O PROCESSSO DECISÓRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Sistema de Informação Gerencial
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
O Comprador de Serviços
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Análise de Investimentos
Metodologia de Gestão de Projetos
ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Planejamento estratégico
MODELO DE DECISÃO DE SIMON
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Processos Decisórios apostila 3 – capítulo 5 Profa. Josy Júdice
Ferramentas apresentadas
Processo de Decisão de Tomadas
Planejamento Ambiental 9º Semestre
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Abordagem Comportamental da Administração
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS
Processo Decisório Herbert Simon.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Delegação, Centralização e Descentralização
Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
PROFESSOR: ALESSANDRO
Comportamento do Consumidor
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
Professor Douglas Pereira da Silva
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
Gerenciamento de riscos
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Tomada De Decisão.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSSO DECISÓRIOS AS VARIAS FACES DA DECISÃO

DEFINA O PROBLEMA É necessário ter um extremo bom senso e conhecimento para focar o problema de maneira correta. Administradores normalmente erram Por: A)- Definirem o problema a partir de uma solução proposta; B)- Deixarem de notar um problema ,maior; C)- Diagnosticarem o problema em termos de seus sintomas. A meta é de resolver o problema, não apenas eliminar seus sintomas temporários.

IDENTIFIQUE OS CRITÉRIOS A maioria das decisões requer que você alcançe mais de um objetivo.Ao comprar um carro, você provavelmente vai quere mximizar a economia de combustível, minimizar o custo, maximizar o conforto e assim por diante. O tomador de decisões racional identificará todos os critérios relevantes no processo de tomada de decisões.

PONDERE OS CRITÉRIOS Para critérios diferentes, as importancias também serão variáveis Os racionais saberão que valor relativo atribuir a cada critério identificado( por exemplo, a importância relativa da economia de combustível versus custos versus conforto). O valor pode ser quantificado em base monetária. Exemplo da impressora lazer e jato de tinta.

GERE ALTERNATIVAS A etapa requer a busca de possiveis cursos de ação, tomadores de decisão as vezes penalizam o resultado buscando um alto volume de alternativas, criando inclusive uma barreira à decisão.O idelal é que esta busca nunca ultrapasse o custo das informações adicionadas.

CLASSIFIQUE CADA ALTERNATIVA SEGUNDO CADA CRITÉRIO É uma das etapas mais dificeis, pois exige preve o quanto a altrnativa escolhida atende e atenderá a solução do problema. Isto envolve o futuro , requerendo do decisor uma capacidade de análise para antever situações futuras que serão adicionadas ou suprimidas do problema.

IDENTIFIQUE A SOLUÇÃO IDEAL. Uma matriz de processo decisório exige uma forma própria para se quantificar a solução ideal, onde risco , possibilidades de acerto , entre outros fatores devem ser analisados para compor o resultado final.

AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DO PROCESSO DECISORIO Segundo Simon dois modelos : o modelo prescritivo e o modelo descritivo. O prescritivo desenvolvem métodos para a tomada de decisão, por exemplo podem sugerir um modelo matemático para ajudar a tomar decisões de forma racional. Ao contrário, os pesquisadores da decisão descritiva consideram os modos interligados como as decisões realmente são tomadas. Mas surge uma pergunta: Porque utilizar o metodo descritivo quando a abordagem prescritiva deveria levar a uma decisão ideal?

O PORQUE?????? Primeiro: pos é necessário entendermos nosso proprio processo de decisão. Como a afetuamos? Quais nossos erros? Quais nossas tendências? E aí escolhermos a estratégia adequada. Segundo: A decisão pode depender de outros , entender como decidem e como reagirão com a decisão é também um fator importante. Terceiro: Por que de uma forma ou de outra temos nosso pré-conceito formado, dificultando-nos ouvir e aceitar opiniões que facilitem o processo de decisão e nos levem a uma decisão mais correta.

PORQUE NOSSA OPÇÃO MUITAS VEZES SÃO LIMITADAS A falta de informações e os custos para obtê-las, seja de tempo ou dinheiro aliado às próprias limitações e erros de percepção do tomador da decisão o levam a escolher uma decisão que satisfatóriamente represente um bom desempenho, mas contemple as partes envolvidas, sem criar grandes desavenças entre os atingidos pela decisão. Ou seja, é melhor uma informação mais limitada e aceita do que uma ótima decisão contestada, o que evidentemente colocaria o decisor na berlinda.

