o aluno no centro do processo de aprendizado e o professor como mediador da construção do conhecimento;

15 passos par que os professores utilizem as tecnologias na sala de aula (Guia Crescer em Rede) 5. Pense em um ensino mais personalizado e uma avaliação que leve em consideração as necessidades de cada aluno, visto que o conhecimento está disponível e o foco da educação não é mais a transmissão de conteúdo, mas sim o desenvolvimento de competências e habilidades; 6. Incentive os alunos a pesquisar na internet. Oriente-os a pesquisar fazendo uso de palavras-chave e símbolos. Além disso, indique bibliografias e sites úteis para que desenvolvam com qualidade o trabalho; 7. Permita que os alunos comparem informações e discutam sobre os temas pesquisados, sinalizando a confiabilidade da informação;

15 passos par que os professores utilizem as tecnologias na sala de aula (Guia Crescer em Rede) 8. Estimule os alunos a produzir seus próprios textos, em diferentes formatos, a partir das pesquisas realizadas na internet e em outras mídias, bem como a mencionar autores e fontes pesquisadas; 9. Motive os alunos a participar de projetos colaborativos, inclusive com estudantes de outras escolas no Brasil e no exterior; 10. Crie ou estimule seus alunos a criarem um espaço virtual exclusivo para produção de trabalhos colaborativos (uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um blog, um disco virtual); 11.  Incentive os alunos a compartilhar seus trabalhos na internet para que qualquer pessoa possa ter acesso, contribuir e fazer críticas;

15 passos par que os professores utilizem as tecnologias na sala de aula (Guia Crescer em Rede) 12.  Valorize o uso de diferentes recursos tecnológicos para produção de trabalhos escolares, como vídeos, fotos, podcasts, blogs, slides, gráficos, banco de dados; 13.  Permita diferentes formas de manifestação e expressão no desenvolvimento dos trabalhos, dando espaço à criatividade e pró-atividade; 14.  Engaje os alunos em tarefas desafiadoras, que façam sentido para suas vidas, que proporcionem o trabalho em equipe e administração do tempo;; 15.  Propicie a produção de games, estimulando o raciocínio lógico, com o uso de softwares de programação.

Ter a ousadia e criatividade, fazer da tecnologia a aliada para o enfrentamento das desigualdades educacionais e uma educação para nossas crianças, jovens e adultos mais atraente, mais eficiente.

Obrigado pela atenção! Prof. Fernando Amorim fernando.amorim@ifpr.edu.br www.fernandoamorim.com.br