Restrição de Acesso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Direito Constitucional I
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Transparência e Acesso a Informação Pública
CONTRATAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A DEFESA NACIONAL
SIMPÓSIO DE BIOÉTICA HOSPITALAR
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Transparência no Brasil e no Mundo
Inquérito Policial Militar
Principais pontos e desafios para sua implementação
Direito Constitucional II
LAI LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Lei nº /2011
CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 22 – Compete privativamente à União
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Atividades e atos administrativos
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Direitos da Personalidade
LEI Nº 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997 Professor Mestre CAIO WAGNER DE OLIVEIRA COUTO.
Direitos e Garantias Fundamentais
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Direitos da personalidade
Define os crimes de tortura e dá outras Providências.
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
PODER LEGISLATIVO Funções Típicas: legislar (art. 61, caput) e fiscalizar (art. 71, V e VI). Funções Atípicas: Administrar (art. 57, II) e Julgar (art.
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
Coordenadoria de Defesa do Consumidor
Assessoria Jurídica da Embrapa
A Lei de Acesso à Informação e o seu impacto no Governo da Bahia.
AECI/MDS Excepcionalidades da LAI, classificação da informação e especificidades do MDS Abril/2014 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Catálogo de Sistemas e Bases de Dados (CSBD) Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai ago.2012.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Penas restritivas de direitos Arts. 43 a 48. Penas restritivas de direito – art. 44  Requisitos  Culposo  Qualquer pena (I)  Não reincidente em crime.
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 Imunidades Tributárias n A Constituição Federal outorga competência e estabelece.
INFORMAÇÃO PESSOAL DA TEORIA À PRÁTICA II ENCONTRO DA REDE SIC Maíra Luísa Milani de Lima CGRAI/OGU/CGU Marcos Gerhardt Lindenmayer GAB/OGU/CGU.
SIGILO FISCAL, LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRIBUTOS MUNICIPAIS
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Marco Civil da Internet na Visão da Operadora de Telecom
Agentes Públicos.
Transparência e Controle Social
A Lei de Acesso à Informação
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Prof.: REGINALDO INOJOSA
PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR
Direito à Informação Tatiana Isabel Backes. Importância da Informação para o homem Homem das cavernas teria maior êxito na caçada se tivesse posse de.
14h45min - Debates relativos à estrutura e organização das ouvidorias. Direito à Informação versus Respeito à Privacidade Limites à atuação do ouvidor.
DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:
AULA 04 Direito à propriedade Direito à segurança 1.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Outubro/2015 Diálogo sobre a Lei de Acesso à.
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Outubro/2015 Lei de Acesso à Informação.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
Lei nº , de 18/11/2011 Lei de Acesso à Informação.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. MEDIDA PROVISÓRIA
Região Centro-Oeste. L ei de A cesso à I nformação e Ouvidoria Fábio Félix Controladoria-Geral da União Região Centro-Oeste.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Transcrição da apresentação:

Restrição de Acesso

ART. 3º., INC. I Cultura de acesso Regra: Publicidade Exceção: Sigilo

Sigilos Legais Art. 22 – O disposto nesta Lei não exclui as demais hipóteses legais de sigilo... Referencia da LAI?

ART. 4º, III INFORMAÇÃO SIGILOSA: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público, em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado. Marcelo pode comentar que esta orientação se sustenta para os diferentes níveis de gestão (Federal, Estadual Municipal)

LAI – ART. 24 INFORMAÇÃO SIGILOSA: Reservada = até 5 anos Secreta = até 15 anos Ultrassecreta = até 25 anos* * Renovável uma vez pelo mesmo período. Prazo menos restritivo possível! Conjunto de documentos produzidos, recebidos ou acumulados por órgão no exercício de suas atividades. O município pode não produzir documentos secretos ou ultrassecretos, mas recebê-los de outras esferas e é responsabilidade dele manter a classificação original. Os procedimentos de trâmite e guarda de documentos também devem ser cuidadosos neste sentido. Marcelo: Prazo começa a contar a partir da produção do documento e não da sua classificação.

ART. 4º, IV INFORMAÇÃO PESSOAL: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.

CF – ART. 5º X - São invioláveis: intimidade; vida privada; honra; imagem das pessoas... Levi: Projeto da Lei de proteção das informações pessoais. Marcelo: Desafio do gestor: pressão dos dois lados – uma para publicizar tudo e outra para proteger o que deve ser protegido. Levi: 3 princípios: princípio do interesse público, princípio da legalidade e princípio da razoabilidade – instrumentos para construir esse equilíbrio.

Vida Pública Vida Privada Intimidade Segredo

é passível de restrição COCHICHO A agenda do Prefeito é passível de restrição de acesso? O comentário para dar o gancho a este slide deve ser uma fala do Arquivo de que a LAI não estabeleceu o que é sigiloso. Aí o Levi diria que as bases desta classificação está na CF. Pode ser?

Fim O comentário para dar o gancho a este slide deve ser uma fala do Arquivo de que a LAI não estabeleceu o que é sigiloso. Aí o Levi diria que as bases desta classificação está na CF. Pode ser?