SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Projeto Aqüífero Guarani

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SISTEMA DE ALERTA BIOLÓGICO SAB. SAB Cortina Biológica : controle e alerta prévio de contaminação nas rotas de migração de entrada e saída de aves silvestres,
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI
Outubro 2005 RIBEIRÃO PRETO RUMO AO FUTURO USO E PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS 2006.
I - a água é um bem de domínio público;
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
HIDROLOGIA.
Proposta Técnica Preliminar
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Aqüifero Guarani O maior manancial de água doce do mundo.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Dra. Ana Vidal Consultora legal de Recursos Hídricos
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
PROGRAMA EMBRAPA_MOÇAMBIQUE
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Monitoramento e Avaliação
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
DIÓGENES MORTARI ADASA Relatório Final Maio/2012.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Palestra Projeto Piloto Ribeirão Preto Jornada Estadual Aqüífero Guarani 16, 17 e 18 de Agosto de 2006 Botucatu (SP)
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Projeto Aqüífero Guarani Luiz Amore, Secretário-Geral Brasília, 08.08.06 GEF / Banco Mundial / OEA

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Características Plata Basalt Guarani Área: 1,2 milhões km2 Habitantes na região do SAG: 30 milhões Profundidade do aqüífero: superfície a 1800 m Espessura média estimada: 250 m Capacidade produtiva por poço: 1.000.000 l/h Temperaturas: 33C - 85C Reserva Total: 37.000 km3 Recarga Anual Estimada: 40 km3 Velocidade de fluxo: cm/dia (mil a 1 milhão de vezes mais lenta que águas superficiais) Descarga Guarani Recarga

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Afloramiento Fm. Botucatú - Misiones

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Ruinas Jesuíticas – Trinidad - Jesús

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Afloramiento Basalto - Fm. Serra Geral

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Usos do aqüífero: Informações preliminares

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Situação geral do Aqüífero Abundância de água em geral; Aumento gradual no uso da água; Problemas quantitativos por concentração de usos em áreas piloto transfronteiriças e nacionais; Problemas de contaminação local nas áreas piloto transfronteiriças e nacionais; Contaminação difusa em áreas de recarga – alcance a ser estudado.

Qual a necessidade do Projeto Transfronteiriço ? SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Qual a necessidade do Projeto Transfronteiriço ? Fluxos naturais de águas subterrâneas cruzam fronteiras nacionais (recarrega em um país e descarga / poços em outro); Falta de uma estrutura legal / institucional - com base no conhecimento - para a gestão transfronteiriça do aqüífero.

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani GEF / Banco Mundial / OEA

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Justificativa da intervenção / riscos Crescimento do uso e incremento da demanda (pós 70) Prevenir é sempre mais adequado e econômico Sinais de conflitos por escassez e contaminação em áreas críticas (Projetos Pilotos transfronteiriços e nacionais) Necessidade de investir no conhecimento do aqüífero e das águas subterrâneas para o desenvolviemnto da gestão hídrica. Objetivo Apoiar a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na elaboração conjunta e implementação coordenada de estrutura institucional para a gestão e preservação do Sistema Aqüífero Guarani Transfronteiriço para as gerações presente e futuras.

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Proposta para marco legal coordenado Acordos entre países para a base técnica e institutional Componentes: Expansão e consolidação da base atual de conhecimento do SAG Desenvolvimento e implementação coordenada da estrutura de gestão do Guarani Participação, educação e comunicação Monitoramento do projeto e disseminação dos resultados Implementação de projetos pilotos em áreas críticas Avaliação da energia geotermal, e Coordenação do projeto. Funcionamento da rede de monitoramento Plano de Ações Estratégicas 4 + 2 anos de implementaçao do projeto Análise do Diagnóstico Transfronteiriço Proposta para marco legal coordenado

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Colegiado de Coordenação Estrutura institucional da Implementação Doadores CSDP GEF/BM Direção Colegiado de Coordenação Operação SG/OEA UNEP Paraguai UNEP Uruguai UNEP Argentina UNEP Brasil Execução Obs: 1) O CSDP está constituído por representantes das áreas de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Relações Exteriores dos países beneficiários; 2) A UNEP-Brasil constituiu Unidades Estaduais nos 8 Estados envolvidos.

