Apresentada por: Fábio Ramos de Andrade Graduado em administração, UNEB Mestre em administração pública, SJSU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

A Grande Corrida do Feijão
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Abordagem sistêmica na Gestão
  ORGANIZAÇÕES.
Desenvolvimento organizacional
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Comportamento Organizacional
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Afinal, o que é Planejamento?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
- Minister (subordinação ou obediência)
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Empreendedorismo pode ser aprendido
Trabalhando com Grupos
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Disciplina: Práticas Educativas em Saúde
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Gestão Estratégica de Pessoas
Delegação, Centralização e Descentralização
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Gestão Estratégica de Negócios
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
A QUINTA DISCIPLINA PETER M. SENGE. CAPÍTULO11 Alessandro Bueno dos Reis Liele Santa Rosa Buck Thais Fernandes Cordeiro.
LEARNING ORGANIZATION
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Apresentada por: Fábio Ramos de Andrade Graduado em administração, UNEB Mestre em administração pública, SJSU

Peter Senge Graduado em Engenharia por Stanford University. Mestre em Modelagem de Sistemas Sociais e PhD em Administração pelo MIT

As Cinco Disciplinas Visão Equipes Domínio Pessoal Modelos Mentais Pensamento sistêmico

Visão Compartilhada O que queremos criar? APATIA Nada contra o objetivo. Sem interesse. Jà são cinco horas? OBEDIÊNCIA RELUTANTE / DESOBEDIÊNCIA Faz o que é obrigado para não perder o emprego. “Vocês não podem me onbrigar” OBEDIÊNCIA GENUÍNA / FORMAL Entende as vantagens do objetivo. Faz o necessário ou razoável PARTICIPAÇÃO A pessoa quer. Fará o que for necessário dentro do “espírito da lei” COMPROMETIMENTO A pessoa quer. Fará com que se realize. Criará leis necessárias

Aprendizagem em Equipe Transformando nossas capacidades de pensar coletivamente Alinhamento em torno de um objetivo comum Diálogo equilibrado com discussão  Dimensões do aprendizado em grupo: 1 a Análise das questões propostas com discernimento 2 a Ação de forma inovadora e coordenada 3 a Influência de membros de um grupo sobre outros grupos

Domínio Pessoal Cultivando as aspirações pessoais e a consciência da realidade Domínio: Mestre de uma arte Visão Pessoal: Resultados e pessoa que eu desejo ser

1 o. Devemos esclarecer continuamente o que é importante para nós Devemos aprender continuamente a enxergar com mais clareza a realidade do momento. Pessoas com alto nível de domínio Pessoal: Sentido de vida além das metas e objetivos ocasionais; aliadas do momento; identificam as forças da mudança e trabalham com elas; inquisitivas; ligadas ao próximo e à vida; parte de um processo criativo do qual fazem parte mas, não o controlam unilateralmente. Domínio Pessoal

Modelos Mentais Tornando-se consciente das fontes de seu pensamento Não vou propor nova ideias a Dóris; ela as usaria contra mim Dóris é maníaca por poder Dóris nunca gosta de minhas ideias mesmo que estejam certas para ela Dóris não está me escutando Dóris colocou a mão na boca enquanto eu estava falando Tenho: atitudes baseadas em minha crenças Adoto: crenças (sobre o mundo)Tiro: Conclusões Faço: suposições baseadas nos significados que atribui aos dados Acrescento: significados (culturais e pessoais) Seleciono: “dados”(daquilo que observo) “Dados” observáveis e experiências

Modelos Mentais Habilidades pessoais Ambiguidade dos sistemas: “A forma com as pessoas respondem depende da situação” Tradução inversa: coragem para ser preciso e claro e pensar de forma profunda para ir contra a opinião da maioria quando esta é errônea Resultado: “Deu-me uma forma totalmente diferente de ler o jornal”

Pensamento sistêmico Desenvolvendo a consciência da complexidade, interdependências, mudança e poder de influenciar Ver interrelações ao invés de cadeias lineares de causa e efeito Ver processos de mudança ao invés de instantâneos  Utiliza as demais disciplinas: visão compartilhada para engajamento a longo prazo; modelos mentais para detectar falhas na nossa maneira de ver o mundo; aprendizagem em equipe para enxergarmos além das perspectivas pessoais; e domínio pessoal para nos motivar e entendermos como nossa ações afetam o mundo em que vivemos.

