Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento

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Transcrição da apresentação:

Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento

Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento CONHECIMENTO E CIÊNCIA:HOMEM COMO GERADOR DO CONHECIMENTO

Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento Latim formas concorrentes: * sapere * scire  

Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento   CIÊNCIA Scire………..CONHECIMENTO

Ciência Conhecimento sistematizado Conhecimento obtido a partir da aplicação de um método Conhecimento que pode ser comprovado

A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber como Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se do conhecimento prático, o saber que (http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_conhecimento)

Os Elementos Grécia Antiga   Publicados por volta de 300 a. C. ARITMÈTICA ÁLGEBRA GEOMETRIA Física Astronomia

Aristóteles BIOLOGIA MODELO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

VESALIO COPÉRNICO

Século XVII Pensamento Moderno  FRANCIS BACON: Método Observação dos fatos Hipóteses Verificação das hipóteses através da experimentação “Não se aprende bem a não ser pela experiência”

Empirismo O empirismo, considera que nenhuma certeza é possível, nenhuma verdade é absoluta, já que não existem idéias inatas e o pensamento só existe como fruto da experiência sensível. Empirismo é a doutrina que reconhece a experiência como única fonte válida de conhecimento, Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley, David Hume e John Stuart Mill

Século XIX Positivismo  Augusto Comte Lei dos 3 estados Saber teológico; Saber metafísico; Positivo. Lógica Matemática Rejeita o “a priorismo” Teológico originado da ação de entidades transcendentes Metafísico baseado em concepções abstratas Positivo, origindao das observações dos fatos Assim o objeto do conhecimento são os dados que se apresentam aos órgãos dos sentidos.

Enciclopédia Século XVII Ciência/técnica Ramificações do conhecimento

Século XX Pluridisciplinaridade Interdisciplinaridade Estudopesquisa

Século XXI

Conhecer, pensar, abstrair, investigar......

RUIZ, 1976 Três elementos na geração do conhecimento: Sujeito Objeto Imagem

Sujeito Percepção de fatos e informações Interpretação; Formação Psicológico Instinto

Objeto Fator de análise Contexto Enunciado Fatores críticos Analogia Complexidade

Imagem Complexidade exige abordagens simultâneas Compreensão e interpretação

CIÊNCIA CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS INOVAÇÃO

   

O progresso da civilização não é de todo uma tendência uniforme rumo a coisas melhores” Whitehead (2006) Pós-modernidade Incerteza Descrença na razão Relativização do conhecimento