Identificação de microrganismos por testes bioquímicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa Leila Larisa Medeiros Marques
Advertisements

MICROBIOLOGIA DO LEITE
IPOG - Instituto de Pós-Graduação
CRESCIMENTO E METABOLISMO BACTERIANO
Identificação de Enterobactérias. Dra. Tânia Mara Ibelli Vaz
A energia nos seres vivos
X MICROORGANISMOS COMO AGENTES PATOGÊNICOS 18 de novembro de 2009
Metabolismo Bacteriano
Pseudomonas aeruginosa
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
ORGANELAS CITOPLASMÁTiCAS Profº. CLAUDIO GIOVANNINI
COPROCULTURA Escherichia coli Salmonella spp. Shigella spp.
Metabolismo microbiano
Metabolismo Microbiano
FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Fotossíntese.
CLASSIFICAÇÃO BACTERIANA
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Microrganismos indicadores
A obtenção de energia pela célula
MICROBIOLOGIA – AULA4 Estafilococos e cocos G+ relacionados Estreptococos, Enterococos e bactérias semelhantes a Estreptococo.
Biologia Departamento: Bioquímica
Staphylococcus.
nutrição e crescimento
Bacilos Gram Negativos não fermentadores (Pseudomonas e Acinetobacter) Faculdade de Farmácia Universidade Federal do Pará/UFPA Belém/PA Profa. Marta Chagas.
Meios de Cultura.
Prof. Ueliton Santos.
SIMULADO PARA A PROVA PRÁTICA
Crescimento Bacteriano
METABOLISMO ENERGÉTICO
Fatores que afeta a termorresistência dos microorganismos
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO Da carne in natura
Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em ambiente hospitalar
Fermentações Alimentares
QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO DAS PRÓXIMAS AULAS;
Coprocultura. Identificação de Bacilos Gram-negativos
Bacilos Gram negativos não-fermentadores de glicose
DIPLOCOCOS E NEISSÉRIAS
PRINCIPAIS TIPOS DE MUTANTES
Microrganismos Indicadores Profa. MSc. ALINE MOTA DE BARROS-MARCELLINI
Enterobactérias Família: Enterobacteriaceae
Metabolismo Nutricional
Enterobactérias e outras bactérias Gram gram negativas
Lactobacilos.
IDENTIFICAÇÃO BACTERIANA
Controle Microbiológico de Produtos não estéreis
Conservação de alimentos por fermentação
Bacilos Gram-negativos não Fermentadores
Análise Qualitativa de Microrganismos
Pseudomonas aeruginosa
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Ana Cláudia Azevedo Anna Célia Rabelo Inara Andrade.
Isolamento e identificação dos Estreptococos
Respiração celular.
Meios de cultivo utilizados na Bacteriologia Clínica
Isolamento e identificação dos Estafilococos
Staphylococcus Profa. Cláudia de Mendonça Souza Depto. Patologia
Seleção de Transconjugantes
Caraterísticas Biológicas
Grupo 1 - Verificação.
METABOLISMO BACTERIANO (PROVAS BIOQUÍMICAS)
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Antimicrobial potential of metabolites extracted from bacterial symbionts associated with marine sponges in coastal area of Gulf of Mannar Biosphere, India.
Culturas puras e características culturais
Análise microbiológica de alimentos Produtos lácteos fermentados
BACILOS GRAM NEGATIVOS IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL
Cocos Gram-positivos Staphylococcus Streptococcus.
Transcrição da apresentação:

Identificação de microrganismos por testes bioquímicos 3/25/2017 Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I Identificação de microrganismos por testes bioquímicos Prof. Fabricio Rochedo Conceição fabricio.rochedo@ufpel.edu.br fabriciorc@pop.com.br 4 de novembro de 2010

IMPORTÂNCIA Identificação de microrganismos; Tratamento; Epidemiologia – fontes de infecção - rastreabilidade Desenvolvimento de produtos biotecnológicos; Capacidade de metabolização de substratos particulares; Presença de enzimas específicas; Indicadores para a identificação de uma bactéria.

UM TESTE BIOQUÍMICO PODE DISTINGUIR GÊNEROS E ESPÉCIES

Provas rápidas – seg. a min.

Testes de Metabolismo Catalase É uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio (3%) em oxigênio e água; Indispensável na identificação de cocos Gram positivos; Estafilococos são catalase positivos; Estreptococos são catalase negativos; Exceto os estreptococos, a maioria das bactérias aeróbias e anaeróbias decompõe o peróxido de hidrogênio

Prova da Catalase Controle positivo: Staphylococcus aureus Controle negativo: Streptococcus spp. O teste da catalase não tem qualquer aplicação na distinção do grupo Enterobacter pois todos são catalase (+)s.