Introdução a heuristica do julgamento Heuristica como substantivo significa descobrimento e como adejetivo achar a solução, então vamos ao metodo da heuristica do julgamento. A heurística da disponibilidade: é estabelecida pela disponibilidade do evento e pela sua ocorrencia usual , o que permite uma tomada de posição mais facil. Por exemplo Um subordinado que trabalhe na mesma sala e próximo do chefe tem uma possibilidade de ser avaliado mais criticamente que o que trabalha afastado em outra sala. O cotidiano permite a chefia o reconhecimento e as usuais falhas deste subordinado.

A HEURÍSTICA DA REPRESENTATIVIDADE. Representada pelos conceito, pré-conceitos e valores do decisor, que através deles estabelece um padrão para sua decisão.Por exemplo um gerente de vendas que tem a convicção que os extrovertidos ou os ex-atletas , ou os brancos, ou negros são melhores vendedores, contratara apenas estes para sua equipe de vendas.

DECIDA??????? O uso da maconha está relacionada à deliquência? Há usuários de maconha que são deliquentes; Há usuários de maconha que não são deliquentes; Há deliquentes que não usam maconha; E há também não deliquentes que não usam maconha. Um fato não está relacionado ao outro, apesar de que pela representatividade atribuimos a todo utilizadores de maconha a condição de deliquência.

A HEURÍSTICA DO AFETO Uma condição de afabilidade pode levar o decisor a uma tomada de decisão tendenciosa em favor de um ou outro individuo, grupo ou situação. Muitas vezes é produtiva, mas falha quando a decisão necessita de critérios mais técnicos e precisos. Muitas decisões tomadas pelo afeto são desastrosas para a empresa ou para as pessoas envolvidas na decisão final.

FORMULAÇÃO E A INVERSÃO DE PREFERÊNCIAS POR FAVOR ISTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA FAÇA A MELHOR ESCOLHA POSSIVEL, POIS A VIDA DE 600 PESSOAS PODEM ESTAR EM SUAS MÃOS OU MELHOR NA SUA DECISÃO. NÃO FALHE, SUA FALHA É IRREMEDIAVEL PARA UM GRANDE NUMERO DE PESSOAS, DECIDA CORRETAMENTE, ESCOLHA A MELHOR ALTERNATIVA , PENSE BEM, SEJA RACIONAL , MAS USE O SEU EMOCIONAL TAMBÉM.

PROBLEMA Imagine que o Brasil esta se preparando para o aparecimento de uma doença vinda da Argentina, incomum, que se espera que matará 600 pessoas. Dois programas alternativos para combater a doença foram propostos. Suponha que as estimativas cientificas exatas das consequências dos programas sejam as seguintes: Programa A – Se for adotado 200 pessoas serão salvas. Programa B – há um terço de probabilidade de que 600 pessoas sejam salvas e dois terços de que nenhuma pessoa seja salva. De qual dos dois programas você estaria a favor?

O QUE CONSIDERAR? Existem diversos fatores a serem considerados: Por exemplo, qual será o impacto de cada programa sobre a sociedade em geral? Quem está mais arriscado a contrair a doença? Que opção ofereceria mais benefícios? Mas existem outras perguntas que você poderia fazer, mas se tiver que decidir entre o programa A ou B com base nas informações dada no problema, que programa você escolheria? A maioria das pessoas escolheria o Programa A. Uma das justificativas está de sempre procurarmos o melhor resultado e 200 pessoas salvas pelo programa A , corresponde ao mesmo que o programa B que tem 1/3 de probabilidade de salvar 600 , mas 2/3 de salvar apenas as duzentas vidas. Mas nem sempre a decisão recaí sobre a otimização do resultado, pergunta-se a decisão pelo programa A , condenaria práticamente 400 pessoas à morte. Quem seria os escolhidos? Para morrer? Ou Para viver? Exemplos da pergunta coringa: o dobro ou nada?

INFLUÊNCIAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS NA TOMADA DE DECISÕES No passado, a maior parte da pesquisa sobre decisão compotamental, como a pesquisa econômica que ela tanto critica, via o processo decisório como um processo cognitivo (conhecimento adquirido) . Entretanto, mais recentemente , os pesquisadores começam a atribuir muitos dos erros que as pessoas cometem a influências motivacionais e emocionais.

A MOTIVAÇÃO E A COGNIÇÃO COLIDEM Ulisses sabia que as sereias eram encontadoras e irresistiveis, mas através de seu canto o atraiam para a ilha e os matavam suavemente. O saber é a cognição, mas como suportar a motivação de ir com elas pelo seu irresistivel canto e encanto. Ele sobreviveu, pois venceu a motivação de tomar a decisão errada, nossa cognição e motivação podem ser diferentes, qual prevalesce?