UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Componente Curricular:
Materialismo 1.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
Conceito Trabalhado: Idealismo
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
A DEMOCRACIA NA AMÉRICA
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Componente curricular: Ciência Política.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
“MANIFESTO COMUNISTA”
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
LIBERALISMO.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Friedrich Wilhelm Nietzsche ( )
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Teoria Geral do Direito
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
Trabalho de sociologia
O I L U M N S Professora: Marta.
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Dejalma Cremonense Chaiane Cristina de Oliveira Heidegger.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
O I L U M N S Professor: Odair.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
Filósofos iluministas
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
O pensamento liberal Capítulo 18.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
LIBERALISMO ECONÔMICO
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno(a): Dionéia Sileide Soares Conceito: Friedrich von Hayek Santo Augusto-RS Data: 24/03/2008

Friedrich von Hayek, nasceu em Viena na Áustria, em 08 de maio de 1899, numa família de cientistas e professores acadêmicos, seu pai era professor de Botânica na Universidade de Viena.

Quando jovem, esteve indeciso entre seguir a carreira de economista e a de psicólogo. Escolheu a economia, e seu trabalho nesse campo é notável. Em 1974, ganhou o Prêmio “Nobel de Economia”.

->Sua juventude é marcada por um clima político difícil ->Sua juventude é marcada por um clima político difícil. ->Assiste a desorganização do regime ameaçado pelo populismo. ->Apaixona-se pelas teses da Sociedade Fabiana.

Hayek poderia ter se tornado um grande psicólogo: em 1952 publicou um livro sobre a percepção sensorial.

Propôs a teoria de que a mente humana é um sistema adaptativo.

A partir dos anos 40 passou a ser respeitado pelas novas visões que trouxe ao pensamento liberal real, nos campos jurídico, político, filosófico e histórico.

O trabalho de Friedrich divide-se em 3 partes: ■a primeira, teoria econômica; ■a segunda, problemas de economia política; ■ a terceira, filosofia política e teoria do direito.

Foi o teórico que mais contribuiu para a desmistificação do ideal socialista, sendo referência na defesa da liberdade.

Hayek enfatizava a importância da moralidade no desenvolvimento da civilização.

Demonstrou que uma economia próspera e evoluída requer uma ordem moral sólida.

Defendia que os traços menores da personalidade dos agentes econômicos são mais importantes do que as instituições formais ou os recursos materiais.

Sua principal obra foi o livro “O caminho da servidão”, publicado em 1944.

Em setembro de 1945, publicou um de seus ensaios mais importantes “O uso do conhecimento na sociedade”.

Hayek esteve no Brasil na década de 70, e trouxe uma mensagem de menos estado e mais liberdade econômica.

Hayek, na continuidade da tradição liberal iniciada por Adam Smith, defende uma concepção mínima do Estado.

O economista empenhou-se em desacreditar toda a forma de regulação da economia por ser complexa para que se pretenda organizá-la.

A sua teoria do “Estado Mínimo” tornou-se a religião do Partido Republicano dos Estados Unidos. Inspirou os governos de Pinochet, Reagan e de Thatcher.

>> O pensamento de Hayek é uma mistura de conservantismo e de liberalismo. >> Recusando aderir à idéia de justiça social, Hayek desenvolve uma concepção particular da justiça.

A partir de 1955, os ultra-liberais conduzidos por Hayek são marginalizados face aos representantes de uma “terceira via”, social-democrata.

→ Keines (principal rival de Hayek) vê na ação do governo uma verdadeira necessidade. → Hayek, defende a idéia de uma intervenção mínima do Estado.

Limitação da razão, é nisso que reside, segundo Rayek, o erro socialista.

Friedrich von Hayek, faleceu em Friburgo, na Brisgóvia, em 23 de março de 1992.

Bibliografia: www.wikipedia.org Google