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Agências Nacionais Responsáveis Argentina - Subsecretaría de Recursos Hídricos do Ministério Planejamento Federal Investimento Público e Serviços Brasil - Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente Paraguai - Direção Geral de Proteção e Conservação de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente Uruguai - Direção Nacional de Hidrografia do Ministério de Transportes e Obras Públicas Operadores do Projeto Secretaria-Geral do Projeto – Equipe da Secretaria-Geral UNEPs – Coordenadores Nacionais Organização dos Estados Americanos (Agência Executora Internacional) – UDSMA/OEA Banco Mundial (Organismo Implementador dos recursos GEF) – GWMATE

GEF US$13.4 milhões: execução das atividades e licitações definidas SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI GEF US$13.4 milhões: execução das atividades e licitações definidas Governos dos países: US$12.1 milhões: básicamente não-financeira incluindo estudos e atividades afins da União e Estados Outros parceiros: AIEA, OEA, Programa de Cooperação do Banco Mundial e do Reino dos Países Baixos, Serviço Geológico da Alemanha (PY): US$1.2 milhões Orçamento total: $26.7 milhões

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Por que é inovador este Projeto? Primeiro Projeto do GEF em águas subterrâneas transfronteiriças; Abordagem em recursos do aqüífero (ex. energia); Projeto de caráter preventivo em um recurso estratégico e pouco conhecido.

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Projetos Pilotos SAG GEF / Banco Mundial / OEA

Projeto Piloto Ribeirão Preto SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Projeto Piloto Ribeirão Preto Concentração de usos e pesquisas

Projeto Piloto Ribeirão Preto Concentração de usos e pesquisas Ref. Guido Blöcher

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Area de recarga urbanizada Projeto Piloto Rivera / Santana do Livramento Area de recarga urbanizada

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Uso termal sustentável Projeto Piloto Concordia / Salto Uso termal sustentável

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Area de expansão agrícola Projeto Piloto Itapúa - Paraguai Area de expansão agrícola

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Andamento Geral do Projeto GEF / Banco Mundial / OEA

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI LICITAÇÕES / PRODUTOS –Tecsult / “Mapa Básico” (feb 2005 a set 2005): finalizado 1 escala 1:3.000.000 191 escala 1:250.000

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI LICITAÇÕES / PRODUTOS Consorcio Guaraní / “Hidrogeologia Geral” (abr/05): Base de dados Hidrogeológica Primeiro e Segundo Informe Geológico Manual de Perfurações

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI SNC-Lavalin / ¨Áreas Norte e Sul¨(mar/06) Plano de trabalho: 700 poços para medição e amostragem (1° ano) 240 poços para medição e amostragem (2° ano) 3800 km perfis geológicos para correlação cronolitoestratigráfica e caracterização estrutural 600 amostras de campo para caraterização petrofísica 1900 km de perfis magnetométricos terrestres e interpretação da informação sísmica existente 140 sondagens elétricas e electromagnéticas 392 análise químicas em laboratórios 548 determinações de campo Coleta e envío de amostras para AIEA – isotópos ambientais 20 ensaios de bombeamento Monitoramento da rede preliminar de 60 poços Monitoramento e medições da rede permanente, no segundo ano Modelo Hidrogeológico conceitual e numérico Análise áreas de recurso hidrotermal Diretrizes de uso e manejo sustentável do SAG LICITAÇÕES / PRODUTOS

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI PRODUTOS • PROJETOS PILOTOS – estruturação dos Comitês de Apoio Local; – elaboração dos Planos Iniciais de Gestão Local; – preparação de licitações de participação e apoio à gestão; • FUNDO DAS UNIVERSIDADES –9 projetos terminados envolvendo 17 instituições; - exemplos • FUNDO GUARANI DA CIDADANIA – execução de 24 propostas de ONGs e Universidades para participação pública e difusão: en execução

