Tipos de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 12 Sistemas Integrados de Gestão ERP (Enterprise Resource.
Sistema ERP.
Sistemas de Informação
Implementação de Sistemas
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Configuração de manutenção
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 11 Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning.
IFSul – Campus Venâncio Aires
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
Integração de sistemas de supervisão e controle operacional
Gildo de Almeida Leonel
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Princípios de Sistemas de Informação
Introdução à Automação
Manual da Organização.
Profª: Adriana Vettorazzo
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informação
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Novos Rumos do Workflow e a Integração com o ERP Maria Luiza Reis,DSc. CDIA Diretora Lab245 Software.
Organização, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Modernas
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
E-commerce e E-business
Como Melhorar a Tomada de Decisão
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
1 Planeamento:PSI > gera PDI,PDS,PDSI, Redesenho da organização com os SI Redesenho da organização através do planeamento e desenvolvimento dos SI Planeamento.
Logística Integrada Engenharia de Produção
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Gestão do Conhecimento e da Informação
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
AUTOMAÇÃO BANCÁRIA As instituições financeiras passaram, nos últimos trinta anos ou mais, investindo pesado em tecnologia avançada capaz de viabilizar.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Disciplina: Inteligência Artificial
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Prof. João Carlos Gabriel
Sistemas de Informação
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Sistemas de Informação FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Curso de Administração Tipos de Sistemas de Informação Prof. Adalberto

administrador que identifica quais setores precisam estar interligados Papel dos Sistemas de Informação: Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de SIs existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais. Sistemas integram os diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados

Segundo O´Brien , SI podem ser divididos da seguinte forma: Divisão dos Sistemas de Informação: Segundo O´Brien , SI podem ser divididos da seguinte forma: Sistemas de Apoio a Operação Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas de Colaboração Empresarial São os sistemas que produzem vários tipos de dados para uso interno e externo à organização. Sistemas de Apoio a Gestão São os que efetivamente fornecem informações para os gerentes em sua tomada de decisão, para que esta seja eficiente e eficaz. Sistemas de Informação para Gestão Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas de Informação p/ Executivo Outros sistemas de informação Existem ainda alguns outros sistemas de informação, muito importantes. Sistemas Especialistas Sistemas de Inteligência Artificial

Sistemas Automatizados A figura abaixo, mostra a estrutura de um sistema automatizado para controle da produção, representado por um sistema multinível.

ERP (gestão da manutenção no gerenciamento dos dados). Sistemas Automatizados – Nível de Negócio No qual as atividades de planejamento da produção (gerenciamento dos recursos, elaboração dos planos, entre outros) são executadas no primeiro nível usando o ERP (gestão da manutenção no gerenciamento dos dados).

MÊS (Sistema de Execução da Manufatura). Sistemas Automatizados – Nível de Controle da Produção No nível intermediário são realizadas as funções de controle da produção com a utilização do MÊS (Sistema de Execução da Manufatura).

No nível inferior, existe o sistema Sistemas Automatizados – Nível de Controle da Processo Tecnológico No nível inferior, existe o sistema SCADA (Sistema de Controle e Aquisição de Dados), que é responsável por controle automático e monitoramento do chão-de-fábrica. SCADA - Video

SCP - Sistemas de Controle de Processos As aplicações de controle de processos podem ser encontradas em todas as empresas que produzem um produto ou serviço onde existe a necessidade de um controle rígido dos processos envolvidos, como na produção siderúrgica, de combustíveis e gases, produtos químicos, fabricação de veículos, energia, controle de tráfego aéreo etc. Controle O Controle de Processos consiste numa técnica de manter variáveis de um processo em valores pré-determinados a partir de um algoritmo geralmente proporcional a uma ou mais variáveis que são medidas em tempo real por um equipamento de controle baseado em microprocessador. Aço -> ponto de fusão = 1200ºC.

diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo SCE - Sistemas de Colaboração Empresarial Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas oferecer aos seus usuários : formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Objetivo dos SC é : diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo

S.C deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: SCE - Sistemas de Colaboração Empresarial S.C deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: Agenda, Repositório de Documentos, Áudio e Vídeo Conferência, Reuniões Virtuais, Suporte à Decisão, Fóruns de Discussão, Bate papo, Correio Eletrônico, Fluxo de trabalho (Workflow) e Geradores de Formulários. É importante frisar que um S.C pode ser formado por todos esses itens ou por partes deles, a escolha destes dependerá da necessidade da organização.

