O que é Simbiose Industrial?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Responsabilidade Social
Glauco Arbix Universidade de São Paulo - USP 13 de dezembro de 2006 CGEE – ABDI – FIESP - ANPEI Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Ambiente Institucional.
ASSOCIATIVISMO E COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Criando valor para o cliente.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Gerência de Infra-Estrutura
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Energia Elétrica para o Século XXI
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo
Organizações que promovem informações comparativas para o Benchmarking. Priscila P. de P. e Souza, M. Eng. Julho, 2006.
Agenda Elétrica Sustentável 2020
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Projeto Embaixada Verde “A Inovação como processo indutor de colaboração entre instituições públicas e privadas” Paolo Romanacci Gerente Novos Negócios.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo

Mercado de Capitais Investimento Anjo Capital Semente Venture Capital
INOVA Sustentabilidade
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Talentos para Inovação
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Prefeitura do Recife - EMLURB
E a Sustentabilidade. e a Sustentabilidade Sustentabilidade já inserida como essência da Associação Nossa Missão é apoiar, desenvolver, estimular,
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
A Inovação distingue empresas líderes de empresas seguidoras
Apresentação 1º fórum Itinerante de Resíduos Sólidos e design do RS.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Apresentação Sobre Colaboração Gestão da Inovação Tecnológica Rafael Daólio.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ SETOR DA BORRACHA REUNIÃO SETORIAL PRELIMINAR 23/04/2013.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Viabilização de Empreendimentos Através da Contratação de Financiamento em Fontes Alternativas Lucio Felix de Souza Neto 6 de Junho
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Capacitação de Recursos Humanos para Biotecnologia 8o ENIFarMed Márcia Martini Bueno 09/09/2014.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
InOVAÇÃO e competitividade
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Iniciando na logística empresarial
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
COMO PARTICIPAR DE UMA RODADA DE NEGÓCIOS
Logística e Gerenciamento da
Energia Eólica Junho / 2015.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Transcrição da apresentação:

O que é Simbiose Industrial? PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL O que é Simbiose Industrial? Troca de recursos - materiais, serviços, conhecimento, energia e/ou subprodutos entre as empresas. Materiais não utilizados por uma empresa podem se tornar materiais de valor para outras Redução de custo e ganhos ambientais. Facilita a colaboração na utilização de ativos, logística reversa e troca de capacidade técnica entre as empresas.

PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL NISP – Histórico O NISP (National Industrial Symbiosis Programme) foi criado em 2003 no Reino Unido É o primeiro programa no mundo lançado em uma escala nacional e encontra-se na vanguarda da prática e pensamento de SI. Tem apoiado projetos em todo o mundo, em países como Reino Unido, Romênia, Hungria, Brasil, China, México, EUA e Canadá. Através da FIEMG foi criado em 2009 o Programa Mineiro de Simbiose Industrial.

PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL Formato: Fórum para discussões e colaboração entre os diversos setores industriais, órgãos governamentais e ambientais Plataforma para troca de idéias e conhecimento Objetivo Identificação de oportunidades de negócios oferecendo benefícios mútuos a todas as empresas envolvidas: Melhoria no gerenciamento de resíduos; Aumento de reciclagem e re-uso de materiais; Redução de custos e passivos ambientais; Inovação.

PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL O PBSI ajuda a criar oportunidades reais para as empresas O PBSI REDUZ Uso de Recursos Naturais Resíduos Perigosos Emissões de CO2 Uso de Água Transporte Poluição Aterros Gastos Riscos O PBSI AUMENTA Vendas Inovação Empregos Aprendizado Uso de Ativos Novos Negócios Balanços Comerciais Investimentos Internos Transferência de Conhecimentos

Resultados do Programa Mineiro de Simbiose Industrial 2009/2010 280 PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL Resultados do Programa Mineiro de Simbiose Industrial 2009/2010 Número de empresas participantes 280 Número de ofertas/procuras levantadas 1260 Número de potenciais sinergias 392

Resultados do Programa Mineiro de Simbiose Industrial 2009/2010 94.510 PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL Resultados do Programa Mineiro de Simbiose Industrial 2009/2010 Resíduos desviados de aterro (toneladas) 94.510 Redução de CO2 (toneladas) 82.420 Redução de Custos para as empresas (R$) 7.000.000,00

Resultados prévios FIEPR – 04 de agosto PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL Resultados prévios FIEPR – 04 de agosto 23 EMPRESAS 38 PARTICIPANTES 95 RECURSOS OFERTADOS 36 RECURSOS PROCURADOS 274 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL PBSI - Expectativas Possibilidade de parceria com universidades (novas tecnologias) Divulgação de resultados e publicação de estudos de caso (promoção dos benefícios e de sinergias concluídas com sucesso). Acesso a tecnologias e metodologias internacionais.

PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL PBSI – Expectativas Estabelecer um programa nacional a médio/longo prazo, através de parcerias. Compartilhamento de melhores práticas no Brasil e exterior. Aumento da competitividade das empresas brasileiras Participação na Rede Internacional NISP ( China, México, Hungria entre outros)

OBRIGADO! Murilo Augusto dos Santos PROGRAMA BRASILEIRO DE SIMBIOSE INDUSTRIAL OBRIGADO! Murilo Augusto dos Santos Centro Internacional de Negócios do Paraná – CIN/PR (41) 3271-9107 murilo.santos@fiepr.org.br