UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CULTURA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manifesto Comunista K. Marx e F. Engels
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
A evolução da esquerda na América Latina: mito ou realidade. Prof
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Contestação ou conformismo?
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Conceitos à cerca do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
A questão das mudanças nas organizações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Ciência Política e Teoria do Estado
“MANIFESTO COMUNISTA”
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PLURALISMO, CAPITALISMO CORPORATIVO E O ESTADO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR:
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
CULTURA POLÍTICA Nome: Cristiane Prates. Professor: Dejalma Cremarese.
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Capital Social Origem do Conceito: Confiança - E. Hanifan (1916). Tocqueville- EUA - capacidade de criar associações voluntárias Almond e Verba.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
500 MAIORES EMPRESAS DO MUNDO Das 500 maiores corporações do mundo em valor, 48% são americanas, 30% são européias e 10% são japonesas. Não há sequer uma.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESSTADO DO RIO GRANDE DO SUL OPINIÃO PÚBLICA E ESPAÇO PÚBLICO NA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
Max Weber Os tipos ideais.
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Indivíduos e sociedade:
Ciência: princípios básicos
Comportamento Organizacional
CIDADANIA & DEMOCRACIA
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CLAUS FREY – POLÍTICA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT.
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Profª. Taís Linassi Ruwer
Antes de mais nada, a instituição social trabalho deve ser entendida como relações sociais que proporcionam aos indivíduos a sua produção e reprodução,
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Max Weber e as ações sociais
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CULTURA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí Site-

- Cultura Política – Este conceito data dos anos 50, quando se tornou um instrumento analítico da ciência política. Gabriel Almond (pioneiro dessa abordagem), definiu cultura política como um padrão particular de orientação para a ação política, um conjunto de significados e propósitos dentro da qual cada sistema político está embutido (1956, p.396) (p.170) - Cultura Política: refere-se às crenças, valores e símbolos expressivos que compreendem o contexto emocional e de atitudes da atividade política (p.170).

- Cultura Política – procura explicar, pelo menos em parte o comportamento político (p.170). Os cientistas políticos tem se preocupado em explorar a ligação entre democracia estável e certos tipos de cultura política (p. 170).

Cultura Política Paroquial - Os papéis e as instituições políticas não existem ou coincidem com papéis e estruturas econômicas ou religiosas (México) Cultura Política de Sujeição - Conhecimentos, sentimentos e avaliações estão voltados para o sistema político incumbido das decisões. De tendência passiva, corresponde aos regimes autoritários (Itália e Alemanha); Cultura Política de Participação - Característica dos sistemas nos quais as percepções, sentimentos e avaliações sobre o sistema político visam, além do sistema, a posição ativa de cada um (EUA e UK) Três tipos de cultura política

Bobbio (2002) – as sociedades são do tipo misto – onde existem sujeitos participantes existem também faixas de súditos e de paroquiais No Brasil, mesmo havendo uma institucionalidade política de caráter democrática, a nossa cidadania ainda é precária, sugerindo a predominância de uma cultura política de sujeição Avritzer (1995) – No Brasil existe uma cultura política não democrática que se entrelaça com uma institucionalidade democrática A cultura do favor e da tutela não foi superada apesar das conquistas no campo dos direitos

Segundo Castell (1998) os indivíduos sem trabalho são desafiliados da sociedade Mas, segundo Carreteiro ( 2001), não é só isso. É preciso ser uma pessoa e ter bons relacionamentos Expressão comum na nossa sociedade: Você sabe com quem está falando? Segundo o antropólogo brasileiro, DaMata, a frase ilustra o tipo de cultura política predominante na nossa sociedade. Exprime o poder de alguns e a vontade de inferiorizar o seu interlocutor

Max Weber Almond e Verba Ronald Inglehart Robert Putnan Influência de fatores culturais no processo de gestação e desenvolvimento do capitalismo Cultura Cívica E estabilidade democrática Cultura política - autores Herança de Tocqueville: Participação política e Capital social