Roteamento eletrônico e automático de documentos SCE- Workflow (ou Workflow Management System) Um sistema de gestão de workflow destina-se a fornecer a automação dos procedimentos de um processo de negócio, através da gestão da sequência das atividades de trabalho e da invocação dos recursos humanos e/ou de TI que estão associados aos vários passos da atividade Roteamento eletrônico e automático de documentos Utiliza a infra-estrutura de correio e BD Substitui com vantagens processos como: ⇒ Contact Center´s ⇒ Help-desk ⇒ Aprovação de compra ⇒ Sistema de atendimento a clientes (b2c) ⇒ Demais processos internos c/ fluxo de documentos (Aprovação de atas de reunião)

Modelo de Wokflow

Gerente Compras Workflow de Compras Liberação por email Monta email para liberação e envia para compras@xxx.com.br Solicit. > R$100,00 ERP Solicitação De COMPRAS Ação humana WorkFlow Liberação por email Gerente Compras Aguardando retorno Liberação da solicitação de COMPRAS Tempo de Liberação > 12h Liberação Automática Solicitação Atendida

Sistema de atendimento a clientes (b2c)

ENTERPRISE RESOURCES PLANNING “Sistemas de gestão empresarial”

Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do: Introdução Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração. Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do: MRP - Material Requirements Planning (anos 60 e 70), passando pelo MRPII - Manufacturing Resources Planning (anos 80) e chegando ERP - Enterprise Resource Planning (anos 90).

Para começarmos a entender o ERP, é importante sabermos que ele não possui nenhuma ligação direta com a sua sigla. Esqueça a palavra PLANEJAMENTO, ele não faz isso, e esqueça a palavra RECURSO, um termo descartável. Mas lembre-se da parte EMPRESARIAL.......

Para que serve ? Ele serve para integrar todos os departamentos e funções de uma companhia em um simples sistema de computador que pode servir a todas necessidades particulares de cada uma das diferentes seções.

É um grande desafio construir um único programa ( software ) que supra as necessidades do: - departamento financeiro, assim como dos trabalhadores de recursos humanos e também do depósito . e é isso que o ERP faz. Cada um desses departamentos, tipicamente, possuem seu próprio sistema de computador, cada um aperfeiçoado para cada necessidade, para a forma de trabalho de cada departamento.

Sistemas de gestão empresarial – antes da Integração

Sistemas de gestão empresarial – BD antes da Integração

O ERP combina todos eles juntos em um só programa de software integrado que trabalha com um banco de dados comum. Dessa forma, os vários departamentos podem mais facilmente dividir informações e se comunicar entre si.

Sistemas de gestão empresarial – ERP

Sistemas de gestão empresarial – BD depois da Integração

Características Desejáveis em um ERP  Permitir informações detalhadas ou sumarizadas.  Ser altamente integrável entre seus componentes, e ser flexível para promover a integração da empresa, no que tange a diversos idiomas, moedas, relatórios financeiros quando necessário.  Oferecer uma solução que viabilize todas as necessidades da empresa, mesmo quando o sistema funcione sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

Características Desejáveis em um ERP  Oferecer ferramentas para customizações simples e fácil manutenção, acessível à empresa e suficientemente documentada para alterações futuras.  Suportar todos os processos do negócio, sendo ajustável às necessidades da empresa.  Possibilitar uma implementação rápida, reduzindo a espera do retorno de investimento (ROI).  Ser fácil de usar, podendo ser gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas (TI).

Baan – http://www.baan.com Softwares ERP proprietários: Baan – http://www.baan.com Datasul - http://www2.datasul.com.br/ JD Edwards - http://www.jdedwards.com/ Microsiga - http://www.microsiga.com.br/ MKGroup (Computer Associates) - http://www.mkgroup.com/ Oracle - http://www.oracle.com/applications/ Peoplesoft - http://www.peoplesoft.com/ SAP - http://www.sap.com/ SENIOR SISTEMAS - http://www.senior.com.br/ eGESTOR -  http://www.egestor.com.br WKSistemas- http://www. wk.com.br