Roedores comem ovos de pássaros Pássaros Incluidos na dieta Pássaros marinhos declinaram Roedores introduzidos na dieta Solo exausto e erodido Roedores comem palmeiras Florestas derrubadas para agricultura, lenha locomoção de estátuas e construção de canoas Palmeiras reduziram Plantações destruidas Escassez de comida População reduziu Religião declinou Conflitos Violentos aumentaram Construção de estátuas declinou e as estátuas existentes deterioraram ou foram destruidas População aumentou Falta de canoas Declínio da pesca Menos ovos Rapa Nui / Ilha de Páscoa

FABIO RAMOS

Determinação União da equipe Humildade Compromisso Professores qualificados Parcerias Aumento de recursos Estrutura ruim Drogas Violência Mudanças políticas Concorrentes

“ Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo.” Chefe Seattle, Índio Norte-americano “ Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo.” Chefe Seattle, Índio Norte-americano Pensamento Sistêmico Pensamento Holístico

Árvore de problema Altas taxas de analfabetismo Déficit na atenção escolar Poucas salas Uso ineficiente da capacidade instalada Uso ineficiente da capacidade instalada Baixo nível de renda Incapacidade para o emprego remunerado Incapacidade para o emprego remunerado Efeitos Problema central Problema central Causas A análise de envolvimento, a definição do problema central e a montagem da árvore de problemas constituem os três passos para a elaboração do diagnóstico da situação problemática. A etapa seguinte é a do prognóstico, estabelecendo-se uma hierarquia de relações meio – fim.

Árvore de objetivos Adequado nível de renda Habilidade para o emprego remunerado Habilidade para o emprego remunerado Diminuir as taxas de analfabetismo Diminuir as taxas de analfabetismo Total atenção escolar Suficiência de salas Uso eficiente da capacidade instalada Uso eficiente da capacidade instalada Fins Objetivo central Objetivo central Meios Se o problema não puder ser convertido em objetivo, rever a redação ou a percepção do mesmo.

Planejamento de longo prazo 1 Pessoas pensam a longo prazo, pensam no bem- estar futuro dos filhos 2 Pessoas não compreendem inteiramente os sistemas nos quais operam 3 Pessoas tomam decisões a curto prazo que prejudicam seus objetivos a longo prazo

Objetivos de uma educação em dinâmica de sistemas 1 Compreender a natureza dos sistemas em que trabalhamos e vivemos 2 Desenvolver habilidades pessoais como clareza, consistência, coragem e a capacidade de perceber interrelações 3 Moldar uma perspectiva e uma personalidade adequadas ao século XXI

Benefícios de uma educação sistêmica Pessoas como engrenagens do sistema social Sentem os efeitos das políticas públicas experimentais Entendimento dos sistemas sociais Entender as influências sobre o comportamento individual Currículo em pensamento sistêmico Aprender a relacionar conteúdo com realidade

Adequando-se ao século XXI Dar ao estudante a capacidade de moldar o seu futuro. Conhecer a natureza dos modelos para entender as soluções propostas Incentivar personalidade inovadoras e reprimir personalidades autoritárias Voltar a ser criança: “Faça o que lhe disseram” Pare de fazer perguntas”

Obrigado Referências Peter Senge (2004), Escolas que Aprendem, A quinta Disciplina. Artmed, Porto Alegre Nelson Abreu Jr, (2008) UEG – Plano de Desenvolvimento Institucional Contato

Natureza dos sistemas A dinâmica de sistemas nos dá uma forma eficaz de interpretar as complexidades do mundo Modelos mentais adquiridos na infância se tornam enganadores na vida adulta: Ver o óbvio Aplicação em administração: Casas populares