Fórum Nacional de Residentes em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Universidade Federal de Pelotas
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Residência Multiprofissional em Saúde na formação de Redes Campinas 2010.
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Seminário Nacional sobre Serviço Civil em Saúde Conselho Nacional de Saúde Francisco Júnior* Brasília, 08 de julho de 2011.
Saúde e Prevenção nas Escolas
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Infância e aids experiência brasileira
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
OS PROJETOS ESPECIAIS NO PST Estruturando as propostas.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Encontro Regional Norte
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Inovação em Atenção Primária à Saúde
Psicologia e Segurança Pública
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Os Programas de Provimento:
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Associação Brasileira
Encontro Estadual do PMAQ
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
GRUPO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇAO NA SA Ú DE.
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE THAÍSA TEIXEIRA CLOSS CONGRESSO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MAIO 2007.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

Fórum Nacional de Residentes em Saúde

Seminário Nacional Sobre Serviços Civil em Saúde Monique Padilha Enfermeira Residente Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/Fiocruz Brasília, 8 de Julho

Fórum Nacional de Residentes O Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) é uma articulação entre residentes de todo o país e visa promover um espaço de troca entre residentes multiprofissionais e em área profissional da saúde. http://forumresidentes.blogspot.com/

Fórum Nacional de Residentes XII Encontro Nacional dos Residentes em Saúde, 23-25 de Junho de 20011 – Uberaba/MG

Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde   3. Estabelecimento do Serviço Civil em Saúde: “...é uma forma de incentivar e fortalecer o sentimento de pertencimento, compromisso e qualificação profissional”

Observatório –Rio de Janeiro/RJ “é uma das estratégias com potencial de provocar impacto imediato, na disponibilidade de profissionais, de modo a assegurar acesso e continuidade da atenção à saúde da população” http://www.otics.org/rio/pesquisaeducacao/glossario/servico- civil-profissional-em-saude Qualidade X Quantidade?

Questões Norteadoras Como garantir que o profissional se fixe no território após 1 ano? –vínculo importante para a Estratégia Saúde da Família; Não aumenta a rotatividade no serviço? Qual a qualidade deste serviço prestado?

Questões Norteadoras Como será a remuneração? –bolsa de residência? Que tipo de qualificação vai ter este profissional? Qual título sairá no final? Quais categorias profissionais participarão?

Questões Norteadoras Como estimular o estudante a se inscrever nestes programas? Por que não estimular residências em Saúde da Família pelo país? Qual impacto real da proposta?

Propostas de contribuição Inclusão/estímulo nas grades curriculares e projetos políticos pedagógicos de conteúdos que contemplem o SUS; Contribuir com uma prática qualificada no SUS!! Estimular a participação social;

Propostas de contribuição Utilização de ferramentas como Telesaúde e qualificação também dos profissionais locais; Estimular programas e projetos como PET Saúde, VER-SUS e outros ainda na graduação; Garantir supervisão e apoio acadêmico aos participantes;

Propostas de contribuição Estimular a estabilidade do profissional: Concursos públicos; Plano de Cargos e Carreiras. Discutir a formação dos profissionais;

Propostas de contribuição Avaliar a inserção das residências neste processo: inserção de profissionais ou pontuação? Estimular residências multiprofissionais; Discutir a formação destes residentes: Encontro Regional Rede Unida / Oficina Temática IV Seminário Nacional de Residências em Saúde

Considerações Finais O Serviço Civil Voluntário em Saúde vem para tentar resolver o problema de profissionais do Sistema Único de Saúde?

Considerações Finais Defendemos um plano de ação que contemple questões para além do serviço civil, perpassando pela graduação, identificando nós críticos da adesão dos profissionais no local de trabalho e vendo formas de estímulo não apenas na atenção básica, mas o SUS como um todo.

Obrigada!! monique.padilha@hotmail.com