ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA Fazer anotações válidas é uma arte a ser aprendida, aqui vão algumas orientações de caráter geral.
através de idéias-chave, articulando estruturalmente o assunto. ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA 1) Durante a exposição do professor, anota-se somente a argumentação básica através de idéias-chave, articulando estruturalmente o assunto.
2) Leituras complementares, enriquecerão as anotações com novos dados.
ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA 3) Após o debate em aula, com acréscimos úteis, correções e observações críticas, o professor encerrará a discussão com uma síntese final que será o essencial das diversas contribuições.
4) Posteriormente, o estudante preenche fichas de conteúdos, a fim de registrar ordenadamente as aquisições feitas.
Lembrem-se que, as estatísticas não deixam dúvidas: sem esforço de documentação metodológica as lições passadas se esvaem quase por completo.
É POSSÍVEL RECORDAR TUDO O QUE VEMOS, OUVIMOS E FAZEMOS? MÉTODO APRENDIZAGEM LEMBRANÇA 03 HORAS DEPOIS LEMBRANÇA 07 DIAS DEPOIS VEMOS E OUVIMOS 70% 25% DEMONSTRAMOS 72% 50% VEMOS+ OUVIMOS+ DEMONSTRAMOS 85% 65%
dentro de uma semana, se perde certamente 75% da aula e se retém apenas 25% 2. após um mês, se perde até 98% da aula e se retém apenas 2% 25 % 75 % 2% 98%
COMO RETEMOS AS INFORMAÇÕES ? DO QUE LEMOS DO QUE OUVIMOS DO QUE VEMOS DO QUE VEMOS+OUVIMOS DO QUE DIZEMOS QUANDO FALAMOS DO QUE DIZEMOS QUANDO FAZEMOS 4 % 7 % 11 % 18 % 26 % 34 %
Significa concretamente que, o tempo gasto em sala de aula dá pouquíssimo rendimento em termos de aprendizagem, sem o esforço da documentação metodológica. Esta é uma das chaves do seu aprendizado e sucesso profissional.
COMO MELHOR APRENDEMOS ? Teste VENDO (VISUAIS) OUVINDO (AUDITIVOS) FAZENDO (SINESTÉSICOS) %