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI PRODUTOS • GERENCIAMENTO DO PROJETO – implantação do sistema informatizado de gerenciamento do Projeto (fase de treinamento e início de implementação); • CONTRAPARTIDAS NACIONAIS – projeto de normas técnicas para construção de poços como contrapartida; difusão de documentos de orientação elaboração dos planos de contrapartidas nacionais. • DIFUSÃO – elaboração de materiais de apoio à difusão (folhetos e vídeo) - spot TV (em elaboração) estratégia geral e participação em eventos diversos. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO - Cursos de gestão: 133 pessoas capacitadas Estágios nas empresas: 1 Estágios na Secretaria Geral: 5

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Principais Desafios e Oportunidades Elaboração e proposição de um modelo legal e institucional para a gestão coordenada do aqüífero entre os países com base no avanço do conhecimento técnico e nas especificidades da explotação do recurso na região; Desenvolvimento de ferramentas técnicas adequadas ao gerenciamento do sistema aqüífero Guarani, incluindo mecanismos financeiros para a sustentabilidade dos investimentos do Projeto; Inserção da dimensão local do uso e proteção do solo urbano/rural no gerenciamento hídrico subterrâneo e transfronteiriço; Apoio à gestão integrada dos recursos hídricos (águas subterrâneas e superficiais) em nível nacional e sub-nacional dos países.

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Conclusões O desconhecimento é uma ameaça efetiva ao gerenciamento e proteção do Aqüífero Guarani vinculados ao melhor conhecimento dos mecanismos de recarga, fluxo e uso do solo; A estrutura institucional desenvolvida pelo Projeto resulta adequada e necessita ser fortalecida para demonstrar linha de ação clara e objetiva à sociedade; Necessidade de fortalecer a ação no âmbito local dos pilotos onde os problemas de contaminação e mal uso podem ocorrer ou resultar em boas prácticas a serem ajustadas e reaplicadas.

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Obrigado www.sg-guarani.org

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI FORMATOS RECOPILADOS PAPEL

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI FORMATOS RECOPILADOS DIGITAL: Alfanuméricos e Texto (Excel, Word, PDF)

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI FICHA ESTANDAR PARA COLETA DADOS DE POÇOS

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI POÇOS INCLUIDOS NA BASE DE DADOS 6948 TOTAL 6654 C/COORD

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI BASE DE DADOS: GEOLOGIA DE SUPERFÍCIE E SUBTERRÂNEA E GEOFÍSICA

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI LINHAMENTOS, CONTROLES ESTRUTURAIS E COMPARTIMENTAÇÃO DA BACÍA

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI MAPA DE ISÓPACAS E ESTRUTURAL DO ACUÍFERO GUARANI CORTE GEOLÓGICO DA BACIA DO PARANÁ

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Caracteriza-se pela presença e bom desenvolvimento das Fms. Botucatu e Pirambóia, que constituem na área tipo da UE-SAG I Fortes adelgaçamentos de as Fms. Botucatu e Pirambóia, que integram a UE-SAG I, onde estão relictualmente representadas As UE-SAG I e UE-SAG II ou estão omitidas (truncamentos ou acunhamentos), ou seu desenvolvimento presenta um carater relictual e disociado dos grandes depocentros precretácicos Presença e bom desenvolvimento das UE-SAG I e UE-SAG II, que tem significativa potencialidade exploratória

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Estimativa da evapotranspiração regional mediante sensores remotos

SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI Investigação geofísica da estrutura geológica da bacia Chaco-Paranaense, numa área centrada nas cidades de Salto (Uy) e Concôrdia (Ar) Monitoramento Hidrogeológico da Bacia-Piloto do Ribeirão da Onça em zona de afloramento do Aqüìfero Guarani