Características Principais: Burocracia – segundo Max Weber Características Principais: Caráter Legal das normas e Regulamentos Caráter Formal das Comunicações Caráter Racional e Divisão do Trabalho Impessoalidade Nas Relações Hierarquia da Autoridade Rotinas e Procedimentos Estandardizados Competência e Meritocracia Especialização da Administração
Profissionalização dos Participantes É um especialista É assalariado É ocupante de cargo É nomeado por superior hierárquico Seu Mandato é por tempo indeterminado Segue carreira dentro da organização Não possui a propriedade dos meios de produção e administração É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa
Completa Previsibilidade do Funcionamento O administrador Profissional controla através da burocracia pelas seguintes razões: Aumento do número de acionistas Os proprietários investem em outras organizações Os administradores tem poder de comando e de controle sem possuir a propriedade Completa Previsibilidade do Funcionamento
A burocracia é baseada em: Conseqüências previstas: 0bjetivo: 1. Caráter legal das normas. 2. Caráter formal das comunicações. 3. Divisão do trabalho. 4. Impessoalidade no relacionamento. 5. Hierarquização da autoridade. 6. Rotinas e procedimentos. 7. Competência técnica e mérito. 8. Especialização da administração. 9. Profissionalização. 10. Previsibilidade do funcionamento. Previsibilidade do Comportamento humano. Padronização do desempenho dos participantes. Máxima eficiência da organização.
Burocracia Vantagens Max Weber Racionalidade Precisão da definição do cargo e na operação Rapidez nas decisões Univocidade de interpretação das informações por escrito Padronização de rotinas e procedimentos Continuidade da organização Redução de atrito entre pessoas Constância
Subordinação dos mais novos aos mais antigos Confiabilidade através de regras conhecidas Hierarquia é formalizada
Burocracia Disfunções / Defeitos Max Weber Internacionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos Excesso de formalismo e de papelório Resistência a mudanças Despersonalização ao relacionamento Categorização como base do processo decisorial Superconformidade às rotinas e procedimentos Exibição de sinais de autoridade Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público
Características da Burocracia Disfunções da Burocracia 1. Caráter legal das normas 2. Caráter formal das comunicações 3. Divisão do trabalho 4. Impessoalidade no relacionamento 5. Hierarquização da autoridade 6. Rotinas e procedimentos 7. Competência técnica e mérito 8. Especialização da administração 9. Profissionalização 1. Internalização das normas 2. Excesso de formalismo e papelório 3. Resistência a mudanças 4. Despersonalização do relacionamento 5. Categorização o relacionamento 6. Superconformidade 7. Exibição de sinais de autoridade 8. Dificuldades com clientes Previsibilidade do funcionamento Imprevisibilidade do funcionamento