REDAÇĂO NA UFMS 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
ENEM 2010 Profa. Lorhaine F. do Amaral
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
CARTA ARGUMENTATIVA.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
MPU -Prova Discursiva-
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Artigo de Opinião GT6.
Universidade Católica Dom Bosco
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PRODUÇÃO TEXTUAL PREPARAÇÃO PARA O ENEM.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
Carta pessoal.
Desafio Pré-Vestibular
Carta argumentativa.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
O título no texto dissertativo Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Caso não seja colocado na redação, algo será perdido por isso. Não muito.
Carta pessoal.
Organizando o trabalho pedagógico
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Facilitadora: Marcela Alves
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Desafio Pré-vestibular
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Prof. Benedito Salazar Sousa
Dissertação e Critérios de Correção
A Dissertação.
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Comunicação e Redação Empresarial
Atividades de Língua Portuguesa
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia
Como redigir um bom texto?
A redação e seus segredos
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA PROFa. Ana Maria Bernardelli.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Tipologia textual Dissertação.
Transcrição da apresentação:

REDAÇĂO NA UFMS 2009

DIANTE DO ENEM QUE VEM AÍ, DISSERTAÇÃO SER A TIPOLOGIA PEDIDA A POSSIBILIDADE DE A DISSERTAÇÃO SER A TIPOLOGIA PEDIDA VOLTOU COM MUITA FORÇA

MAS ISSO É BOM, POIS A DISSERTAÇÃO É O CAMINHO PARA TODAS AS OUTRAS MODALIDADES! VEJA! A ESTRUTURA DISSERTATIVA SE COMPÕE DE: TESE ARGUMENTAÇÃO (A1,A2,A3) CONCLUSÃO LINGUAGEM FORMAL/25 a 30 linhas

TEMA: A VIOLÊNCIA SOCIAL BRASILEIURA Título: Teatro da desordem   Título: Teatro da desordem (TESE) A violência é o termômetro da ordem na sociedade. Países com Estado organizado e população com boas condições de vida não têm motivo para apresentar altos índices de criminalidade. Aqueles que, no entanto, ao construir sua história esqueceram no caminho o real significado de “democracia” e “Estado” sofrem hoje as conseqüências. E é nesse grupo que o Brasil se encaixa. A função do Estado é prover aos cidadãos as condições para viver de forma digna. (A1) Hobbes afirmava que é em troca dessa ordem e segurança que o homem entrega sua liberdade a uma “assembléia de homens”. No entanto, hoje, no Brasil, o Estado não apenas não desempenha sua função corretamente como também afirma que todo cidadão é livre, ignorando o fato de que temos liberdade de “ir” sem nunca ter certeza de que estaremos vivos para “vir”. (A2) Esse Estado desorganizado abre espaço para o crime organizado uma vez que os acertos deste dependem dos erros daquele. E o Estado não para de errar: governa em favor dos interesses das elites, se esquece dos direitos dos cidadãos – mas nunca dos deveres – e, para completar o retrato da desordem, semeia a impunidade. Junta-se tudo e tem-se a fórmula de como fadar um país ao eterno subdesenvolvimento. (conclusão) Em um país subdesenvolvido como o Brasil, com um Estado ausente e distante, o povo é apenas espectador de sua história, nunca protagonista. Quando se quer manipular a realidade, criam-se espetáculos populares e o povo deixa-se levar, inebriado.E a realidade continua assim, alienante.

AGORA VEJAMOS: ARTIGO : INTRODUÇÃO - DESENVOLVIMENTO / CONCLUSÃO COM POSSIBILIDADE DE 1ª. PESSOA – INTERLOCUÇÃO – MUITAS IDEIAS – LINGUAGEM FORMAL (25 a 30 linhas) CARTA ARGUMENTATIVA: DATA/ VOCATIVO – INTENÇÃO- CORPO DA CARTA – DESPEDIDA/ASSINATURA LINGUAGEM FORMAL (20 a 30 linhas)

CRÔNICA: ESTRUTURA MAIS LIVRE, MAS NÃO DEIXA DE TER A COERÊNCIACOMO PRINCÍPIO. LINGUAGEM INFORMAL / FORMAL – 20 a 25 linhas NARRATIVA: ESTRUTURA COM COMEÇO/MEIO/FIM LINGUAGEM FORMAL PARA O NARRADOR LINGUAGEM ADAPTADA AOS PERSONAGENS 25 a 30 linhas ELEMENTOS PRESENTES: NARRADOR / PERSONAGENS / TEMPO / ESPAÇO / ENREDO

LEMBRAR: EM TODOS OS TEXTOS: COERÊNCIA – MANTER POSICIONAMENTO COESÃO- ADEQUAÇÃO DE CONJUNÇÕES E ADVÉRBIOS PROGRESSIVIDADE- CRESCER A CADA PARÁGRAFO DIFERENCIAL-LEITURA DE MUNDO MAIS APROFUNDADA CORREÇÃO GRAMATICAL- ATENÇÃO!!!!!!!!

texto com menos de 20 (vinte) linhas escritas OBSERVAÇÃO: Casos de atribuição de nota ZERO à Prova de Redação. texto com menos de 20 (vinte) linhas escritas II) texto com sinais de identificação; III) texto escrito a lápis; IV) texto com letra ilegível; V) texto que não desenvolve o tema proposto e/ou não elabora a estrutura proposta; VI) desenhos, poemas, bilhetes, etc. em lugar do texto solicitado.

POSSÍVEIS TEMAS PARA O VESTIBULAR MEIO AMBIENTE ( DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL/ ÁGUA) MUDANÇA DO NOME DO ESTADO -PANDEMIAS – GRIPE SUÍNA FUSO HORÁRIO AMAZÔNIA ASSUNTOS DE HISTÓRIA GERAL: EXEMPLO MURO DE BERLIM RAPOSA SERRA DO SOL- PROBLEMAS SOCIAIS DA TERRA -TEMAS SOCIAIS COMO SOLIDARIEDADE/ COMPROMETIMENTO -VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO -CRISE MUNDIAL / ECONOMIA -O PRESIDENTE NEGRO – RACISMO – PRECONCEITO -CONFLITOS INTERNACIONAIS -TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO

Finalizando: 1- elabore primeiramente o seu texto, depois as questões 2- utilize rascunho 3- organize as idéias 4- confira a gramática do seu texto: ortografia/ regência/ concordância/ crase/ tempos verbais 5- letra legível/ estética 6- seja crítico 7- demonstre engajamento na realiade de seu país 8- insira comparações 9- siga os direcionamentos CONSULTE A PAGINA DA PROFESSORA NO SITE DO COLÉGIO DOM BOSCO MUITAS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ E …

QUERO COMEMORAR COM VOCÊS SEJA VITORIOSO. QUERO COMEMORAR COM VOCÊS A SUA CLASSIFICAÇÃO!!!!!!! UM GRANDE ABRAÇO ANA MARIA M.BERNARDELLI@BOL.COM.BR