1 4º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.

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em Educação em Direitos Humanos
Transcrição da apresentação:

1 4º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos

2 Fundamentos Educativo- Metodológicos da Educação em Direitos Humanos

3 Educação em Direitos Humanos na Educação Básica: -A Escola como lócus privilegiado de formação teórico-prático em Direitos Humanos -EDH: princípios e fundamentos teórico-metodológicos para a Educação Básica numa visão crítica -Currículo em EDH: eixos norteadores da sua construção (transversalidade e dialogia) -Práticas educativas e estratégias metodológicas em EDH Equipe: Adelaide Alves Dias – UFPB Aída Monteiro – UFPE Celma Tavares de Almeida e Silva – UFPE Eduardo Bittar – USP José Francisco de Melo Neto – UFPB Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes – UFPI Maria de Nazaré Tavares Zenaide – UFPB Maria Victoria de M. Benevides Soares –USP Margarida Sônia do Monte Silva – UFPB Suzana Sacavino – Novamérica/RJ Ulisses F. Araújo – USP Vera Ma. Candau – PUC-RIO/Novamérica/RJ

4 O DIÁLOGO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS José Francisco de Melo Neto Professor Titular em Filosofia e História da Educação (UFPB). Pós-graduação em educação (PPGE), Grupo de pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR, (Educação Popular em Economia Solidária). Participa da Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBES/UFPB.

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6 Introdução

7 Para a educação em direitos humanos, uma das dimensões desafiadoras da vida em uma coletividade, entendida como sociedade civil e sociedade política, é o processo de participação política de seus membros que poderá se conduzir para uma democracia, à medida que haja liberdade das manifestações de suas diversidades.

8 A caminhada para esse estilo de vida cobra consensos argumentativos que se traduzem em codificações normativo-legais, ações e práticas sociais. o olhe agora mas eu acho eu tamos sendo seguidos.

9 A razão comunicativa, propiciando intersubjetividade, instaura o exercício do ser com os outros e ser para os outros (SILVEIRA, 2007).

10 Assim, a questão que se estabelece é: qual o elemento concreto de promoção dessa intersubjetividade e o seu principal lócus de aplicação? A resposta que se apresenta, a partir da acumulação histórica da cultura dos direitos, é o diálogo, e o lócus, a organização do currículo. Diálogo, como atitude própria humana, expressão da capacidade de perguntar e responder ao outro, como igual.

11 Cultura do direito

12 Na História: Þlutas travadas contra escravidão pelos próprios escravos em diferentes momentos históricos; Þlutas dos povos hebreus em busca de sua terra prometida; Þluta de muitos povos contra a tirania romana; ÞIdade Média: contestação na contra a cobrança obrigatória do dízimo/acúmulo de terras por parte da Igreja; resistência aos ditames e mecanismos de controle social da época, sobretudo à poderosa Inquisição.

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14 Na Modernidade: Þsão freqüentes os movimentos que marcaram as lutas pela superação da situação política dominante; Exemplos: Revolução Francesa, Manifesto comunista, Insurreição de 1935, no Brasil, Frente Popular do Chile, Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido dos Trabalhadores, Exército Zapatista de Libertação Nacional, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

15 Estes movimentos sociais têm mostrado um processo de construção de uma cultura do direito, apresentando, consequentemente, a possibilidade de suas superações por meio do diálogo, um instrumento concreto possibilitado pela linguagem e contributo para uma educação que ajude, ainda mais, na perspectiva do incentivo aos direitos humanos. Caberia, então, questionar o como vem sendo apresentado o diálogo nessa caminhada civilizatória, norteando as pessoas para a superação dessas várias demandas.

16 Diálogo na educação

17 Þpistas do diálogo para a educação aparecem com Platão e demais educadores de seu tempo; Þdo ponto de vista hermenêutico, a partir dessa forma literária do diálogo, há uma necessidade de conexão do escrito com o oral; há um diálogo interior (que a alma realiza em si mesma), e um diálogo exterior (em relação ao outro) dimensões de um mesmo processo; Þa caminhada para o diálogo é denunciadora ao considerar uma autoconsciência marcada pelo conflito da idéia de autonomia do sujeito e uma ética do discurso, apoiada no diálogo pela dialética.

18 Þteoria desenvolvida por Habermas procura atender ao desenvolvimento investigativo da realidade, através de uma filosofia que reflete o mundo social; Þnessa reflexão está contida um forte conteúdo político que se transforma em filosofia crítica desenvolvida sobre a realidade; Þa emancipação é demarcada em relação a natureza exterior e em relação as formas de dominação social; Þum exercício praxeológico intersubjetivo, presente o diálogo, que na organização de conteúdos didáticos, relação da escola e a comunidade – o currículo (enfatizado em Paulo Freire);

19 Em Freire: a prática e a teoria educativa estão associadas a um exercício filosófico e político permanente; exercício embasado pela crítica alicerçada pelas perspectivas de análise das coisas do mundo; pela crítica a pedagogia torna-se útil na luta contra pré- conceitos, pré-juízos e valores fomentadores de alienação e coerção, e em defesa de direitos; teoria/prática pedagógicas voltam-se para a questão da democracia e eliminação de processos de opressão dos que vivem à margem da sociedade. diálogo presente no agir libertador freireano só pode ser entendido se historicamente situado.

20 Considerações

21 A partir da escola e para toda a sociedade, é preciso assegurar a democracia, fortalecendo conhecimentos contextualizados, memórias, valores, atitudes, práticas cotidianas participadas. Nesse sentido, assegurar algo de maior importância para cada geração que é o incentivo a sua capacidade de negar o legado deixado pela geração anterior, assegurando uma melhor produção para um novo mundo.

22 Na escola, isto se configura na organização de um currículo em educação para os direitos humanos que cobra uma teoria da educação, vislumbrando, de forma permanente e ilimitada, a experiência dialógica. Um exercício em que as pessoas possam exercer a sua discursividade, permeado dos valores éticos em direitos humanos, princípios políticos e educacionais a serem postos em prática no interior da educação em direitos humanos – no currículo – e em qualquer ambiente que ocorra.

23 Características, que pelo diálogo, tornam-se possíveis desde a pedagogia platônica, a pedagogia da ação comunicativa e a pedagogia freireana – expressões de uma cultura para o direito - voltada à tarefa histórica, de que os oprimidos possam não só se libertar como classe, a si mesma, como também às demais.

24 Autoria/Produção: Sílvia Helena Soares Schwab Veiculação e divulgação livres