PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Órgãos e Política Ambiental
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
PLANO DE GESTÃO.
Política Nacional de Meio Ambiente
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Gestão do Meio Ambiente
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
MOBILIZAÇÃO: Início e Finalidade de todo processo
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves –
Política Nacional de Meio Ambiente
SORRISO. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE SORRISO TAPURAH, LUCAS DO RIO VERDE. NOVA MUTUM, SANTA RITA DO TRIVELATO.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Oficina Meio Ambiente Gestão Ambiental Local
FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PONTAL DO ARAGUAIA (Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Araguainha, Ponte Branca, Araguaiana, General Carneiro, Novo.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Missão: executar e fazer executar as políticas ambientais relativas à fauna, flora, recursos hídricos e demais recursos naturais do Distrito Federal; e.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Florestas Públicas e Mosaicos
Conservação e Preservação
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais 22/4/2009.
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Plano de Bacia do Rio Caí
FUNDO CAATINGA Proposta para Discussão Fortaleza, 17/05/2010.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
Parte III Gestão Ambiental.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Ministério do Meio Ambiente
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES Secretaria Especial do Meio Ambiente Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEMA A FEMA tem por objetivo estabelecer, elaborar, gerir, coordenar e executar a Política Estadual do Meio Ambiente no Estado de Mato Grosso, com a finalidade de garantir o controle, a preservação, conservação e recuperação ambiental em benefício da qualidade de vida PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES Desenvolver pesquisas, diagnóstico, acompanhar e monitorar estudos técnicos que subsidiem a política ambiental visando a conservação, recuperação e preservação dos recursos naturais e/ou estabelecimento de critérios de manejo desses recursos, consequentemente a elaboração do relatório anual da qualidade ambiental  

Secretaria Especial do Meio Ambiente Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEMA PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES Consolidar os inventários dos recursos naturais, fornecendo indicadores de qualidade e estabelecendo critérios de manejo desses recursos para subsidiar o planejamento ambiental Intermediar junto aos organismos Internacionais, Federais, Estaduais e Municipais competentes na obtenção de créditos para o desenvolvimento de programas e projetos ambientais, bem como na aquisição de equipamentos destinados a conservação e controle ambiental Manter intercâmbio de informação técnica e científica com instituições nacionais e internacionais que se dediquem as áreas do meio ambiente;  

Secretaria Especial do Meio Ambiente Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEMA PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES Cumprir e fazer cumprir a legislação ambiental e as decisões do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA e do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA Exercer o poder de polícia administrativa ambiental através de :   Licenciamento ambiental das atividades utilizadoras dos recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente;  Auditorias , controle e fiscalização das atividades de exploração dos recursos minerais, hídricos, florestais e faunísticos ; Fiscalização e aplicação das penalidades por infração à legislação de proteção ambiental.

Três Grandes Ecossistemas Floresta 52,16% 472.990,47 Km² Cerrado 40,80% 369.977,22 Km² Pantanal 07,04% 63.839,20 Km²

Formador de Três Bacias Bacia Amazônica: Área - 585.253,17 Km2; Dens. Populacional - 1,10 hab/Km2; Atividades Econômicas - -Exploração da Madeira, -Monocultura da Soja e -Extração de Ouro e Diamante. Bacia Araguaia Tocantins: Área - 112.172,02 Km2, Dens. Populacional - 1,89 hab/Km² Atividades Econômicas - -Monocultura de Soja; -Exploração de Madeira e -Pecuária Extensiva e Mineração. Bacia Platina (Alto Paraguai): Área - 209.381,71 Km2, Dens. Populacional - 7,43hab/Km² Atividades Econômicas - -Indústrias em geral; -Pecuária Extensiva e -Mineração (em Decadência) Mato Grosso 2,65 Hab/Km²

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEMA/MT PRESIDÊNCIA Assessorias (de): Planejamento Projetos Especiais Jurídica Técnica Ouvidoria Assessoria Especial do Meio Ambiente Gabinete Assessoria de Educação Ambiental Assessoria de Imprensa Diretoria de Infra-estrutura, Industria e Mineração Diretoria de Fauna e Flora Diretoria de Recursos Hídricos Diretoria Administrativa Financeira