Testes de Metabolismo Coagulase Presença desta enzima indica patogenicidade Na presença de plasma, os produtores de coagulase, como o Staphylococcus aureus, vão desencadear os mecanismos da coagulação Proteína de composição química desconhecida, com atividade semelhante a protrombina, capaz de transformar o fibrinogênio em fibrina (coágulo) Diferenciar espécies de Staphylococcus (S. aureus e S. epidermidis)

Coagulase - +

Testes de Metabolismo Oxidase Citocromo oxidase do tipo AA3 Tetrametil-p-fenilenodiamina (1% segundo Kovacs) Citocromo oxidase do tipo AA3 Diferenciar os gêneros Neisseria e Pseudomonas (oxidase positiva) de outros cocos Gram - ; Distinguir a família Enterobacteriaceae (oxidase negativa) de outros bacilos Gram negativos (oxidase positiva);

Prova da Oxidase Interpretação do Teste Azul (Púrpura): reação + Rosa: reação –

Provas lentas – 24 h ou mais

Testes de Metabolismo B A Enterobacteriaceae (Gram –) A- Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella fermentam lactose produzindo ácido e gás B- Shigella e Salmonella não utilizam lactose em seu metabolismo. Degradam a peptona formando amônia. Ágar MacConkey - contém bile que inibe o crescimento da maioria das bactérias Gram +, cristal violeta (inibe algumas bactérias Gram +) e vermelho neutro (indicador de pH), lactose e peptona. A B

Diferenciação de Salmonella e Shigella Testes de Metabolismo Diferenciação de Salmonella e Shigella Ágar XLD – Xilose, lisina e deoxicolato (ácido biliar). Meio seletivo usado para isolamento de Salmonella e Shigella a partir de amostras clínicas e alimentos. Contém phenol red como indicador de pH (ácido – amarelo; alcalino – rosa a vermelho). Salmonella metaboliza o tiosulfato produzindo H2S que reage com o ferro produzindo um composto escuro (centro da colônia negro).

Indol , Vermelho de Metila, Voges-Proskauer, Citrato PROVAS IMViC Indol , Vermelho de Metila, Voges-Proskauer, Citrato Esta série de quatro provas permite identificar um organismo do grupo coliforme.

IMViC - Enterobactérias Teste de Indol (reativo de Kovacs) Detecta a ação da enzima triptofanase, determinando a capacidade do microrganismo produzir Indol através da degradação do aminoácido L-triptofano. Após a incubação, adiciona-se o reativo de Kovacs (p-dimetil aminobenzaldeído). O indol se complexa ao reativo de Kovacs produzindo um anel rosa. Reação positiva Reação Negativa

IMViC - Enterobactérias Teste de MR – Vermelho de metila - O Vermelho de Metila é o indicador de pH; - O teste é utilizado na verificação da produção de grandes quantidades de ácidos, como o ácido pirúvico no metabolismo da glicose; - As enterobactérias usam o ácido pirúvico para produzir outros ácidos como ác.lático, ác.acético e ác.fórmico. Reação negativa Reação positiva pH >6,2 – Amarelo (negativo) pH< 4,4 – Vermelho (positivo)

IMViC - Enterobactérias Teste de Voges-Proskauer (produção de acetoína) Verifica a capacidade do microrganismo em produzir ácidos como o Acetilmetilcarbinol (acetoína) como um precursor da síntese de 2,3 butanediol. Adiciona-se NaOH que reage com a acetoína produzindo um composto vermelho. Reação negativa Reação positiva

IMViC - Enterobactérias Teste de Citrato de Simmons Diferencia os microrganismos pela capacidade de usarem o Citrato como única fonte de carbono. Azul de bromotimol como indicador de pH Para que a bactéria possa utilizar o citrato é necessário que ela tenha a Citrato permease, que vai permitir a entrada desse composto no interior da célula; Uma vez incorporado, o citrato será degradado pela enzima Citrase, produzindo compostos alcalinos.

Enterobactérias Alguns testes bioquímicos para Enterobactérias

Bioquimismo - Salmonella spp. Plaqueamento seletivo diferencial: Proteose peptona; Extrato de levedura; Lactose; Sacarose; Salicina; Sais biliares; Cloreto de sódio; Tiossulfato de sódio; Citrato ferrico amoniacal; Fucsina ácida; HE (Hectoen enteric): 24h Colônia verde com centro negro Seletivos H2S Obs: Não vai para a autoclave!

Bioquimismo - Salmonella spp. Teste da Uréia: Uréia alcalina:

Bioquimismo - Salmonella spp. Teste TSI: • Lactose (1%) ; • Sacarose (1%); • Glicose (01%); • Vermelho de fenol; • Tiossulfato de sódio; • Sulfato ferroso; Cloreto de sódio; Extrato de carne; Extrato de levedura; Peptona TSI (Triple sugar iron): Carboidratos Indicador de pH 24h ou Indicador de H2S Nutrientes

Chave dicotômica