PROJETO Oficina de Expressão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
PROJETO PEDAGÓGICO Universidade Federal da Bahia –
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Produção de historias em quadrinho e textos.
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
Máscaras Africanas.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto aquecimento Global
Alimentação Saudável e Nutritiva
Alimentação Saudável e Nutritiva
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Profa. Cristina Araújo de Farias
Metodologia do Ensino de Arte
Ensino Dinâmico para Jovens e Adultos
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Descrevendo a atividade
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
Tecnologia na Escola Braz Sinigáglia
PROPOSTA DIDÁTICA:HIGIENE PESSOAL.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Tecnologia na Escola Computadores: Utilizados por alguns professores para pesquisa, para organização da parte burocrática da escola e nas aulas na sala.
PROJETO REALIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOVOS HORIZONTES
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Plano de Trabalho Docente
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Abrir o Apetite Poético
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

PROJETO Oficina de Expressão Proporcionar às crianças o contato com diferentes possibilidades de expressão

Objetivo geral Aliar as diferentes possibilidades de expressão através de atividades que dêem as crianças subsídios para que elas desenvolvam a conexão existente entre o mundo e seus símbolos

Objetivos específicos - Compreender a conexão entre realidade e texto - Estabelecer conexão entre as diferentes formas de expressão - Estabelecer conexões entre o real e os seus símbolos - Expressar-se com clareza através de diferentes linguagens - Escrever textos coesos e claros

Metodologia Período de realização do projeto jul ago set out nov dez 2007 O local utilizado pra realização das atividades será a sala de aula podendo se estender à área externa. As aulas serão ministrada duas vezes por semana e cada aula terá a duração de 2 horas As atividades visam desenvolver a expressão da criança através da construção coletiva de textos, partindo de seu universo infantil: desenho animado, revista em quadrinhos, jogos teatrais e música.

Recursos Avaliação Aparelho de dvd Papel, caneta e lápis Lápis de cor, giz de cera Papel metro Tv Quadro negro, giz Revistas em quadrinho Aparelho de som Dvd’s de desenhos animados e filme Cd’s de música Avaliação Processual

Plano de aula Escola Otávio Mangabeira 4° série do ensino fundamental / Língua Portuguesa Professores: Áurea Pimenta Leandro de Oliveira Maria Sandra Sâmela Marhai Objetivo Construir textos a partir de vivências e posterior apresentação de uma pequena dramatização.

Conteúdo Construção de texto Cronograma 20 minutos de interação com a turma 30 minutos para produção das atividades 1 hora para apresentação dos alunos 10 minutos para interação e comentários finais

Procedimentos Recursos Pedir aos alunos que se dividam em trio e que conversem entre si sobre suas vivências fora da sala de aula e façam anotações do que for dito por cada um. Solicitar aos alunos, que em trio construam um pequeno texto para posterior encenação. Depois a equipe apresentará a história criada através de gestos, e o restante da turma irá criar um texto oral coletivamente à partir da encenação. Recolher os textos. Recursos Lápis e papel

Avaliação Observações A avaliação será feita processualmente durante toda aula analisando o desempenho dos alunos em relação aos exercícios propostos e posterior correção dos textos Observações