METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro jozileandro@yahoo.com.br Curso de Pós-graduação Lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho 11 e 12 de junho de 2010
Profª. M.sc. Jozimeire Jordão Leandro Olá! Sou a profa. Jozimeire mas, prefiro a versão sintética do nome, ou seja, somente Jozi. Fiz a Graduação e Especialização em Serviço Social e o Mestrado em Educação. Leciono em alguns cursos de graduação, sequenciais e pós-graduação da Unilins.
CAPÍTULO 1: A pesquisa e a redação científica Sumário CAPÍTULO 1: A pesquisa e a redação científica Apresenta o que é a pesquisa científica e quais são as características da redação técnico-científica. CAPÍTULO 2: O projeto de pesquisa Apresenta os subsídios teórico-práticos para a elaboração do projeto de pesquisa. CAPÍTULO 3: Estrutura de trabalhos acadêmicos Apresenta os elementos obrigatórios e opcionais que constituem um trabalho acadêmico, enfatizando a estrutura monográfica e de artigos.
CAPÍTULO 4: Pesquisa qualitativa e quantitativa Apresenta as características fundamentais desses dois tipos de pesquisa. CAPÍTULO 5: Técnicas e instrumentos de pesquisa científica. Apresenta as diferentes técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa científica em ciências humanas e sociais.
Objetivos da disciplina Desenvolver e/ou aprimorar a capacidade de observação, seleção e organização científica dos fatos da realidade; Oferecer elementos técnicos visando desencadear temas e processos de pesquisa. Capacitar os alunos para a execução do projeto de pesquisa, fornecendo orientações necessárias à elaboração de artigos científicos e da monografia. Carga horária A carga horária total da disciplina corresponde a 30 horas
Considerações preliminares sobre história e ciência Sugiro que assistam os vídeos “O método científico fácil de entender”(http://www.youtube.com/watch?v=uZ_vdGFMbBA) e “Introdução ao conhecimento científico”(http://www.youtube.com/watch?v=jje8obJQSA4). A reflexão proposta por tais vídeos objetiva situá-los no contexto da pesquisa científica e, ao mesmo tempo, proporcionar um repensar sobre alguns (pre)conceitos consolidados ao longo dos anos.
Referências bibliográficas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro: 2003 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS – UNILINS. Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Lins, 2009. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1991 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.________________. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. HUBNER, M.M. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira, 1998. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. 5. ed. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001._ ________________. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. ROTHEN, J.C; SILVA, M.P. Receitas de dona metodologia. Mogi-Guaçu:IMI, 2000. RUDIO, F.V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1992. TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro: FGV, 1998.