em Educação em Direitos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
POMMAR/USAID-Partners
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
em Educação em Direitos Humanos
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Projeto Político Pedagógico
Equivalente à média dos países da OCDE
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Avaliação Institucional
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
1.
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
Secretaria da Educação
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
em Educação em Direitos Humanos
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AVALIAR e PLANEJAR.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Atuação dos agentes de Controle Social
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Revisita ao PPP.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O papel pedagógico do órgão gestor
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
em Educação em Direitos Humanos
Transcrição da apresentação:

em Educação em Direitos Humanos 2º Módulo em Educação em Direitos Humanos Capacitação de educadores da Rede Básica

ESQUEMA GERAL PARA A ESTRUTURAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Margarida Sônia Marinho do Monte Silva* e Maria de Nazaré Tavares Zenaide** * Mestre em Psicologia, Doutoranda em Educação e Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. ** Psicóloga, Mestre em Serviço Social, Doutoranda em Educação, Professora do Departamento de Serviço Social e membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O que consiste o Plano de Ação de Educação em Direitos Humanos? Um processo sistemático e multidimensional envolvendo valores, atitudes, comportamentos e práticas. Um processo que articula: Sensibilização, Leitura crítica da realidade, Problematização e fundamentação teórico-metodológica, Construção coletiva de ações culturais e educativas, Avaliação e acompanhamento sistemático.

Quais as dimensões e princípios da Educação em Direitos Humanos? Éticos, Políticos e Educacionais. Ver Subsídios para a Elaboração das Diretrizes da Educação em Direitos Humanos.

Roteiro do Plano Título Apresentação - uma síntese do Plano: O que é, Onde, Quando, Com quem e Para que.

Por quê? Justificativa Identificar: as razões da necessidade do plano de ação (os fatores que determinam a necessidade de intervenção), os motivos (os fatores desencadeantes) e a importância (a relevância social das ações) de se promover uma cultura de Direitos Humanos.

O que fazer? Quais e quantas ações e como realizar? Metas de Ação - a partir da definição clara dos objetivos, é possível definir as metas. Para se construir as metas de ação mais amplas, é necessário, inicialmente, levantar todas as atividades necessárias postas pelos diferentes segmentos da comunidade escolar. Para cada Meta de Ação: listar as atividades a serem realizadas para alcançar os objetivos. Organizar e planejar as atividades levando em conta o tempo necessário, as prioridades e os recursos metodológicos necessários.

Para Quê? Objetivos Definir com clareza os resultados e efeitos que queremos alcançar com o Projeto Educativo (ex: informação básica, conhecimentos teórico-metodológicos, mobilização e organização, avaliação e monitoramento, entre outros) para poder definir os objetivos a serem alcançados (ex: contribuir, formar, capacitar, fortalecer, elaborar, editar, acompanhar).

Público Considerar as dimensões: Priorizar pessoas, segmentos sociais e grupos em situação de vulnerabilidades. individual, coletivo (grupos e segmentos sociais e culturais) e organizacional (família, escola e organizações sociais e o poder público).

Abrangência Territorial (bairros, cidades, municípios, estados, regiões), Social (segmentos sociais e étnicos envolvidos), Institucional (órgãos envolvidos do poder público e da sociedade civil). TERRITORIAL SOCIAL INSTITUCIONAL

Estratégias Metodológicas e Recursos Técnicos As Estratégias metodológicas envolvem os caminhos a serem percorridos e os recursos técnicos, considerando-se as múltiplas e diferentes linguagens. Exemplos: metodologias e recursos interações grupais, estudo de caso, fóruns e debates, oficinas pedagógicas, aulas dialogadas, história de vida e coletiva. recursos plásticos, recursos literários, audio-visuais, materiais impressos, dentre outros.

Recursos Humanos, Materiais e Financeiros Recursos Humanos (perfil multidisciplinar). Parcerias institucionais. Recursos Materiais. Quadro Financeiro (de acordo com as rubricas).

Cronogramas Físico e Financeiro Quadro do Cronograma Físico. Quadro do Cronograma Financeiro.

Resultados Esperados Prever os resultados a serem obtidos a partir dos objetivos e das metas, tendo em vista os níveis de ação: valorativos, cognitivos e comportamentais http://appacdm-fundao.blogs.sapo.pt

Avaliação e Monitoramento Definir: Indicadores (quantitativos e qualitativos). Instrumentos de Avaliação. Os sujeitos envolvidos. Estratégias de Monitoramento. http://antropoantro.blogspot.com

http://www.redhbrasil.net/ Autoria: Margarida Sônia Marinho do Monte Silva e Maria de Nazaré Tavares Zenaide Produção: Sílvia Helena Soares Schwab Veiculação e divulgação livres