Ensino Médio 3ª Série..

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Transcrição da apresentação:

Ensino Médio 3ª Série.

ILUMINISMO

A cidadania que se constrói hoje, baseada nas prerrogativas de cada indivíduo em direitos civis, políticos e sociais, acrescentada do conceito de nacionalidade.

surge no horizonte ocidental na virada da Idade Média para a Idade Moderna, quando se deixa de entender o homem no contexto da sociedade e se passa a enxergar a sociedade como derivação do homem. Neste processo, inicia-se uma reformulação conceitual, tanto política como filosófica, que foi ao mesmo tempo resultado das mudanças políticas e sociais como suportes destas mesmas mudanças.

O Iluminismo se torna o precursor de ideários, principalmente na política, como: Revolução Francesa (1789), Independência dos EUA (1775–1783), Inconfidência Mineira (1789).

Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII) Ascensão econômica da Burguesia Revolução Científica (Galileu, Descartes, Newton...) Crise do Antigo Regime (monarquias falidas)

“Iluminar, combater a ignorância, as superstições, ser guiado sempre pela razão” Atrelado à classe burguesa, que lutava contra a intervenção do Estado na economia Burguesia = pagava altos impostos sustentava Nobreza = cargos no governo Clero = privilégios isentas de impostos

Thomas Hobbes (1588 – 1679) a discórdia é o estado natural do homem, em face da competição, desconfiança e desejo de glória, levando-o a lutar com seus semelhantes pela obtenção de lucro, segurança ou construção de reputação, sendo essa sua natureza, quando entregue a si mesmo.

Neste tempo de guerra, como em qualquer guerra, não há indústria, nem desenvolvimento econômico, nem empreitadas mercantis, nem novas tecnologias, sendo a “...vida do homem é solitária, pobre, sórdida, embrutecida e curta”, não havendo lei que limite o homem.

Estado-Leviatã ESTADO! Contrato um acordo de vontade em que se abrisse mão da competição, para a sobrevivência de todo o gênero. Sendo tal medida contrária à natureza do próprio homem, impunha-se o exercício da força, pelo Assim, a liberdade dos súditos seria dada em face daquilo que não estivesse proibido pelo Estado, com a finalidade de sair do estado de insegurança. ESTADO!

John LOCKE (1632 – 1704) Estado - função Combate ao absolutismo Estado - função zelar e defender os direitos naturais do cidadão, senão o povo poderia destituí-lo

MONTESQUIEU (1689 – 1755) “só o poder limita o poder” Divisão dos 3 poderes e autonomia, o que garantiria o cumprimento das leis vigentes, e a liberdade dos cidadãos

VOLTAIRE (1694 – 1778) “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Crítico da religião (clero) e da monarquia (nobreza) Liberdade de expressão “Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las”

Crítica à Igreja “Esmagai a infame!”

Jean-Jacques ROUSSEAU (1712-1778) “O homem nasce bom, a sociedade o corrompe”

Progresso deteriorava o homem (chocou os outros iluministas...) O contrato social Povo = soberania das decisões Política = voto Homens = livres e iguais Progresso deteriorava o homem (chocou os outros iluministas...) Propriedade privada = raiz das infelicidades humanas (Discurso Sobre a Origem e Fundamento da Desigualdade Entre os Homens)

ENCICLOPEDISMO Enciclopédia = divulgação p/ grande número de pessoas, novas idéias do século XVIII Diversas áreas do conhecimento Organizadores: - Denis Diderot (1789) - Jean D’Alembert Outros: Voltaire, Montesquieu, Rousseau... Condenada pelo governo e pela Igreja como subversiva, circulou clandestinamente e influenciou as mentes da época

Liberalismo Econômico (“Escola Clássica”) Adam Smith (1723 – 1790) “A riqueza das nações” 1° a fazer um estudo sobre o sistema capitalista Capital aliado ao trabalho = verdadeira riqueza da nação

Idéias Gerais: Defendiam a liberdade de mercado, a propriedade privada e o individualismo econômico Existiriam leis naturais que guiariam o funcionamento da economia Outros: - Thomas Malthus - David Ricardo - Stuart Mill

Déspotas Esclarecidos Soberanos (ou ministros) que tentaram pôr em prática idéias iluministas, visando modernizar os estados que governavam, e assim diminuir a contestação Fim barreiras comerciais Fim censura aos livros Oposição Nobreza / Clero Apoio Burguesia

Frederico II (Prússia) Catarina II (Rússia) Carlos III (Espanha) José II & Maria Teresa (Áustria) Marquês de Pombal (Portugal)