REDES SOCIAIS
Mídias Sociais - fenômeno consolidado mundialmente.
Empresas estão se adaptando a esta realidade Executivos ansiosos: “A empresa já devia ter seu perfil no Twitter” Executivos conservadores: ”Mídias sociais são arriscadas e sem controle”
Primeiro entender as Mídias Sociais e o fato de que ela prende a atenção do consumidor. As empresas sempre centraram na mídia de massa pois a atenção do consumidor estava lá. Assim, ela se comunicava com seus consumidores e seus stakeholders. O consumidor mudou.
Pessoas se interessam por coisas interessantes, com o qual elas se identifiquem. Na TV é possível interromper e inserir propagandas. No mundo digital, pessoas só clicam no que interessa. É fácil ignorar uma propaganda que não seja atrativa. Dialogar abertamente com os clientes é uma ótima forma de conquistá-los e entender como melhorar produtos e serviços. O sucesso de uma campanha em mídia social está na construção da confiança e credibilidade.
Não se pode trabalhar nas Mídias Sociais pensando somente em consumidores. Colaboradores também usam mídias sociais em suas casas.
Uma mesma pessoa pode exercer diferentes papéis: Consumidor, Colaborador, Gestor, Influenciador.
Aplicativos para se aproximar do consumidor “Relacionamento” Aplicativos para iPhone são oportunidade para empresas estarem presentes no dia-a-dia do consumidor. Cada vez mais conectado, dão resultado e são sucesso na estratégia de Marketing.
Nestlé Receitas: para celulares; Lançado em agosto/09, Nestlé Receitas: Mais de 3 mil receitas; Mais de 45 mil downloads; 18 dias na lista Top 10 dos aplicativos gratuitos mais baixados na iTunes Store Brasileira. Em menos de uma 1 semana, um terço dos usuários baixaram a atualização, mais rápida e permite o envio de receitas por e-mail, inserir sugestões de prato e realizar buscas por ordem alfabética.
Aplicativo Tecnisa: Em 10 meses, 4,5 mil downloads; Venda de 1 apartamento de R$ 460 mil; Permite encontrar imóveis no entorno da área pesquisada; Conhecer a região: academias, bancos e escolas. Importantes na decisão de compra. Tirar dúvidas por e-mail; Contato com corretores on-line; Evolução das obras; Receber novidades pelo Twitter integrado. Relacionamento e vendas.
Porto Seguro: Lançada em março, teve mais de 7 mil downloads e 50 mil acessos aos serviços; Permite acionar socorro sem falar com atendente/ Acompanhar chegada do guincho a partir de geoprocessamento. Cadastrar rotas e consultar a melhor opção de trânsito
Aplicativos – Informações gerais: Três anos após lançamento do celular inteligente da Apple, não são mais privilégio de grandes companhias. O custo pode ser de R$ 40 mil a R$ 150 mil. 40 dias e até meses para ser desenvolvido. Nokia, LG e Samsung possuem lojas virtuais. App Store (Apple) ainda manda no mercado. No site, cerca de 200 mil aplicativos. Em 2009 menos de 25 mil.
Tendências Faturamento de US$ 6,7 bi em 2010. Aumento do número de smartphones - 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. 75 milhões são pela App Store. Em três anos o número de smartphones no mundo triplique. Em 2009, 2,5 bilhões de downloads. Em 2010, 4,5 bilhões. Apenas 10% das empresas presentes na lista Fortune 200 usam essa ferramenta. Brasil, mercado incipiente.
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Fonte: Portal Exame
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