DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
Plano de Trabalho Docente
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Educação Integral na Agenda Pública Cenário e Perspectivas
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Prefeitura municipal de Imperatriz
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Legislações: Educação Integral e o Programa Mais Educação
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Ensino Bilíngue – Período Integral
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Ensino Médio e Educação Profissional
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS EDUCAÇÃO INTEGRAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EDUCAÇÃO INTEGRAL

EDUCAÇÃO INTEGRAL ESCOLA – Escolarização formal Espaço fundamental para o desenvolvimento, socialização, construção de identidades, exercício da autonomia e protagonismo, respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e orientação sexual e, finalmente, de afirmação, proteção e resgate de direitos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL “A educação integral supõe o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais... Requer uma prática pedagógica globalmente compreensiva do ser humano em suas múltiplas relações, dimensões e saberes, reconhecendo-o em sua singularidade e universalidade” (GUARÁ, 2007)

EDUCAÇÃO INTEGRAL Projeto de Lei PNE 2011-2020 Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas da educação básica. “Estender progressivamente o alcance do programa nacional de ampliação da jornada escolar, mediante oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e interdisciplinares, de forma que o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola ou sob sua responsabilidade passe a ser igual ou superior a sete horas diárias durante todo o ano letivo”

LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 EDUCAÇÃO INTEGRAL LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. §2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino

EDUCAÇÃO INTEGRAL Educação em tempo integral Ampliação de jornada É uma oferta de atendimento educacional que visa articular uma proposta de educação em tempo integral, para todos os alunos permeada por um currículo integrado. Possibilita maior tempo para a aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência na escola (com jornada mínima de 7 horas diárias, durante todo o ano letivo). Turno único É uma política indutora para implantação da Educação em Tempo Integral. São atividades educativas integradas ao currículo escolar e contempladas no Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular da escola, por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem. Turno e contraturno

EDUCAÇÃO INTEGRAL PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 17/2007; DECRETO Nº 7.083, DE 27 DE JANEIRO DE 2010.

EDUCAÇÃO INTEGRAL O Programa Mais Educação é ofertado pelo Governo Federal, em parceria com a SEED, tendo como objetivo a melhora do ambiente escolar, oportunizando atividades que visem fomentar ações socioeducativas, levando o aluno a um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL Objetivos do PME: - Ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativos; - Compreensão do processo de mudança paradigmática na educação escolar; - Compreensão da cidade como território educativo-educador; - Construção da intersetorialidade entre Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Inclusão Digital, Assistência Social, Saúde, Cultura e Esporte; - Estabelecimento da jornada escolar e da organização curricular, na perspectiva da Educação Integral; - Legitimação de saberes comunitários e do mundo da vida;

Programa Mais Educação / Paraná EDUCAÇÃO INTEGRAL Programa Mais Educação / Paraná ANO ESCOLAS ATIVIDADES ALUNOS 2008 17 85 1.700 2009 45 225 4.500 2010 222 1.110 22.200 2011 326 1.615 33.475 2012 391

EDUCAÇÃO INTEGRAL TEMPO INTEGRAL Matriz Curricular - Ampliação da Matriz Curricular para 1.800h Tempo - 7 horas / 5 dias na semana. Nº de alunos - Todos os alunos da escola. Currículo e Proposta Pedagógica - Integração do currículo, Proposta Curricular com todas as atividades integradas. Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular e Regime Escolar para o Regime de Tempo Integral. Matrícula - Matrícula e Frequência obrigatórias para 100% dos alunos. Registro no Censo Escolar. Registro - Registro na documentação do aluno através das disciplinas. Avaliação - Todas as disciplinas, são objeto de avaliação processual. Obrigatoriedade de notas e conceitos.

Proposta da ETI no Paraná EDUCAÇÃO INTEGRAL Proposta da ETI no Paraná - Nova organização do tempo escolar; - Formação integral dos sujeitos; - Foco no currículo; - Garantia da qualidade do processo de ensino aprendizagem; - Construção da proposta considerando os aspectos culturais, históricos e necessidades da unidade escolar.

EDUCAÇÃO INTEGRAL No Estado do Paraná: - 05 estabelecimentos de ensino desenvolvem Educação em Tempo Integral em 2012, sendo: 02 no município de Curitiba; 02 no NRE Francisco Beltrão (município de Bom Jesus do Sul); 01 no município de Apucarana. - 30 estabelecimentos de ensino com proposta de implantação para o ano letivo de 2013.

ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO INTEGRAL ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR EM TEMPO INTEGRAL O Currículo da Educação em Tempo Integral deve ter como base a interdisciplinaridade e a articulação curricular entre a BNC e a Parte Diversificada.

EDUCAÇÃO INTEGRAL Conforme as DCEs a interdisciplinaridade ocorre a partir do aprofundamento dos conhecimentos que constituem as disciplinas, as quais chamam à discussão e auxiliam a compreensão, possibilitando uma abordagem mais abrangente do objeto de estudo de determinada disciplina. (PARANÁ, SEED, 2009, p. 27)

EDUCAÇÃO INTEGRAL Dessa forma, o tempo de permanência do estudante na escola será preenchido com atividades que, efetivamente, são correlatas à sua função social enquanto local de conhecimento, sem que, no entanto, sejam árduas, desinteressantes ou divorciadas da realidade.