Localização dos Projetos de Gestão das Águas no Estado de Mato Grosso Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Noroeste de Mato Grosso - PPG 7 Apoio - CIBHAPP Gestão das Águas na Sub-Bacia do Alto Paraguai Superior - GEF Monitoramento da Qualidade das Águas da Bacia do Rio Cuiabá - FEMA Gestão das Águas na Área Urbana do Município de Cuiabá - GEF Monitoramento de Efluentes Industrial Área do Município de Cuiabá - FEMA Implantação de um Projeto Piloto de Gestão das Águas na Sub-Bacia do Alto Rio das Mortes - PRODEAGRO Programa Pantanal - BID

1. Gestão de Recursos Hídricos PROGRAMA PANTANAL 1. Gestão de Recursos Hídricos Objetivo PROMOVER A GESTÃO DAS ÁGUAS NA BACIA DO ALTO PARAGUAI,COM VISTAS A MANUTENÇÃO DA QUANTIDADE E QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS, SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEOS.

Programa Nacional do Meio Ambiente II Objetivos PROMOVER A PREVENÇÃO E CORREÇÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS NA REGIÃO DAS NASCENTES DO ALTO ARAGUAIA; PROMOVER O ECOTURISMO; EXECUTAR A DISPOSIÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS; CAPACITAÇÃO DAS PREFEITURAS NA ÁREA DO ARAGUAIA.

PROGRAMA PILOTO PARA A PROTEÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS DO BRASIL – PPG-7  Objetivo APOIAR UM CONJUNTO DE PROJETOS PARA PROTEGER A BIODIVERSIDADE, PROMOVER O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS FLORESTAIS E REDUZIR AS EMISSÕES DE CARBONO NA AMAZÔNIA.

SUB-PROGRAMA DE POLÍTICA DE RECURSOS NATURAIS – SPRN PROGRAMA PILOTO PARA A PROTEÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS DO BRASIL – PPG-7  SUB-PROGRAMA DE POLÍTICA DE RECURSOS NATURAIS – SPRN PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO – PGAI-MT   Objetivos    Difusão da temática ambiental e da participação popular Apoio á descentralização da gestão ambiental da esfera federal para as esferas estadual e municipal Fortalecimento dos órgãos estaduais de meio ambiente Integração dos instrumentos de gestão ambiental como: Zoneamento-Ecológico-Econômico –ZEE, Monitoramento, Controle Ambiental e Fiscalização Uso sustentável dos recursos naturais em áreas prioritárias nos Estados

PROJETO VIDAMAZÔNIA Objetivos DEMONSTRAR A VIABILIDADE DE SE IMPLANTAR NA REGIÃO UMA SÉRIE DE TRABALHOS INTEGRADOS, REPLICÁVEIS QUE VISAM A PROTEÇÃO E O USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE EM TERRAS PRIVADAS, NO SENTIDO DE MITIGAR ESTE CENÁRIO NEGATIVO ASSEGURANDO BENEFÍCIOS GLOBAIS ATRAVÉS DA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES DA FLORA E FAUNA ENDÊMICAS NAS ÁREAS DE FLORESTA REMANESCENTES.

PROJETO VIDAMAZÔNIA Objetivos FORTALECIMENTO MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE MONITORAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. REMOÇÃO DE BARREIRAS À ADOÇÃO DE SISTEMAS E PRÁTICAS DE TÉCNICAS DE MANEJO QUE VENHAM A MITIGAR AS PRESSÕES SOBRE OS ECOSSISTEMAS NATURAIS, E GARANTIR O FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE LOCAL PARA COMBATER O DESMATAMENTO E AS QUEIMADAS

PROJETO VIDAMAZÔNIA Objetivos DENTRE AS METAS DO PROJETO, DÁ-SE GRANDE ÊNFASE À PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE, AO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO E À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE ALTA BIODIVERSIDADE PARA FUTURA PROTEÇÃO.